Os bons profissionais de venda são pessoas que se destacam em seu meio não apenas por sua capacidade de convencimento e persuasão, mas também por sua disposição e simpatia. As características de um bom vendedor são a porta de entrada nesse mercado tão importante para toda empresa, em qualquer ramo de negócios. Isso seja para atrair um cliente para uma loja, para convencer um funcionário a adotar uma estratégia, ou mesmo para vender uma ideia para o seu investidor ou superior.
Se você for um empreendedor então, ser um bom vendedor é ainda mais importante: nos dias de hoje, os empreendedores precisam contar com uma boa gama de habilidades de vendedores mesmo quando não estão diante de um cliente. A figura daquele vendedor que fala sem parar sobre a qualidade ou vantagem de seu produto perdeu completamente seu espaço no mercado. As características envolvem muito mais a busca por bons resultados do que a quantidade de vendas.
Eficiência e equilíbrio são atitudes extremamente relevantes para os diferentes papéis na área comercial de uma empresa, seja qual for seu ramo de atuação. O tempo em que produtos e serviços “se vendem sozinhos” acabou. A lei da demanda e da oferta era quase absoluta para definir praticamente qualquer estratégia de venda.
Hoje em dia, o cenário é bem diferente. O perfil do vendedor mudou, se modernizou, e o que comanda o mercado é a capacidade de adaptação das empresas, principalmente em seu setor comercial. É toda uma nova forma de se comunicar com clientes, fornecedores e com o mercado em geral, o que exige perfis de vendas muito mais específicos em um time comercial.
Então, quais são as características de um bom vendedor?
Há uma série de itens que podem ser destacados como as características de um vendedor bem-sucedido, a começar pela sua capacidade de persuasão, habilidades de comunicação e muita paciência. É preciso prática e principalmente muito estudo para se vender melhor e com mais consistência. Um bom profissional de vendas precisa estar pronto, antes de tudo, para entender o cliente e suas necessidades.
Uma boa venda é consultiva. É preciso entender o que o cliente espera, e adaptar suas ofertas e discursos para isso. Conhecer seu produto e saber ouvir o cliente é fundamental. Uma das maiores habilidades técnicas que todos os vendedores devem aprender é criar vínculo com o cliente.
Aprender como ser um bom vendedor é algo totalmente possível. Além de trabalhar suas técnicas de persuasão, há toda uma lista de coisas que constituem as qualidades de um bom vendedor. Conhecer seu produto ou serviço a ser oferecido é fundamental – e um bom vendedor pode também contar com a empresa para isso.
Para se conhecer cada vez mais o produto da sua venda, a empresa deve investir em desenvolvimento e capacitação. Os profissionais de vendas precisam de inspirações e técnicas. Essas habilidades podem ser desenvolvidas por meio de palestras e encontros estruturados e conduzidos por especialistas comprometidos com a qualidade do conteúdo.
O vendedor também precisa trabalhar com entusiasmo e energia todos os dias. Acima de tudo, é um profissional que acredita em seu potencial e que se dedica a uma marca, serviço ou empresa. Um bom profissional de vendas busca sempre ter um diferencial, seja sua alegria, honestidade, simpatia, charme e até mesmo a inteligência emocional.
As qualidades de um bom vendedor formariam uma lista extensa, mas podemos separar alguns pontos mais importantes e fundamentais para um bom profissional na área de vendas:
Organização
É importante ter sempre em mãos as informações sobre os seus produtos e os números da sua empresa. Demonstrar conhecimento sobre o que se oferece é um diferencial enorme no momento de se apresentar a venda. Organizar bem sua rotina e agenda também é importante, pois assim se cria tempo para melhor atender os clientes de forma adequada e mostrar-se comprometido.
Criatividade e adaptabilidade
Ser criativo é muito importante no setor de vendas. Os melhores vendedores enxergam as oportunidades de maneira diferente. Um bom pensamento criativo permite que o profissional de vendas ofereça soluções que outros simplesmente não enxergam e, assim, consiga tirar melhor proveito das oportunidades apresentadas. Além disso, uma boa imaginação é fundamental para se fazer uma melhor propaganda dos produtos e serviços que estão sendo apresentados ao cliente.
Superação de desafios
Um bom vendedor é, acima de tudo, um solucionador de problemas, criativo e inovador. Em sua rotina de trabalho, profissionais de vendas irão encontrar uma série de dificuldades em uma venda, pelos mais variados motivos. É preciso não se deixar abater e buscar maneiras diferentes de chegar à conclusão do negócio. Mais uma vez, a criatividade e a capacidade de adaptação ao terreno inóspito à frente são fundamentais para a superação de desafios.
Responsabilidade
Mostrar responsabilidade e transmitir confiança aos clientes são outras características essenciais de bons vendedores. São profissionais assim que assumem total controle de seus trabalho, responsabilidade por suas ações e não culpam outras pessoas ou influências externas por resultados negativos, se tornando, assim, altamente eficazes em suas missões. Nada passa mais confiança a um cliente – e até mesmo ao seu empregador – do que um vendedor responsável.
Preparo
É preciso impressionar, persuadir e satisfazer um cliente, tarefas que não são possíveis sem um bom preparo e conhecimento por parte do profissional de vendas. Fechar um negócio requer muita pesquisa, confiança e uma execução perfeita de suas ações. Bons vendedores conhecem profundamente os produtos e serviços que oferecem, sabem suas principais características e técnicas de produção e distribuição.
Assim, conhecem todo o processo que faz o seu produto ou serviço ser o que ele é. Além disso, um bom profissional de vendas também tem conhecimento sobre o cliente, sabe seus interesses, necessidades, desafios e desejos, hábitos de compra e motivação e, por isso, sabe antecipar suas objeções e dúvidas e usa todos os recursos possíveis para usar isso a seu favor.
Então, além de saber as características de um bom vendedor, para sempre estar preparado para seus desafios no mercado de vendas, o investimento em estudos nunca é demais. Há muitos cursos de pós-graduação a distância que podem ajudar na formação e que, certamente, irão trazer muitas das habilidades aqui citadas. Investir em uma pós online é sempre um caminho indicado para o sucesso em qualquer área – e não é diferente no setor de vendas. Confira outras opções de pós-graduação EAD.