Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Carreira em T: conheça o perfil do profissional multidisciplinar

mulher trabalhando para ilustrar texto sobre carreira em T

Com os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais desafiador, é preciso ir além do diploma da graduação. É por isso que, hoje em dia, acaba sendo fundamental ter uma “carreira em T”, ou seja, se tornar um profissional multidisciplinar.

Diferente de um profissional que foca apenas na especialização, quem busca ter uma carreira em T acompanha tendências, conhece a área na qual atua e possui conhecimento de vários segmentos, sendo capaz de integrá-los para oferecer soluções.

blog banner desconto em pós-graduação

Carreira em T: conheça mais sobre esse conceito

O conceito do “profissional T-shaped” ou com as chamadas “habilidades T-shaped” foi trazido pela primeira vez em 1991 por David Guest, professor de psicologia organizacional e gestão de recursos humanos no King’s College de Londres. 

O termo ganhou popularidade no mundo corporativo, especialmente por causa da ideia de que profissionais que possuem habilidades T-Shaped contribuiriam de forma mais ativa para equipes mais completas. 

Isso porque um profissional T é um indivíduo que possui um conhecimento especializado em determinado setor, mas também que busca aprender as habilidades ligadas à áreas correlatas ao trabalho. Basicamente, é a combinação de habilidades aprofundadas com a capacidade de compreender áreas complementares.

Por exemplo: um profissional de TI deve ter as habilidades referentes à ciência da computação, programação e afins, mas também precisa saber como trabalhar em equipe e ter uma boa capacidade de atendimento para ser considerado um profissional completo. 

Como se tornar um profissional multidisciplinar

Afinal, é possível se tornar um profissional multidisciplinar? A resposta é sim! Você consegue desenvolver hábitos e habilidades que transforme a sua carreira em T e aumente a qualidade da sua atuação no mercado. Para isso, é preciso:

1 – Fazer uma autoavaliação

O primeiro passo para entender o que fazer para se desenvolver profissionalmente é avaliar seus pontos fortes e fracos para compreender onde você está no momento. Realize uma análise de desempenho profissional e identifique quais aspectos profissionais e pessoais podem ser fortalecidos. 

2 – Escolher uma área de especialização

Se você ainda não possui uma área de especialização, essa é a hora de defini-la. Antes de trabalhar com habilidades mais genéricas, é fundamental determinar em qual área você quer se tornar especialista – e invista em conseguir aprofundar seus conhecimentos nela.

3 – Fazer uma pós-graduação

Que tal solidificar a parte das habilidades específicas? Busque por um curso de pós-graduação que te ajude a ampliar e aprofundar seus conhecimentos em relação à sua área de atuação e faça networking com os demais colegas e atualize os seus conhecimentos. Tudo isso é fundamental para proceder aos próximos passos do desenvolvimento profissional.

4 – Trabalhar as “soft skills”

As chamadas ‘soft skills” são as habilidades relacionadas à capacidade social e emocional, que podem ser desenvolvidas no decorrer da vida. Algumas das mais importantes são habilidades de negociação e de trabalho em equipe, capacidade de lidar com conflitos e inteligência emocional, por exemplo. 

5 – Saber colocar seus conhecimentos em prática

Um ponto chave de um profissional T é que o conhecimento teórico é agregado ao conhecimento e experiências práticas. Assim, não basta estudar. É importante atuar naquilo em que você estuda, vivendo o que se aprende e absorvendo aprendizados que somente o trabalho prático pode ensinar.

É executando seus conhecimentos que você identifica novos pontos fracos a trabalhar e áreas em que você deve se desenvolver para crescer profissionalmente.

6 – Estar disposto a aprender constantemente

O desenvolvimento profissional é um caminho constante, seja adquirindo conhecimento com os acontecimentos do dia a dia ou encarando desafios e projetos que te tirem da sua zona de conforto. Entender que sempre há algo novo a aprender é um passo importante para desenvolver as habilidades que te ajudam a se tornar um profissional completo. 

Quais os benefícios de ser um profissional com carreira em T?

Ter uma carreira em T e ser multidisciplinar possui uma série de vantagens profissionais e pessoais, entre elas o fato de que o profissional possui um perfil equilibrado e conta com os benefícios de ser tanto especialista, como generalista. 

Isso é um ponto positivo e de grande atratividade para muitas empresas. Isso porque existem companhias e vagas que exigem um perfil mais especialista e, outras, mais multidisciplinar. Tendo os dois, você não só aumenta sua empregabilidade, ou seja as chances que você tem de conseguir um determinado trabalho, como se torna atrativo para essas empresas. 

Além disso, quem tem uma carreira em T também possui uma maior capacidade de ser colaborativo, principalmente por conta das habilidades sociais e emocionais mencionadas anteriormente. Com conhecimentos extensos sobre várias áreas, o profissional tem mais insumos para colaborar com outros, além de compreender outros pontos de vista e eventuais conflitos que possam surgir do trabalho em equipe.

Agora, aproveite a Black Friday Brasil da Unopar! Com a Estuda Friday, você paga apenas 15x de R$ 89,99 ou R$ 999,99 à vista na sua pós-graduação a distância até 05/12/2021. Só aqui você encontra inovação na plataforma de ensino, suporte do tutor durante toda a jornada acadêmica, certificado digital reconhecido pelo MEC e emitido em 24 horas úteis após o fim do curso e muito mais benefícios, como acesso exclusivo a um combo com e-book e videoaula de como criar um currículo estratégico.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades