Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ser bem visto no trabalho: 7 truques para colocar em prática

Somos ensinados que ter uma boa reputação, bom caráter e postura são elementos essenciais para qualquer ser humano. Mas, quando pensamos no mercado de trabalho e crescimento profissional, esses detalhes devem estar sempre presentes. Afinal, como ser bem visto no trabalho? Essa é a dúvida de muitos profissionais.

Ter bons relacionamentos profissionais é extremamente necessário, pois saber se relacionar bem com os seus colegas de trabalho e ter um bom trabalho em equipe, hoje em dia, faz com que você seja bem visto no trabalho e te ajude a crescer cada vez mais. Confira as dicas que separamos.

blog banner desconto em pós-graduação

7 truques de como ser bem visto no trabalho

Existem algumas ações que devem ser colocadas em prática quando falamos de vida profissional. Afinal, isso configura uma postura exemplar e coloca você como referência entre os colaboradores. Pensando nisso, listamos alguns truques que você pode colocar em prática e se destacar profissionalmente.

1 – Opte por sugerir e não reclamar

Se tem uma coisa que praticamente todo mundo não gosta é de conviver com quem só reclama no ambiente de trabalho. Sabe aquelas pessoas que tudo é motivo para reclamar, xingar e se estressar? Então… Esse é o tipo de pessoa que quase todo mundo prefere se afastar. 

Se você tem notado coisas que não gosta e não quer ganhar o selo de rabugento, uma maneira de superar isso é sugerindo melhorias e fazendo críticas construtivas. Por isso, saiba como falar e argumentar com seus colegas e, a cada problema que você notar, tenha uma sugestão. Você vai perceber que isso só lhe fará bem, além de te destacar para seu gestor.

2 – Tenha uma postura proativa

Adote uma postura proativa, mas faça isso sem esperar por reconhecimento ou algum tipo de gratificação (ou bonificação) do seu chefe. Ou seja, esteja disposto a encontrar soluções para as dificuldades que têm surgido na sua equipe. Também é importante tomar iniciativa para ajudar colegas e se envolver em projetos que vão além da sua equipe. Acredite, isso vai te ajudar a ser bem visto na empresa.

3 – Esteja preparado antes de qualquer reunião de trabalho

Se tem algo que vai te ajudar nessa missão de como ser bem visto no trabalho é já chegar em uma reunião sabendo sobre o assunto e ter estudado o que será abordado. Estude sem medo e tenha um roteiro com os pontos que você pretende abordar, assim como as dúvidas que podem surgir ao longo da entrevista. 

Tenha sugestões para possíveis problemas, prepare sua oratória e esteja pronto para defender os seus argumentos. Lembre-se de manter a postura ao apresentar seus tópicos e manter o cuidado na fala para não parecer arrogante, pois essa é uma linha tênue.

4 – Transforme a pontualidade em um hábito

Saiba que ser pontual e respeitar sua jornada de trabalho é um ponto que está sendo analisado dia após dia e não apenas em dias de reuniões ou defesas de projetos. Tornar isso um hábito só mostra comprometimento e respeito com a empresa, o que é muito valorizado no mercado de trabalho.

5 – Não desperdice seu tempo com atividades aleatórias

A sua jornada de trabalho é para ser dedicada às suas atividades laborais, ou seja, não perca tempo com coisas avulsas e que só favorecem a desorganização e procrastinação. Isso é o que mais prejudica a produtividade e causa um atraso absurdo nas demandas importantes da companhia. 

Por exemplo, se você passa boa parte do seu horário de trabalho checando as redes sociais ao invés de cumprir suas obrigações profissionais é um sinal de que a procrastinação e a desorganização estão presentes no seu dia.

6 – Saiba reconhecer seus erros

É importante ter a capacidade de reconhecer que errou. Esquecer de reconhecer os próprios erros passa uma imagem negativa que vai prejudicar o processo de ser bem visto no trabalho. Na verdade, você será visto como arrogante e orgulhoso, o que não é uma qualidade, não é mesmo?

Leia também: Como aprender com os erros e usá-los de aprendizado?

Então, quando perceber que errou, veja o que aconteceu e retrate-se. Essa é a melhor maneira de agir nesse cenário.

7 – Fuja de fofocas e proteja sua reputação na empresa

Não é novidade que fofoca corre solta em algumas empresas e, se você deseja ter uma boa reputação, o ideal é ficar bem longe delas. Os assuntos pessoais vão surgir, mas tente tratá-los fora do seu ambiente de trabalho ou apenas com algumas pessoas que têm mais confiança. Caso algum colega lhe procure pedindo conselhos, ajude-o, mas dê preferência para ter essa conversa depois do trabalho. 

Essas são apenas algumas dicas de como ser bem visto no trabalho e conseguir se destacar profissionalmente. Para impulsionar ainda mais a sua carreira, conheça a Pós Anhanguera e transforme sua vida profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades