Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Quais profissões atualmente estão em alta no mercado de trabalho brasileiro?

É um fato que o mercado de trabalho passa por constantes mudanças. Há diversos acontecimentos que geram novas demandas para os trabalhadores brasileiros e exigem inovação para atender as novas funções, mas quais profissões atualmente estão em alta no mercado de trabalho brasileiro?

Segundo o relatório Empregos em Alta publicado pelo LinkedIn e divulgado em fevereiro de 2021, foram analisados mais de 15 mil cargos para definir as áreas de carreira que passaram a se destacar no Brasil. Assim, foram agrupadas em tendências os cargos que tiveram crescimento no número de contratações entre abril e outubro de 2020.

blog banner desconto em pós-graduação

Quais profissões atualmente estão em alta no mercado de trabalho brasileiro?

Quer saber quais são essas profissões? Abaixo separamos as principais áreas buscadas e indicamos quais são os cargos que estão em alta no momento. 

1 – Saúde

Por conta da pandemia, as profissões ligadas à saúde ganharam um destaque especial. Porém, as exigências são para cargos mais específicos.

Médicos especializados

  • Principais competências: enfermagem em terapia intensiva, farmácia clínica, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional e biologia
  • Cargos mais comuns: enfermeiro de terapia intensiva, enfermeiro de saúde pública, enfermeiro de pronto-socorro, clínico geral, fisioterapeuta, farmacêutico, médico e especialista clínico.

Especialistas em saúde mental

  • Principais competências: psicoterapia, psicologia, psicologia de aconselhamento e saúde mental
  • Cargos comuns: psicoterapeuta e psicólogo clínico.

Farmacêuticos e pesquisadores

  • Principais competências: monitoramento clínico, boas práticas clínicas (BPC), boas práticas de laboratório (BPL), pesquisa clínica, bioquímica e hematologia.
  • Cargos comuns: técnico em medicina, cientista de laboratório médico e assistente de laboratório.

2 – Tecnologia

Dos produtores de conteúdo, aos especialistas em segurança digital, as carreiras que envolvem tecnologia cresceram muito no último ano. É preciso considerar que, principalmente por conta do trabalho remoto, as ferramentas tecnológicas passaram a fazer parte do dia a dia.

Profissionais da tecnologia

  • Principais competências: Git, Unity, JavaScript, React.js, Scrum, design de experiência do usuário (UED), SQL, design de interface do usuário e Cascading Style Sheets (CSS).
  • Cargos comuns: engenheiro de software, desenvolvedor de backend, desenvolvedor de jogos, desenvolvedor de front-end, consultor de design de produto, designer de interface do usuário, desenvolvedor de web e analista de segurança digital.

Leia também: Profissões com salários altos: você sabe quais são?

Análises de dados

  • Principais competências: Apache Spark, Hadoop, SQL, Python, Data Science, Tableau, Google Analytics.
  • Cargos comuns: engenheiro de dados, analista de dados, analista de desempenho e analista de validação.

Produtor de conteúdo digital

  • Principais competências: experiência em podcasts, YouTube, marketing digital e edição de vídeos.
  • Cargos comuns: podcaster, YouTuber, coordenador de conteúdo e editor de vídeo.

Especialistas em marketing digital

  • Principais competências: marketing de influência, marketing digital, growth hacking, experiência de usuário (UX), mídias sociais e Search Engine Optimization (SEO).
  • Cargos comuns: gerente de mídias sociais, especialista em estratégias de posicionamento, consultor de marketing digital, produtor de conteúdo e redator para experiência do usuário.

Criação 

  • Principais competências: ilustração, arte, ZBrush, jornalismo, design gráfico, modelagem 3D, redação, Adobe Illustrator.
  • Cargos comuns: ilustrador, artista 3D, redator, figurinista e designer gráfico.

3 – Logística e vendas

Devido ao aumento de compras online, com serviço de entrega em casa, o setor de logística e vendas teve um crescimento considerável. De acordo com levantamento do Relatório E-commerce no Brasil, da agência Conversion, o comércio eletrônico registrou 1,66 bilhão de acessos apenas em janeiro de 2021, o que resultou em um aumento de 40% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Profissionais da área da logística

  • Principais competências: e-commerce, gerenciamento de logística, produtos SAP, operações de depósito, controle de estoque e gerenciamento da cadeia de suprimentos.
  • Cargos comuns: diretor de cadeia de suprimentos, técnico em logística, analista de estoque, operário(a) de estoque, gerente de e-commerce, analista de e-commerce.

Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios

  • Principais competências: negociação, gestão comercial, e-commerce, pré-vendas, planejamento de negócios, negociação, gestão de vendas.
  • Cargos comuns: especialista em vendas, gerente de vendas, assistente operacional de vendas.

Atendimento ao cliente

  • Principais competências: atendimento ao cliente, experiência do cliente, negociação, planejamento de negócios, liderança de equipe e central de atendimento.
  • Cargos comuns: atendimento ao cliente, líder de equipe de atendimento ao cliente, especialista em central de atendimento, gerente de sucesso do cliente, parcerias estratégicas e gerente de experiência do cliente.

Telemarketing

  • Principais competências: telemarketing, atendimento ao cliente, vendas, etiqueta ao telefone.
  • Cargos comuns: representante de telemarketing, operador (a) de telemarketing e especialista em telemarketing.

4 – Recursos humanos

Com a ampliação do modelo de trabalho em home office, o profissional de recursos humanos passou a ter mais destaque e hoje está sendo um ponto estratégico no processo de transformação cultural das empresas.

Profissionais de RH

  • Principais competências: capacidade de liderança, visão estratégica, gestão de compliance, inteligência emocional, flexibilidade, gerenciamento de riscos, criatividade, fácil comunicação, espírito de equipe.
  • Cargos comuns: analista de RH, analista de recrutamento e seleção, gerente de RH, coordenador de RH, business partner (consultor interno), diretor de RH, gestor de bem-estar e felicidade.

A sua área está entre as que mostram quais profissões estão atualmente em alta no mercado de trabalho brasileiro? Uma boa solução para conseguir crescer no cargo é buscando um curso de pós-graduação. Dessa forma, você se tornará um especialista com conhecimento necessário para crescer dentro da carreira. 

Agora, aproveite para cursar a sua pós-graduação EAD com a oferta da Black Friday Pós Anhanguera: cursos a distância por 15x de R$ 89,99 ou R$ 999,99 à vista até 05/12/2021. Você ainda ganha acesso a um combo exclusivo com e-book e videoaula sobre como criar um currículo estratégico.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades