Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Afinal, chocolate ajuda na concentração na hora de estudar?

pedaço de barra de chocolate para ilustrar pauta sobre chocolate ajuda na concentração

Queridinho de muitos, é difícil encontrar uma pessoa que não goste de saborear um bom chocolate, um dos doces mais consumidos do mundo. Por isso, hoje em dia, há uma variedade deles, dos mais doces aos mais amargos, além das inúmeras receitas que incluem esse ingrediente. Mas os benefícios dele vão mais longe do que uma simples guloseima feita de cacau. A ingestão do chocolate ajuda na concentração, no raciocínio e na memória. Por isso, ele é recomendado para acompanhar os estudos.

De acordo com uma pesquisa divulgada no portal Frontiers in Nutrition, isso acontece porque, devido à presença de flavonoides no cacau, o consumo de chocolate oferece ganhos para a área cognitiva do cérebro. Além disso, ele contém ação antioxidante, o que contribui na absorção de vitaminas. O estudo também apontou que o ingrediente foi ainda mais potente em idosos que tinham danos cognitivos por conta da idade avançada ou que já estavam apresentando perda de memória. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

No caso de adultos saudáveis, os flavonoides ajudam a aliviar os efeitos da falta de sono, sobretudo nas mulheres. Dessa forma, ao comer chocolate, no dia seguinte elas estão mais dispostas mesmo sem conseguir dormir bem. Diante disso, é recomendado ingerir o alimento, sem exageros, principalmente se for acima de 70% cacau, que contém mais flavonoides. Vale lembrar que o chocolate é rico em calorias, o que contribui para o fornecimento de energia ao organismo, porém isso depende da quantidade.

Como tudo que é exagerado pode trazer um resultado adverso, com o chocolate não é diferente. Por isso, o ideal é consumir um quadradinho do alimento (ou 50g por dia) no café da manhã ou após o almoço, para que as calorias não virem gorduras em excesso no corpo. O segredo, neste caso, é comer o chocolate certo, que é o amargo ou meio amargo, que contém mais cacau. E vale a pena, pois o componente ainda é fonte de muitos minerais, como zinco, magnésio, fósforo, cálcio e ferro.

Chocolate ajuda na concentração e muito mais

Como mencionado acima, os flavonoides são os grandes responsáveis pelos benefícios cognitivos presentes no cacau. Assim, consumir chocolate regularmente, na quantidade recomendada, é completamente saudável e nutritivo – e ainda traz satisfação, bem-estar, acalma a TPM e age como antidepressivo. Por isso, aproveite as vantagens de um alimento que, além de apetitoso, pode ajudar você no dia a dia de estudos, pois irá auxiliar na concentração e aliviar o estresse.

Além disso, especialistas indicam o chocolate para dias de provas porque o cérebro precisa da energia que o organismo fabrica por meio da glicose. E a falta de glicose, por sua vez, gera alguns sinais negativos, como irritabilidade, fraqueza, sonolência, ansiedade, suores entre outros. Sendo assim, ela é muito importante para o corpo e completamente fundamental nessas ocasiões em que é preciso ter o raciocínio pleno e o bom funcionamento do cérebro.

Leia também: Quais os segredos para aumentar a capacidade cerebral?

Os flavonoides também trazem benefícios para a saúde do coração, pois estimula uma quantidade de fluxo de sangue ideal devido à presença de antioxidantes. Também conta com cafeína e a teobromina, substâncias que ajudam a prevenir o Alzheimer. Por serem grandes aliados da circulação sanguínea, consumir chocolate de forma equilibrada diminui o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom (HDL), além de baixar a pressão arterial por conta da produção de óxido nítrico.

Se você gosta de digerir chocolate branco, saiba que ele é uma grande armadilha, em razão de ser mais calórico e conter muito açúcar. Por ser fabricado somente à base de manteiga de cacau, não conta com os mesmos benefícios dos demais chocolates e seus ingredientes. Porém, caso você não possa consumir produtos com cafeína, a vantagem do branco é que ele é isento desta substância.

De forma geral, o chocolate ajuda na concentração – e muito mais – se for ingerido com moderação, seguindo a quantidade ideal e escolhendo preferencialmente as opções meio amargo ou amargo. Caso haja exageros, o chocolate também traz desvantagens à saúde, como aumento do colesterol e da gordura no sangue, irritabilidade do estômago e da pele, enxaqueca, diarreia e, obviamente, aumento de peso por causa das calorias. Por isso, é importante manter uma constância, mas de forma saudável.

Sendo assim, aproveite o lado bom de comer um alimento que contém substâncias positivas para o organismo e é completamente saboroso. Escolha também as opções em pó, que podem ser usadas em misturas para bebidas e outras receitas. Mas antes, não deixe de conferir os cursos da Unopar do Portal Pós e dê o próximo passo na sua carreira. Com a Pós Unopar, você terá acesso a aulas no formato EAD, com cursos em diversas áreas do conhecimento e preços acessíveis.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades