Ir para o conteúdo
Você na Pós

Engenharia de Materiais: como se preparar para as mudanças desse mercado

Pessoas produzindo objeto 3D para ilustra texto sobre Engenharia de Materiais

O mundo está mudando e, com isso, novos desafios surgem em indústrias como a biomedicina, a construção civil, a agricultura entre tantas outras. Para atender a demanda desses setores, a Engenharia de Materiais precisa passar constantemente por transformações, e para acompanhá-las, seus profissionais devem estar atualizados.

Neste artigo, vamos falar sobre o trabalho nessa área, quais são seus principais desafios e como uma pós-graduação pode garantir que você seja um profissional inovador e capaz de seguir as tendências do mercado. Continue a leitura para saber mais.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Qual é a importância da Engenharia de Materiais

Esta área da engenharia é fundamental, pois é a base para todas as outras engenharias. Todo o material usado na indústria química, aeroespacial, na construção civil, agricultura, biomedicina entre outras, são desenvolvidos com a tecnologia utilizada na Engenharia de Materiais.

Os engenheiros de materiais usam matemática, física e química como ferramentas para explorar, compreender e controlar a forma como os materiais funcionam.

Algumas das responsabilidades desses profissionais são:

  • Realizar pesquisas, desenvolver novos materiais e aperfeiçoar os que já existem;
  • Planejar e avaliar novos projetos;
  • Preparar propostas e orçamentos;
  • Supervisionar o trabalho de tecnólogos, técnicos e outros engenheiros e cientistas;
  • Monitorar o desempenho dos materiais e avaliar a forma como eles se deterioram;
  • Determinar as causas da falha de um produto e desenvolver formas de superá-la;
  • Avaliar o impacto do processamento de materiais no meio ambiente.

Quais são os desafios do mercado de Engenharia de Materiais

A Engenharia de Materiais é uma área com um escopo de trabalho muito vasto, assim como a quantidade  de indústrias às quais ela atende. Isso significa que, para suprir as necessidades de tantos setores, ela precisa lidar com vários desafios e transformações.

Desenvolver materiais melhores, mais fortes, mais leves e que custem menos sempre fez parte do trabalho dos engenheiros desse setor. Porém, com o passar do tempo, as mudanças nos hábitos da sociedade e com o avanço da tecnologia, outras demandas desafiadoras surgiram na indústria. Veja quais são as principais:

1 – Sustentabilidade: os materiais são parte do problema e da solução quando falamos da crise ambiental que enfrentamos.  Por isso, um dos principais desafios da área é transformar todo o material que agride o ambiente em material biodegradável.

2 – Biomateriais: trata-se do desenvolvimento de materiais que possam ser utilizados para melhorar a qualidade de vida das pessoas que usam próteses. Cada vez mais é necessário inovar na criação de materiais que sejam fortes, leves e capazes de se adaptar ao interior do corpo humano.

Essa é uma área que se transforma muito rápido. Para ter uma ideia, algumas das inovações incluem adicionar medicamentos nos materiais de implantes para acelerar a recuperação do pós-cirurgia e auxiliar na adaptação entre o corpo e a prótese sintética.

Leia também: Pós-graduação em Engenharia de Embalagens: por que é tão importante?

3 – Nanotecnologia: O uso dos nanomateriais são parte das principais transformações pela qual a área está passando. Eles podem ter propriedades elétricas, mecânicas e químicas muito interessantes.

O nanotubo de carbono, por exemplo, é o material mais resistente conhecido pelo homem, além de ser um ótimo condutor de eletricidade. Porém, existem dificuldades em transformá-lo numa estrutura que de fato possa ser utilizada.

Por isso, engenheiros e cientistas têm trabalhado de forma inovadora para transformar os nanomateriais em formas úteis.

Ou seja, se você já é dessa área e quer acompanhar as transformações do mercado, ou se é de outro setor da engenharia e quer migrar para a área de materiais, é indispensável se atualizar através de um curso de especialização.

Como é a pós-graduação em Engenharia de Materiais

Essa pós é indicada para profissionais da Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e áreas correlatas, que queiram aprofundar seus conhecimentos no desenvolvimento e caracterização de materiais.

Durante o curso, os profissionais estudam disciplinas totalmente alinhadas com as necessidades das indústrias e que são capazes de prepará-los para enfrentar as transformações pelas quais esse mercado está passando.

A grade curricular da Pós-Graduação em Engenharia de Materiais inclui as seguintes disciplinas:

  • Bio e nanomateriais;
  • Ciência dos materiais;
  • Embalagens;
  • Materiais cerâmicos e vítreos;
  • Materiais metálicos;
  • Materiais poliméricos
  • Novas tecnologias de fabricação e aplicações de materiais na indústria;
  • Reciclagem e reutilização de resíduos de materiais;
  • Técnicas de caracterização de materiais.

Gostou de saber um pouco mais sobre as transformações e desafios da Engenharia de Materiais e como se preparar para encará-los no mercado de trabalho? Confira os cursos de pós-graduação em Engenharia e Arquitetura e torne-se um especialista em sua área de atuação. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades