Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Cinco dicas para estudar sozinho

Estudar sozinho – para muitos, pode parecer um desafio. Afinal, não ter o acompanhamento de outros colegas para trocar conhecimento, tirar as principais dúvidas ou ainda trabalhar em grupo, requer dedicação e atenção, além de um ambiente minimamente confortável. No entanto, por outro lado, com o crescimento de plataformas de Ensino a Distância (EAD), suporte de docentes e ambientes virtuais de salas de aula, esse modelo tem sido a porta de entrada para alunos em cursos de graduação, pós-graduação e MBA, entre outros.

A dedicação é o fator mais importante desta empreitada. Além disso, preparar-se para evoluir em um ambiente totalmente novo e neutro é fundamental. Por isso, o Portal Pós separou algumas dicas valiosas para que seus estudos, por mais solitários que pareçam, tenham o apoio e a estrutura necessários. Confira!

Procure um lugar silencioso

Com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas não têm saído de casa. Em contrapartida, este modo contínuo de ficar em casa favorece a concentração e a possibilidade de reservar um tempo somente para estudar. Para tanto, sempre que possível, procure um lugar silencioso.

Esse lugar também deve ter boa ergonomia, ser iluminado o suficiente e não ter muitas distrações por perto. Quando ficamos sentados em um sofá ou na cama, tendemos a ter uma sensação falsa de conforto. No entanto, a postura incorreta acarreta em dores musculares e o sentimento de cansaço pode se ampliar.

Crie sua rotina de estudos

Ter uma rotina estabelecida auxilia diversos aspectos da vida, inclusive os estudos. Se possível, reserve um tempo de seu dia para que consiga acompanhar as aulas, revisar o material ensinado e montar fichas de estudo, com os pontos mais importantes da disciplina. Fazer determinadas coisas em horários fixos, segundo especialistas, ajuda ao cérebro a assimilar a programação e a preparar-se para as atividades que virão.

Observe qual o melhor horário, dias da semana e procure seguir a programação. Em contrapartida, como podem surgir alguns compromissos, não se culpe por não conseguir estudar em um dia ou em outro. Tem dias que não estamos com vontade de algumas atividades e está tudo bem. Tire um tempo para refletir, ler um pouco ou fazer algo que seja prazeroso. Depois, lembre-se de voltar às atividades e as assuma como compromisso.

Estabeleça metas para seus estudos

Após criar sua rotina, faça um planejamento de ações, disciplinas e conteúdos adicionais, com metas desenhadas de forma realista. Não adianta criar um cronograma, querer progredir e ele não se encaixar em sua rotina. Além disso, procure tirar algum tempo para pequenas pausas. Isso ajuda na retomada de fôlego para continuar sua saga estudantil.

Respeite seu tempo e tenha regularidade com ele. Uma das principais vantagens do ensino EAD é a disponibilidade da programação da aula acontecer dentro de seu tempo. O ideal é que a dedicação exista para que o acúmulo de conteúdo não acabe virando o vilão de seu aprendizado e conhecimento.

Relacione suas dúvidas

À medida que as dúvidas do conteúdo estudado forem aparecendo, vá anotando, separadamente, de acordo com os assuntos relacionados. Muitas vezes, ao continuar a leitura do que está aprendendo, essas dúvidas são sanadas. Ao terminar de ler o conteúdo de sua aula, recorra ao material de apoio, pesquisas em sites de busca e aos colegas de sua turma.

Ter um acervo de dúvidas anotadas faz com que você reveja aquele conteúdo de vez em quando, o que pode ser um grande facilitador do aprendizado e do entendimento.

Procure materiais e cursos alternativos

Ficar atrelado ao material que lhe é apresentado pode deixar seus estudos mais limitados. Por isso, seja um pesquisador: vá atrás de novas referências (ou mesmo das referências citadas em seu próprio material) e faça um apanhado de conhecimento. Inclusive, os conteúdos extras geralmente estão na plataforma de ensino EAD, de maneira facilmente acessível.

Além disso, o Portal Pós oferece uma infinidade de cursos relacionados à gestão de projetos, administração, entre outros, que podem auxiliá-lo a gerenciar seu tempo de forma mais produtiva e eficiente. Buscar o conhecimento necessário nunca é demais.

Você se sente preparado para estudar sozinho? Conte aqui nos comentários como você se organiza!

 

Conheça nossas faculdades