Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como conduzir sua carreira? Aprenda agora mesmo o jeito certo!

conduzir sua carreira

Você sabe como conduzir sua carreira? Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, pensar sobre o assunto é fundamental. Alguns profissionais apenas seguem a sua jornada profissional sem planejamento, mas é fato que adotar uma estratégia é importante para direcionar a sua carreira para o sucesso. 

Um caminho é elaborar um plano de carreira. Isso significa definir metas a curto e longo prazo para conseguir atingir o seu grande objetivo profissional. Para isso, é preciso planejamento, disciplina e persistência para superar as adversidades no caminho. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Mas, como fazer um bom planejamento e gestão de carreira? Para te ajudar nessa missão, listamos abaixo as quatro principais dicas para conduzir sua carreira. São ações que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em direção ao sucesso. Confira!

4 dicas para conduzir sua carreira

1 – Invista em autoconhecimento

O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa quando falamos em gestão de carreira. Afinal, para conseguir conduzir o seu trabalho na direção certa, é preciso saber exatamente o que você quer e isso só é possível se conhecendo bem. Caso contrário, você pode acabar em situações que pouco se relacionam com o seu objetivo e preferências profissionais. 

Pense sobre o que você gosta dentro de fazer da sua profissão, se deseja mudar de área, quais as suas facilidades e dificuldades na execução do trabalho, quais competências você já domina e quais deseja desenvolver. Além disso, pense sobre quais são as suas expectativas e como você se imagina profissionalmente daqui alguns anos.

Refletir sobre esses pontos é o ponto de partida para criar uma estratégia para a sua carreira e se dedicar desde cedo a conquistar os seus objetivos. Vale lembrar que o autoconhecimento é um exercício constante, pois as suas preferências, desejos e perspectivas podem mudar com o passar do tempo. 

2 – Defina metas de curto, médio e longo prazo

As metas são essenciais para um bom plano de carreira. A partir do seu exercício de autoconhecimento, defina metas de curto, médio e longo prazo. Esse planejamento vai ajudá-lo a se planejar de forma assertiva e trilhar a sua jornada profissional com mais facilidade. 

Para elaborar essas metas, analise desde o seu momento atual até onde deseja chegar, pontuando tudo o que precisa ser feito até lá. Nessa etapa, você vai definir quais ações deve tomar para conduzir a sua carreira. 

Essas metas podem ser desde fazer uma especialização e aprender um novo idioma até conseguir um emprego em uma grande empresa do setor em que você atua. Trace as estratégias para alcançar cada um desses objetivos. 

Volte a essas metas de tempos em tempos para avaliar o que já conquistou, o que precisa ser trabalhado e o que deve ser repensado. 

3 – Desenvolva suas habilidades

Nesse processo de elaborar metas e objetivos, provavelmente você identificou alguns pontos fortes e fracos. A partir disso, é importante avaliar quais habilidades devem ser aprimoradas para você ter um bom desempenho profissional. 

Não desanime ao perceber que algo deve ser melhorado. Encare como uma oportunidade para aprender e se desenvolver. 

Lembre-se de pontuar não apenas habilidades técnicas, mas também as habilidades comportamentais – as famosas soft skills. Hoje, essas competências são altamente valorizadas no mercado e te destacam entre os demais profissionais. 

Alguns exemplos de habilidades que podem te levar mais longe:

  • Boa comunicação;
  • Inteligência emocional
  • Flexibilidade;
  • Resiliência;
  • Proatividade;
  • Liderança.

Para isso, você pode investir em cursos, palestras, livros e atividades que contribuam para o desenvolvimento dessas habilidades. Olhar para esses pontos com cuidados será um grande diferencial na sua carreira. Com esse desenvolvimento, você conseguirá direcionar melhor a sua carreira e chegar mais perto dos seus objetivos profissionais. 

4 – Busque qualificação

Nem todos sabem, mas conduzir a carreira vai muito além da escolha de um curso para a graduação. O mercado de trabalho hoje está extremamente concorrido e apenas o diploma de graduação já não é mais o suficiente para alcançar os seus objetivos e ter sucesso na profissão. 

Hoje, as empresas buscam profissionais altamente capacitados e com conhecimentos aprofundados na área de atuação. Isso significa que, ao fazer um planejamento de carreira, é essencial incluir a capacitação.

Investir nos estudos e concentrar seus esforços para se especializar em uma área específica é uma forma de se destacar profissionalmente e desenvolver novas habilidades. 

Os estudos devem, inclusive, fazer parte do seu planejamento de metas profissionais, já que essa é uma importante ferramenta para alavancar a sua carreira. Além disso, utilize as técnicas de autoconhecimento para identificar qual a sua área de interesse e de que forma deseja se especializar. 

Existem diversas formas de investir em capacitação profissional que variam de acordo com os objetivos, experiências e habilidades de cada um. É possível fazer uma pós-graduação EAD Unopar (especialização ou MBA), cursos livres ou workshops, por exemplo. Você pode até encontrar mais uma forma de estudo que se encaixa com os seus objetivos. 

O mais importante é conduzir sua carreira em direção ao seu grande objetivo, investindo em capacitação e aprimoramento para ser um profissional cada vez mais completo e preparado para lidar com os desafios do mercado de trabalho e assumir melhores posições.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades