Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como funciona a pós-graduação e como escolher o curso ideal?

como funciona a pós-graduação

Fazer uma pós-graduação é um ótimo caminho para conquistar oportunidades mais interessantes e se desenvolver profissionalmente. O curso abre portas e te prepara para os desafios do mercado. Mas, como sabe como funciona a pós-graduação?

Entender como a pós-graduação funciona é o primeiro passo para saber como escolher o curso ideal. Para isso, preparamos um artigo completo que explica tudo sobre o assunto: os diferentes tipos de pós-graduação, como os cursos funcionam e como escolher a melhor opção. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é a pós-graduação?

Antes de partir para as informações detalhadas, é importante entender o que é pós-graduação. Esse tipo de curso é um nível a mais na formação acadêmica de um profissional e pode ser feito por pessoas que possuem o título de graduação, seja ele bacharelado, tecnólogo ou licenciatura. 

O grande diferencial da pós-graduação em relação à graduação é que você escolhe uma área específica para estudar e se aprofunda nela. Se na faculdade o profissional tem uma visão ampla dos temas, na pós-graduação ele irá se dedicar a estudar um tema a fundo. 

Por exemplo, um profissional formado em Direito passou por vários temas na graduação, mas de forma ampla. Já na pós-graduação, ele pode escolher uma especialização em Direito do Trabalho, por exemplo, se aprofundar no tema até se tornar um especialista no assunto. São novos conhecimentos focados em uma área específica.

banner sobre consultoria de carreiras

Como funciona a pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação podem ser divididos da seguinte forma: stricto sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (MBA e especializações). A depender da escolha do aluno, a pós-graduação seguirá de forma diferente. As diferenças vão desde a forma como as aulas são conduzidas até a carga horária e os requisitos para o ingresso na pós. Ou seja, o tipo de curso faz toda a diferença! 

Neste artigo, nós vamos focar na pós-graduação lato sensu. Em latim, “lato sensu” significa sentido amplo. Na pós-graduação, existem dois caminhos a serem seguidos nessa modalidade: as especializações e o MBA. 

Entenda a diferença entre eles:

Especialização

Aqui, a especialização tem duração de 6 ou 10 meses, sempre respeitando as exigências do Ministério da Educação (MEC). Uma especialização deve sempre oferecer, no mínimo, 360 horas de aula. 

Além disso, para concluir a pós-graduação lato sensu, o aluno não precisa defender uma dissertação ou tese – diferente do mestrado e do doutorado, onde a defesa é obrigatória. Antes, era necessário fazer um artigo final ou um trabalho de conclusão de curso (TCC), mas essa não é mais uma exigência. Em 2018, o Ministério da Educação emitiu uma resolução indicando que a avaliação final fica a critério de cada instituição de ensino. 

Existem diferentes tipos de especialização que variam conforme as áreas de estudo. Outro ponto interessante é que nem sempre há um pré-requisito de curso para estudar determinada área. Um profissional formado em administração, por exemplo, pode fazer uma especialização em mídias sociais.

MBA

O MBA é a sigla para a expressão Master in Business Administration, em inglês. O foco desse tipo de curso é nas áreas de gestão e negócios. Os conteúdos são voltados para profissionais que têm como objetivo assumir cargos de liderança, seja gerente, executivo ou empreendedor. 

O curso também é uma pós-graduação lato sensu. A grande diferença está no fato de ser mais voltado para os negócios. 

Banner do e-book Guia da pós-graduação e do estudo EAD: Tudo que você precisa saber

Como funciona a pós-graduação EAD?

Além do modelo presencial, a pós-graduação também pode ser feita a distância. O curso EAD é ideal para profissionais que buscam flexibilidade nos estudos e têm uma rotina atribulada. O modelo online possibilita adequar a pós-graduação aos seus compromissos, assim, fica mais fácil conciliar trabalho e estudo. 

As aulas da especialização ou do MBA ficam disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), assim como as atividades e outros conteúdos essenciais para o estudo, como artigos e vídeos complementares. Esse material fica disponível 24 horas por dia todos os dias da semana, proporcionando mais autonomia e flexibilidade ao aluno. 

Além disso, a pós-graduação EAD também oferece um certificado de conclusão de curso validado pelo MEC.

Como escolher o curso ideal?

Você pode estar se perguntando como escolher o curso ideal para a sua carreira. O primeiro passo para essa decisão é compreender que a pós-graduação deve estar relacionada aos seus objetivos profissionais. 

É preciso refletir sobre o seu momento de carreira e definir quais são os seus objetivos. Dessa forma, será mais simples escolher uma pós-graduação. Você pode optar por uma especialização ou um MBA e direcionar a escolha do curso de acordo com o que você espera do seu futuro profissional. 

Se você deseja fazer uma transição de carreira ou se tornar um especialista na área em que atua, a especialização é uma ótima escolha. O curso apresenta resultados a curto prazo e ainda valoriza o seu currículo. Se o seu objetivo é focar no mundo dos negócios, a dica é partir para um MBA.

O mais importante é entender como funciona a pós-graduação para saber qual tipo de curso se adequa aos seus objetivos de carreira. Conte com o Portal Pós e, em breve, aproveite a Estuda Friday.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades