Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Reconhecimento profissional: qual a importância e como alcançá-lo

reconhecimento profissional

Além de um salário justo, um bom pacote de benefícios e tempo suficiente para a vida pessoal, o colaborador moderno busca, também, o reconhecimento profissional.

Para uma empresa ser bem-sucedida em seu ramo, ela precisa, além de oferecer bons produtos, serviços e atendimento, ter colaboradores engajados e motivados.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

E, para isso, é necessário que o esforço e dedicação de tais colaboradores sejam devidamente reconhecidos por seus chefes, supervisores e líderes.

Hoje, vamos falar sobre reconhecimento profissional dentro das empresas, sua importância para os colaboradores e como é possível alcançá-lo.

Confira!

O que é reconhecimento profissional?

O reconhecimento profissional é a maneira que uma empresa e seus líderes têm de demonstrar apreciação pelos esforços e empenhos de seus colaboradores.

Ele pode ser realizado de maneira sutil, através de uma simples parabenização individual, por exemplo, ou, então, de maneira mais acentuada, através de uma congratulação coletiva.

De qualquer forma, reconhecer a equipe costuma trazer benefícios tanto para a empresa, beneficiando-se do entusiasmo dos colaboradores, quanto para os profissionais, que se tornam mais motivados a entregarem um bom trabalho.   

Por que o reconhecimento profissional é importante?

Obter reconhecimento por nossos esforços e determinação é algo intrínseco à natureza humana.

E isso não seria diferente no ambiente profissional.

Para que um colaborador mantenha-se motivado a realizar sempre um bom trabalho, é fundamental que exista um reconhecimento profissional periódico por parte de seus líderes e supervisores.

Além de melhorar a autoestima dos profissionais e incentivá-los a produzir mais, esse reconhecimento ainda beneficia a própria empresa, aumentando a retenção dos colaboradores e melhorando sua receita interna.

Benefícios de ter seus esforços reconhecidos dentro da empresa

O reconhecimento profissional dos colaboradores por parte de seus líderes e supervisores traz apenas vantagens, tanto para os próprios membros da equipe quanto para a empresa.

Entre os principais benefícios de ser reconhecido profissionalmente dentro da empresa estão:

– Aumento da autoestima: ao ter seus esforços apreciados através do reconhecimento profissional, o colaborador tende a sentir-se melhor consigo mesmo, gerando um impacto positivo tanto para a empresa quanto para sua vida pessoal;

– Maior produtividade e motivação: elogios e feedbacks positivos são um dos segredos para um colaborador satisfeito, eficaz e entusiasmado. Por isso, ganhar reconhecimento profissional de seus colegas e supervisores não deixa o profissional apenas mais contente como, também, mais produtivo e motivado.

– Fortificação da cultura organizacional: um colaborador reconhecido por seus supervisores se sente parte da equipe e da empresa, fortificando ainda mais a cultura organizacional do time.

4 maneiras de alcançar o reconhecimento profissional

Apesar de ser algo que a maioria dos colaboradores desejam obter, alcançar o reconhecimento profissional por parte da empresa nem sempre é tarefa fácil.

Por isso, separamos 4 maneiras diferentes de conquistar o reconhecimento dos supervisores e destacar-se entre a equipe.

Confira!

1 – Dê sempre o seu melhor

A principal maneira de um colaborador conseguir ser reconhecido pela empresa na qual trabalha é sempre dando o seu melhor durante o expediente.

Realizar todas as tarefas e atribuições diárias, entregar seus projetos dentro do prazo e ser um membro produtivo da equipe é fundamental para se destacar no trabalho e ser apreciado por seus líderes e gerentes.

2 – Participe de projetos de outras equipes ou setores

Outra maneira de obter reconhecimento profissional é auxiliando outras equipes ou setores em seus projetos.

Exercer mais do que as próprias responsabilidades e atividades cotidianas, sem que você fique sobrecarregado, costuma chamar a atenção da gerência e da diretoria, podendo gerar maior apreço por parte da empresa.

Além disso, é provável que os profissionais dos outros times e setores passem a apreciar e reconhecê-lo profissionalmente ainda mais!

3 – Mantenha um relatório de atividades

Ao estruturar um relatório de atividades diárias, semanais e mensais, é mais fácil manter-se organizado em relação a todas as tarefas realizadas dentro de um certo período de tempo.

Desta forma, é possível abordar tal documento durante reuniões ou revisões de desempenho com os supervisores, comprovando sua produtividade e motivação durante os períodos anteriores.

4 – Ofereça reconhecimento profissional a outros colaboradores

Assim como é bom ser reconhecido por seus esforços e desempenho, é importante fazer o mesmo com outros membros da equipe.

Reconhecer e valorizar colegas do trabalho é fundamental para a manutenção de um ambiente organizacional agradável e tranquilo e de bons relacionamentos entre a equipe.

Agora que você já sabe da importância de obter reconhecimento profissional, está na hora de aumentar suas chances de ser apreciado na empresa.

Além de melhorar a vida acadêmica e auxiliar na conquista de novas experiências e habilidades, cursar uma pós-graduação é fundamental para ajudar no avanço da carreira profissional.

Não perca a chance de transformar sua vida acadêmica e alavancar sua carreira, obtendo o reconhecimento e apreciação de seus colegas e superiores.

Invista hoje em uma pós-graduação!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades