Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Você sabe como elogiar sua equipe de trabalho? Aprenda aqui!

como elogiar sua equipe de trabalho

Você ocupa um cargo de liderança ou de gestão? Se esse é o seu caso, entenda que é fundamental saber como elogiar sua equipe de trabalho.

Para ter uma ideia, uma pesquisa feita pela empresa Survey Monkey em parceria com a plataforma Bonusly, com mais de 1500 trabalhadores, mostrou que 82% dos entrevistados são mais felizes quando têm reconhecimento no trabalho.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Além disso, 63% das pessoas que afirmaram serem reconhecidas com frequência disseram que são menos propensas a procurarem outro emprego.

Isso significa que fazer elogios sinceros é um jeito excelente de mostrar aos colaboradores que eles fazem um bom trabalho e ainda colaborar para a redução do turnover. Saiba mais a seguir.

Por que é importante elogiar a sua equipe de trabalho?

É natural que as pessoas gostem de ser elogiadas e se sintam bem quando isso acontece, mas a verdade é que palavras gentis de reconhecimento também podem diminuir o estresse e melhorar a saúde.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Glassdoor, 81% dos profissionais entrevistados disseram se sentir mais motivados a trabalhar quando o seu líder ou gestor demonstra que reconhece seu trabalho.

Outro bom motivo para fazer elogios sobre o desempenho dos membros de uma equipe é que isso contribui diretamente para que eles se sintam ainda mais motivados para melhorar suas habilidades.

Tudo isso tem uma explicação científica. Segundo o site Psychology Today, algumas áreas do nosso cérebro são afetadas pelo reconhecimento e pela gratidão.

O hipotálamo, que controla funções corporais básicas, como comer e dormir, e a dopamina, conhecida como o neurotransmissor da recompensa, são altamente afetados por sentimentos de gratidão. 

É como se essa sensação envolvesse o nosso cérebro em um ciclo vicioso, e isso impacta diretamente na nossa performance e bem-estar no trabalho.

Saiba como elogiar sua equipe de trabalho

Como vimos, um elogio pode ter um grande impacto na vida das pessoas, não é? Por isso, é importante que você, como líder, saiba reconhecer os melhores momentos e se expressar da maneira correta.

Confira a seguir as dicas que temos para você!

Elogie quando um trabalho estiver bom

A maioria das pessoas quer saber que está fazendo bem o seu trabalho e que isso seja dito por seus pares e seu chefe, concorda?

Reconhecer o esforço e as habilidades é uma forma excelente de mostrar gratidão e, ao mesmo tempo, colaborar para que a autoconfiança aumente.

Portanto, sempre que o seu time entregar um projeto, não deixe de elogiar a equipe como um todo, mas também individualmente.

Se você tem dificuldade de encontrar as palavras certas, aqui vão algumas sugestões:

“Eu sei que não é fácil falar em público e que você não se sente confortável com isso, mas você conseguiu. Isso inspira as pessoas a saírem da zona de conforto delas também”.

✔  “Eu notei o quanto você se dedicou para entregar essa tarefa. Foi um excelente trabalho”.

 “Eu sei que você tem estado bastante ocupado, mas você conseguiu se organizar e entregar um projeto muito bom e dentro do prazo. Parabéns”.

Note que são frases simples, mas estruturadas para reconhecer uma superação de obstáculo ou um esforço e dizer o real motivo pelo qual o trabalho estava bom.

Elogie as habilidades das pessoas

Todos nós conhecemos o esforço e o tempo necessários para desenvolver tanto as habilidades técnicas quanto as comportamentais. Por esse motivo, é importante que saibamos que elas são reconhecidas.

Além do mais, essa é uma forma excelente de motivar as pessoas de uma equipe a continuarem se desenvolvendo e crescendo profissionalmente.

Veja o que você pode dizer:

  • “Você se comunica muito bem”;
  • “Você é uma pessoa muito organizada e isso colabora para a sua boa entrega”;
  • “Você tem uma forma criativa de resolver problemas”.

Enfim, o importante é identificar as habilidades que mais se destacaram durante os projetos e tarefas e dizer como elas colaboraram para o resultado final.

Preste atenção nos detalhes

Para saber como elogiar sua equipe de trabalho também é preciso notar os detalhes que estão no esforço das pessoas. Isso precisa refletir de forma autêntica e entusiasmada nas suas palavras e no seu tom de voz.

Então, ao invés de dizer “obrigada por tudo o que você faz”, que tal explicar os motivos pelos quais você está agradecendo?

Quando você faz isso, as pessoas do seu time internalizam os tipos de comportamento que levam ao reconhecimento.

Essa é uma das formas mais simples e diretas de recompensar o bom trabalho e garantir que os colaboradores saibam exatamente para onde devem direcionar seus esforços.

Relacione os esforços das pessoas a um propósito maior

Um bom elogio tem a capacidade de fazer uma pessoa se sentir bem e ser mais produtiva, mas o que muita gente não sabe é que, quando ele é relacionado a um propósito, os colaboradores se sentem ainda mais motivados.

Portanto, você também precisa mostrar como o trabalho da sua equipe tem um significado maior e como ele impacta a vida de outras pessoas fora da empresa.

Suponhamos que você seja o gestor de um time de recrutamento. Todos os dias, a sua equipe conecta pessoas a oportunidades de carreira que elas podem estar buscando há muito tempo.

Isso significa que o trabalho dessa equipe, quando bem executado, tem o poder de transformar a realidade de muita gente. Esse fato precisa ser mencionado quando você fizer um elogio.

Agora, você já sabe como elogiar a sua equipe de trabalho. Lembre-se de seguir essas dicas, coloque-as em prática e veja como a motivação, o bem-estar e a produtividade deles aumentará. E se você quer continuar se destacando profissionalmente, a dica é fazer uma especialização. Garanta a sua bolsa de pós-graduação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades