Como conquistar e manter clientes: 4 dicas para seguir

O mercado de trabalho está em constante evolução e, por isso, é importante saber como conquistar e manter clientes. A concorrência é cada vez maior e os clientes estão mais exigentes, prezando sempre por um atendimento personalizado e atencioso. Ou seja, ter um atendimento ruim ou mais ou menos não é o ideal, principalmente para quem busca crescer com o seu negócio.

Mas, conquistar e manter clientes ainda é um desafio para muitos negócios. Pensando nisso, trouxemos 4 dicas que vão te ajudar a não só encontrar o cliente ideal, mas a mantê-lo e torná-lo defensor da sua marca.

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4 dicas de como conquistar e manter clientes

As formas de atrair novos clientes e mantê-los são as mais diversas, mas é importante entender que o poder está mais nas mãos dos clientes do que na sua. Ou seja, ele decide se vai ficar ou não na sua marca ao invés de ir para a concorrência. 

Antes de pensar em atrair novos clientes, pense em se aproximar dos que você já tem. Busque garantir que eles estejam satisfeitos e sendo bem atendidos, assim as chances de irem para a concorrência é menor.

É importante sempre lembrar que um cliente satisfeito pode te indicar para diversas pessoas e o insatisfeito pode fazer o contrário, basta saber conduzir essa indicação. Afinal, o melhor marketing é o “boca a boca”.

Agora que você já sabe que antes de pensar em atrair clientes é extremamente importante manter os que você já tem, vamos às dicas que vão te ajudar a conquistar e manter seus clientes. Confira!

1 – É necessário se mexer!

Assim como uma entrevista de emprego não vai chegar até você sem mandar o currículo, o seu cliente não vai até o seu negócio se você fica sentado esperando ele chegar. O mercado está cada vez mais competitivo e é importante pensar em diferentes maneiras de oferecer seu serviço ou produto.

Tente se concentrar mais no relacionamento um a um com seus clientes, assim você se aproxima e mantém uma relação de amizade, e não apenas de empresa. Mas, não saia prospectando sem rumo. Isso é um erro. 

É importante ter uma abordagem específica que esteja de acordo com as necessidades do cliente, pois essa é uma maneira de ter algo mais pessoal e que já mostra uma possível solução para o que ele está buscando no momento. Personalize suas negociações de acordo com o que o cliente busca e mantenha a conversa em um tom mais “estou aqui para te ajudar e agregar” do que “só quero vender”.

2 – Saiba o seu diferencial no mercado que atua

Pense como o seu consumidor ideal pensaria, que você é a melhor opção para esse serviço ou produto, e esse pensamento só vem com uma pequena dose de autoconfiança e conhecimento de mercado. Por isso, é importante estudar e pesquisar bem sobre o mercado que você decidiu atuar, pois desta forma as surpresas tendem a ser menores.

Conheça seus concorrentes, veja o que você tem de diferente deles e o que você pode melhorar. Esteja sempre atento a tudo que envolve o seu nicho de atuação, só assim será possível sair na frente e conseguir o cliente que você tem como ideal para o seu negócio.

3 – Coloque-se no lugar do seu cliente

Entender a dor que o cliente está buscando resolver é imprescindível. Afinal, todo ser humano tem seu lado emocional e, às vezes, esse vínculo emocional que você já tem com seu consumidor pode não ser suficiente.

Nesses momentos, é importante dar segurança a ele e demonstrar ao máximo o seu profissionalismo, pois só assim ele se sentirá à vontade. Você pode cometer um deslize ou outro, ou fazer tudo perfeito, mas o que vai se manter é o vínculo emocional e o que vocês têm construído nessa parceria. Saber o que está fazendo é o ponto-chave para conquistar um cliente e mantê-lo com você.

4 – Busque ir além das expectativas 

Quando falamos em entender o cliente, estamos pensando num todo e isso inclui também as expectativas. Afinal, não tem uma pessoa que não crie expectativas sobre algo, não é?! Por isso, entenda as necessidades dele e pense em como você conseguirá alcançá-las e, se possível, superar a maioria delas.

Aqui é importante entender que quando o atendimento vai além do esperado, o cliente sai feliz e o marketing “boca a boca” acontece espontaneamente. Veja quais as principais reclamações que seu concorrente recebe e use isso a seu favor, transformando esse erro dele em algo incrível no seu negócio.

Pense também em como a principal atividade do seu negócio pode ser única e tenha uma forma de se destacar. Entenda que ter ideias é fundamental para crescer.

Saber como conquistar e manter clientes não é uma tarefa simples, mas colocando essas dicas em ação e tentando dia após dia chegar até o cliente ideal você vai perceber que pode ser mais simples do que parecia. O importante é não desanimar e nem ficar pensando que é impossível, pois o seu cliente, muitas vezes, está desanimado com a concorrência e a sua chance está aí. Para alavancar seu negócio, conheça as principais métricas do Marketing Digital

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