Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como conseguir emprego pelo LinkedIn? Confira o passo a passo

mulher com perfil corporativo para ilustrar texto sobre como conseguir emprego pelo LinkedIn

Como conseguir emprego pelo LinkedIn é uma das grandes dúvidas de quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Antes de mais nada, é preciso entender que a rede tem um perfil corporativo e profissional, em que você pode deixar o seu currículo à mostra para empresas, além de criar conexões importantes para o seu processo de networking

A cada ano, essa ferramenta se aperfeiçoa para criar seleções mais certeiras e conseguir dar visibilidade e oportunidade para quem precisa. Do outro lado, recursos são criados e testados para dar mais ferramentas e detalhes aos recrutadores, que continuamente estão em busca de talentos nessa rede social. 

blog banner desconto em pós-graduação

Afinal, como conseguir emprego pelo LinkedIn?

Separamos algumas etapas importantes para você conseguir um emprego mantendo um perfil interessante no LinkedIn.

1 – Seu perfil deve estar completo

Se você está com pressa e quer começar logo a procurar emprego, se acalme antes de tudo. Os recrutadores sempre fazem questão de olhar tópico por tópico os perfis dos possíveis candidatos, por isso tire um tempo para preencher todos os campos detalhadamente. Isso fará a diferença.

Foto: a indicação é para que seja uma foto profissional, portanto deixe para lá os registros que foram feitos na última balada ou ao passeio na praia. É ideal que as pessoas que irão se conectar consigam ver bem o seu rosto.

Resumo das funções: logo abaixo da foto, você poderá resumir, em um texto curto, objetivo e simples, quais são as suas competências, o que te atrai e qual o seu maior objetivo profissional. Pense bem ao escrever esse trecho, pois ele será a sua carta de apresentação para as empresas. Capriche!

Experiências: aqui, tudo conta. Experiências com empresas de pequeno, médio ou grande porte chamam a atenção de diversos setores e é importante que o recrutador veja qual o caminho que você percorreu e quanto tempo ficou em cada empresa. Para ajudar nesse portfólio, use links, apresentações, imagens e tudo o que você possa ter para deixar as informações mais atraentes.

2 – Faça conexões para conseguir emprego pelo LinkedIn

O LinkedIn é bem diferente daqueles usados em outras redes, como Facebook e Instagram. Por isso, aceitar e pedir para ter conexões com as pessoas que não conhece estão liberadas e são incentivadas. Afinal, muitas pessoas que estão em busca de um novo funcionário farão contato direto por mensagem.

Leia também: Como ser encontrado por recrutadores no LinkedIn?

Na hora que receber notificações com convites de conexões, observe os cargos e empresas que elas trabalham e veja se os perfis são similares ao que você é ou ao que procura. E o mesmo vale para o contrário: busque conexões com perfis interessantes que podem te ajudar ou sondar novas oportunidades (e mantenha esses contatos sempre ativos).

3 – Fique de olho nas empresas

Todas as grandes empresas do mercado têm um perfil ativo no LinkedIn e seguir as que são do seu interesse é um passo importante. Além de publicarem novos projetos e matérias importantes do segmento, algumas ainda optam por não usar a aba de vagas disponível na plataforma da rede social e publicar as oportunidades na própria timeline.

Aqui, você pode ter uma vantagem ainda maior: nesse caso, é comum que exista um e-mail ou um link que direcione para a vaga em questão. O LinkedIn permite que você consiga visualizar quem é o responsável pela oportunidade e até os membros da equipe que farão parte do processo seletivo. Por isso, tente entrar em contato, falar sobre você e definir quais as vantagens de te contratar antes de enviar o currículo.

4 – Não deixe a timeline inativa

Ter um perfil completo é somente metade do caminho andado. O LinkedIn deve estar sempre movimentado para mostrar que você está conectado às novidades. Procure por matérias e notícias que sejam interessantes para o seu setor e compartilhe na sua timeline, sempre marcando a página de origem para que possa gerar mais visibilidade e engajamento.

Caso se sinta confortável, você também pode fazer textos de sua autoria falando sobre alguma particularidade profissional que tenha acontecido com você e seja interessante de compartilhar. Esse ponto de vista poderá mostrar aos recrutadores a forma que você pensa sobre determinados assuntos e se tornar um ponto extra para a equipe de seleção.

Mas você também pode optar pela união dos dois mundos: ao compartilhar uma notícia, faça seu comentário pessoal sobre ela, mostrando o porquê você achou o tema importante o suficiente para ser compartilhado e a sua forma de pensar sobre. Com essas dicas, você entende como conseguir emprego pelo LinkedIn é uma tarefa que precisa da sua atuação e dedicação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades