Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que escrever no assunto do e-mail para enviar currículo?

mulher escrevendo e-mail para ilustrar texto sobre o que escrever no assunto do e-mail para enviar currículo

A forma mais comum de se enviar um currículo hoje em dia é por e-mail. Porém, é preciso tomar cuidado para que o seu CV não se torne um SPAM ou seja esquecido na caixa de entrada do recrutador. Por conta disso, é importante saber o que escrever no assunto do e-mail para enviar currículo, assim como no corpo da mensagem. 

Depois que você selecionou as informações importantes para o seu currículo, como suas qualificações e habilidades, lembre-se: salve o documento em PDF. Esse é o melhor formato para se enviar um CV porque não é editável e também mantém a configuração independente do dispositivo em que for acessado. Além disso, coloque um nome que seja fácil de te identificar, por exemplo: Maria_Silva_CV.pdf.

blog banner desconto em pós-graduação

É legal mencionar que o endereço de e-mail usado para entrar em contato com qualquer empresa deve ser profissional, sem apelidos ou nomes engraçados. Afinal, o e-mail é o primeiro contato que você tem com o recrutador ou seu futuro gestor. Ele deve transmitir uma boa impressão para que o seu currículo seja visto com bons olhos nessa etapa de seleção e, assim, você seja chamado para uma entrevista. 

Sabendo disso, vamos te explicar como construir essa boa primeira impressão a partir do que escrever no assunto do e-mail para enviar currículo, até a mensagem. 

Aprenda o que escrever no assunto do e-mail para enviar currículo 

Em um e-mail de seleção de vagas não basta escrever o básico “Anexo o meu currículo, obrigado”. Existe toda uma construção, que já parte do assunto. Algumas vezes, as empresas especificam como o currículo deve ser encaminhado, mas, caso isso não aconteça, é essencial ter em mente que você quer que o seu currículo seja lembrado. 

Assim, coloque a palavra “CV” ou “Currículo” no assunto do seu e-mail, assim você já indica que está interessado na vaga e elimina chances de ser ignorado. Além disso, é interessante que tenha o seu nome e a vaga (e nível) para a qual está se inscrevendo. Por exemplo: CV Maria Silva – Vaga de Designer Júnior.

Isso porque, muitas vezes, os recrutadores estão trabalhando com diversas vagas e, ao especificar a oportunidade que você está se candidatando, a filtragem fica mais assertiva. Se você deixar apenas “CV” ou “Currículo” no assunto, fica difícil, para quem está do outro lado da tela, saber qual cargo você deseja.

Fique atento também se a empresa não forneceu nenhum código que deve ser colocado no assunto para que seu e-mail não vá para a lixeira. Siga as instruções, porque alguns detalhes nessa etapa são determinantes para que você avance para a próxima fase. 

E no corpo do e-mail?

A recomendação de diversos profissionais de recrutamento e seleção é começar o e-mail com uma saudação formal. Nesse caso, você pode escolher o comprimento que preferir, desde que ele não seja exagerado. Um bom “Prezado (a)” ou até mesmo “Olá” é suficiente e, se tiver o nome do responsável que irá receber, sempre se deve endereçar corretamente: “Olá, José” ou “Prezada Ana”, por exemplo.

Nesse início, evite usar “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”, porque você nunca sabe a que horas o e-mail será lido.

Depois disso, é hora da apresentação. O primeiro parágrafo deve ser sobre você, apresentando-se de forma breve (nome e formação) e informando para qual vaga está se candidatando. Diga também sobre como soube dessa oportunidade e, caso tenha sido uma indicação, o nome de quem te indicou. 

Leia também: Carta de apresentação: como fazer um conteúdo imbatível

Então, de maneira objetiva, escreva o segundo parágrafo explicando suas qualificações, sempre lembrando quais são os requisitos da vaga. Conte sobre suas experiências acadêmicas e profissionais que podem contribuir para a empresa. Inclua suas motivações e valorize a vaga para qual está se inscrevendo. 

Antes de escrever esse parágrafo, você pode – e deve – fazer uma pesquisa sobre a empresa, para demonstrar conhecimento sobre a mesma de maneira objetiva e breve. 

Por fim, agradeça de maneira antecipada a oportunidade de se candidatar e se coloque à disposição para tirar eventuais dúvidas que possam surgir sobre você ou seu currículo e  despeça-se com educação. 

Nessa etapa, inclua mais formas de contato além do seu e-mail, como o seu celular. Também é válido adicionar seu portfólio, se tiver, e até mesmo o link para o seu LinkedIn. Dessa forma, o recrutador já tem o material necessário para te conhecer um pouco mais antes da entrevista e, também, para te contactar por mais de uma via. 

Não esqueça de informar que o CV está em anexo (e de anexar o arquivo – em PDF). Ah, e fique atento à sua caixa de entrada para responder o retorno da empresa o quanto antes!

Quais informações incluir no currículo?

O seu currículo deve conter:

Informações pessoais: Nome, Bairro, Cidade, Estado, E-mail, e Celular (com DDD).

Objetivo: em que área deseja trabalhar ou a vaga para qual está se inscrevendo.

Qualificação: sua formação acadêmica, os cursos que fez. Informe o nome do curso, a instituição e a data de conclusão. 

Experiências: seus últimos cargos, sempre colocando o mais recente primeiro. Faça uma descrição breve das suas atividades em cada um. 

Habilidades: idiomas, conhecimento de softwares e programas e outros conhecimentos. 

Pronto, agora você sabe o que escrever no assunto do e-mail para enviar currículo e ainda ir além para se destacar para a próxima etapa de seleção!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades