Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como controlar a ansiedade nos estudos

ansiedade

No dicionário, “ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa.” E existem diversas situações na vida que nos deixam assim, ansiosos. Problemas financeiros, de relacionamento, pressão no trabalho, nos estudos e tantos outros. Acontecimentos que, para muitas pessoas, são banais, para outras podem se tornar extremamente ameaçadores. No caso dos estudos, por exemplo, pode ser a apresentação de um trabalho ou um teste decisivo.

blog banner desconto em pós-graduação

O cérebro de uma pessoa ansiosa pode pregar algumas peças, principalmente no que diz respeito a memorização e raciocínio. Assim, para um estudante, todo o conteúdo aprendido  pode ser esquecido em poucos instantes de pânico. Se você sofre com esse problema, listamos algumas dicas para fugir dele.

Cinco dicas para evitar a ansiedade nos estudos

1.Faça um plano de estudos

Estudar todo o conteúdo de uma vez não é saudável. Por isso, crie um esquema de estudos com pausas para descanso e alterne as matérias. O ideal é não ultrapassar uma hora em cada disciplina.

2.Não procrastine

Se você criou um plano de estudos, ele deve ser seguido, por isso, não deixe para depois. Muitas vezes a vontade de estudar está baixa, mas as consequências serão sentidas no futuro. Então reserve pelo menos um tempo do período programado para revisar a matéria.

3.Aceite seus limites

Às vezes o esgotamento mental fala mais alto que a necessidade de estudar, quando isso acontecer, respeite o seu corpo. Estudar fatigado não traz resultados, apenas mais ansiedade.

4.Regule a sua alimentação

Alguns alimentos e bebidas podem gerar mais ansiedade quando consumidos em excesso. Isso acontece principalmente com a cafeína. É muito comum estudantes se excederem em bebidas como café e energéticos para se manterem acordados, mas isso não é benéfico.

5.Mantenha-se saudável

Ter uma boa alimentação, dormir bem e praticar exercícios físicos regularmente ajuda a regular os níveis de serotonina no corpo, um fator que ajuda muito no combate a ansiedade.

Quer seguir nossas dicas, mas não está estudando, que tal começar um curso de especialização? Confira as nossas opções presenciais e a distância e escolha o melhor para você.

Conheça nossas faculdades