Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Comunicação escrita: dicas para escrever bem

escrita

No nosso dia a dia escrevemos muito, quase que o tempo todo, seja enviando mensagens pelo celular, nas redes sociais, e-mails no trabalho ou anotações. Mas quantidade, na escrita, não significa, necessariamente, qualidade. Isso porque, com as tecnologias que facilitam a nossa interação, acabamos escrevendo pior, com abreviações e muitas vezes até com erros de ortografia e concordância. Acontece que a comunicação escrita e o bom uso dela é fundamental para ir bem nos estudos e ter uma boa colocação profissional.

blog banner desconto em pós-graduação

Não são todas as pessoas que têm facilidade com a escrita, mas você não precisa ser um Machado de Assis para escrever bem. Algumas técnicas e o conhecimento da língua são essenciais para produzir um bom texto, seja ele um trabalho de dissertação ou um simples e-mail. Se você não sabe por onde começar, separamos algumas dicas, confira.

Leia bastante

Um dos exercícios principais para quem deseja escrever bem é a leitura. Lendo, você consegue ter uma noção melhor do uso das palavras, enriquecer o vocabulário e ganhar um repertório de estilos de escrita. Você pode ler livros, revistas, artigos ou textos de opinião na internet. O importante é estar sempre em atividade.

Estude a língua

Conhecer bem a língua portuguesa é fundamental para escrever bem. Você não precisa virar um gramático e dominar todas as regras, mas saber o básico de concordância, plural, ortografia para não cometer erros primários é indispensável. Na dúvida, consulte sites especializados no assunto.

Pense antes de escrever

Muitas vezes começamos a escrever sem refletir sobre o assunto. Com isso, as frases podem ficar desconexas e o texto sem sentido. Então, antes de começar, pare e pense sobre o que você está escrevendo e, se precisar, faça um rascunho. Com certeza seu texto ficará melhor.

Busque referências

A menos que seja conteúdo sobre algo que você domine muito ou sobre a sua história, busque referências. Pesquisar o tema, entender diferentes pontos de vista e ampliar o conhecimento sobre o assunto é de extrema importância para redigir um bom texto.

Escreva de forma simples

Muita gente acha que escrever bem é escrever difícil, mas o ideal é justamente o contrário. Para facilitar a leitura, redija de forma clara e use palavras de simples compreensão. Termos rebuscados podem passar um tom arrogante e o deixa mais distante do seu leitor. Além disso, procure sempre escrever de forma direta e clara, sem muitas voltas, pois isso pode acabar entediando quem está lendo.

Abuse dos sinônimos

Ao escrever sobre um assunto, é muito comum que algumas palavras se repitam. Isso faz com que o texto fique monótono e repetitivo. Neste caso, o ideal é abusar dos sinônimos. Se o seu repertório não é tão vasto, consulte dicionários na internet, eles são ótimos aliados.

Revise o texto

Depois de escrever, revise o texto. Isso é importante para sentir se ele está coerente e se não há nenhum erro de digitação, pontuação ou gramática. Na dúvida, use um corretor ortográfico ou peça para alguém ler; uma segunda opinião pode apontar alguns vícios de linguagem que passaram despercebidos.

Outro caminho para escrever bem são os estudos. Se você já é formado, e deseja se especialar em uma área, é hora de investir em uma pós-graduação. Conheça nossas opções de cursos.

Conheça nossas faculdades