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Carreira em Pauta

Como descobrir minhas habilidades no trabalho em 4 passos

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Se um dia você já se perguntou “como descobrir minhas habilidades?” e ainda está buscando essa resposta, este artigo vai te ajudar a descobrir quais são seus pontos fortes em 4 passos. 

Este processo é importante para você conseguir traçar uma carreira alinhada com seus pontos de destaque e utilizar o seu potencial em nível máximo, se tornando um profissional completo.

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A seguir, você confere a importância desse autoconhecimento e descobre como pode realizar este processo.

A importância de conhecer os pontos fortes

Existem muitos fatores positivos para enumerar quando falamos em ter consciência dos pontos mais fortes, e o primeiro deles é que esta é a única forma possível de construir uma carreira alinhada com o seu perfil profissional. 

Sabendo quais são suas skills mais fortes, você consegue identificar os cargos nos quais terá sucesso e focar em buscar prioritariamente essas vagas. Se você possui raciocínio rápido e é bom com lógica, terá mais sucesso em carreiras ligadas a tecnologia, enquanto se for um bom comunicador e muito criativo poderá optar pelo marketing

Ter consciência das suas habilidades principais também é essencial na hora de desenvolver estratégias de sucesso para resolver problemas. Sabendo quais são seus pontos fortes, você consegue pensar em como tirar o melhor proveito delas para contornar um obstáculo, evitando depender de habilidades pouco desenvolvidas. 

Na hora da entrevista de emprego, saber comentar suas qualidades é importante. E, quanto maior for sua confiança, mais natural será o processo e mais convincente seu discurso soará para o empregador, contando como um ponto a favor no processo. Você conquista o entrevistador se mostrando seguro na entrevista. 

Como descobrir minhas habilidades em 4 passos

1 – Pratique o autoconhecimento

O primeiro passo para você conseguir identificar suas habilidades mais desenvolvidas é praticar o autoconhecimento. Não existe uma única maneira de realizar este processo, sendo algo individual e que varia de acordo com a personalidade de cada profissional. 

Portanto, você precisará encontrar a sua maneira de fazer uma análise das características pessoais que você acha que são seus pontos fracos e skills que ainda precisa desenvolver. Você pode trazer fatos da sua vida pessoal para sua análise e interpretar os motivos que levam isso a acontecer a partir da sua personalidade. 

2 – Entenda como suas habilidades se manifestam na prática

Saber como suas principais características se manifestam na prática vai te ajudar a identificar quais situações no ambiente de trabalho serão favoráveis para você atuar e quais você deve solicitar ajuda de outro colega. 

Este conhecimento vai te ajudar a entender quais áreas você tem mais aptidão para atuar, com base na representação técnica do seu potencial. Por exemplo: uma boa comunicação que se manifesta de forma escrita encaixa melhor em funções internas na empresa, como no RH, enquanto a boa comunicação oral é fundamental para profissionais que participam ativamente de vendas e negociações. 

3 – Experimente atividades distintas no trabalho

Mesmo já identificando qual é a área mais indicada para o seu perfil profissional, ainda é preciso definir quais são as funções que suas habilidades fariam com que seu desempenho fosse acima da média. 

Para isso, vale uma conversa com seus gerentes para negociar um período de “experiência interna”. Ou seja, durante alguns meses, você acompanharia diferentes funções dentro da área escolhida, entendendo quais são as responsabilidades de cada uma delas e estudando onde você renderia melhor. 

Para que esta proposta dê certo, você precisa saber lidar com diferentes funções de forma paralela, ou seja, ter a habilidade de ser multitarefa bem desenvolvida. Porém, se você negociar com seus líderes apenas acompanhar o serviço de colegas nestas funções, para ter mais tempo para se dedicar ao seu cargo atual, será o melhor cenário possível. 

4 – Peça feedback dos seus colegas

Quem enxerga o trabalho de fora consegue dar feedback sobre quais são nossas características que mais se destacam. Por este motivo, não se sinta envergonhado de pedir um feedback dos seus gestores e colegas. 

Muitas vezes, ouvir as pessoas ao nosso redor também ajuda a notar no que estamos deixando a desejar ou no que podemos melhorar. Nessa análise, entenderemos melhor, inclusive, quais habilidades temos potencial de aprimorar e tornar um novo ponto forte.

Gostou das nossas dicas? Ao seu questionar “como descobrir minhas habilidades” ,lembre-se do nosso artigo e de que uma pós-graduação fará com que você esteja sempre à frente dos seus concorrentes em qualquer processo seletivo!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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