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Carreira em Pauta

Como dizer não educadamente ao chefe e evitar constrangimento

mulher fazendo não com o dedo em um ambiente de escritório para ilustrar pauta sobre como dizer não educadamente

Você já cancelou algum compromisso importante, chegou atrasado na aula para ficar até mais tarde no escritório ou aceitou uma demanda maior do que poderia só porque não sabia como dizer não educadamente ao seu chefe? Na maioria das vezes, essa situação acontece porque as pessoas têm medo de perder o emprego – especialmente em períodos de crise econômica –, ou de passarem a ser vistas como colaboradores sem comprometimento.

Além disso, o ser humano tem uma tendência natural de buscar aprovação e, por esse motivo, acaba dizendo sim para coisas que, na verdade, não quer fazer. No entanto, aprender como falar não é essencial para o bem da sua saúde mental. Sabemos que essa pode parecer uma situação complexa, mas é possível recusar um pedido do seu líder sem criar uma situação embaraçosa ou se prejudicar no ambiente de trabalho. Quer saber como? Acompanhe este artigo.

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Por que saber como falar não ao chefe é importante?

A verdade é que ninguém quer se negar a fazer alguma tarefa no trabalho, especialmente se ela é solicitada pelo seu gestor, não é mesmo? Porém, além dessa atitude ser boa para o seu bem-estar psicológico, também pode ser vista pelo seu chefe como um sinal de postura profissional firme.

Dizer não mostra que você entende quais são as prioridades e por quais motivos elas são importantes para você. E isso também te ajudará a se organizar com um cronograma repleto de significado e propósito. Claro que tudo isso só poderá acontecer se você souber falar “não” da maneira correta, como veremos a seguir.

Como dizer não educadamente ao seu chefe em 5 passos

 1 – Não responda imediatamente

Este é um dos pontos fundamentais para quem quer saber como dizer não educadamente. Serve não apenas para lidar com líderes ou gestores, mas para outras situações no ambiente de trabalho. Antes de tudo, é importante que você não se sinta pressionado a responder de forma imediata.

Se o seu chefe te chamar para saber se você pode aceitar uma nova demanda de trabalho e você já estiver no meio de uma outra tarefa, pergunte se vocês podem voltar ao assunto mais tarde. Dessa forma, com mais calma, você poderá explicar que já tem muitas atividades ou projetos e oferecer uma alternativa a ele.

 2 – Dê uma justificativa válida

É fato que apenas dizer que não vai poder realizar o trabalho que foi solicitado não é suficiente. Afinal, ninguém ficaria satisfeito apenas com essa resposta, principalmente seu chefe. Por isso, é preciso que você dê uma justificativa legítima que não seja apenas “estou muito ocupado”.

Leia também: Como falar bem: 6 erros que você não deve cometer

Por exemplo, se ele pedir para que você ajude a treinar um novo colega de trabalho, mas você já tem muito trabalho ou um prazo de entrega que já está próximo, converse com ele gentilmente, listando essas tarefas que já estão sob a sua responsabilidade. Não é possível fazer várias coisas ao mesmo tempo e entregar bons resultados. Além disso, se a nova demanda for mais importante do que as anteriores, ele poderá remanejar o seu trabalho para outro colega ou alterar os prazos de entrega.

3 – Sempre ofereça uma alternativa

Agora que você já pensou com calma e consegue explicar por que não conseguirá fazer o trabalho solicitado, é hora de apresentar uma solução. Por exemplo, quando o seu chefe pede para você ficar até mais tarde numa sexta-feira e você já tem planos, que tal se oferecer para fazer umas horas extras no sábado de manhã ou até mesmo chegar mais cedo na segunda-feira?

O importante é pensar em alternativas que não prejudiquem a empresa, mas que também te ajudem a manter o equilíbrio mental no trabalho e não prejudiquem a sua vida pessoal. Além disso, colaboradores que são capazes de apresentar alternativas são muito valorizados no mundo corporativo.

4 – Demonstre empatia

É praticamente impossível saber como dizer não ao chefe de forma gentil sem antes saber o que é a comunicação empática. De forma resumida, praticar a empatia é saber ouvir a outra pessoa com total atenção para conseguir entender os sentimentos e perspectiva dela.

Por exemplo, você pode responder escrevendo – ou falando – algo do tipo “eu entendo que essa é uma tarefa importante e precisa ser feita o quanto antes, mas infelizmente eu não tenho tempo suficiente no meu cronograma para dar a atenção que ela merece.” Enfim, é importante sempre começar demonstrando que você reconhece a importância do que a outra pessoa está pedindo.

5 – Finalize a conversa de forma firme

Por último, mas também muito importante, é necessário encerrar a conversa de forma firme, educada e muito clara. Especialmente se for uma conversa por e-mail ou chat. Você pode finalizá-la com frases simples e efetivas como “obrigado (a) pela compreensão”. Assim, você não deixa brechas para que o seu e-mail seja interpretado de outra forma pelo seu chefe.

Procurar dicas de etiqueta e de comunicação efetiva no uso de e-mails também pode te ajudar a entender como dizer não com elegância nos meios digitais. Assim, antes de enviar um e-mail com a resposta ou ter uma conversa com seu chefe para dizer que não pode fazer algum trabalho, é necessário que você reflita, entenda que a sua mensagem precisa ser firme e ao mesmo tempo empática, além de totalmente clara.

Lembre-se também de que sugerir uma solução fará com que ele te enxergue como um profissional com quem pode contar na hora de buscar alternativas. Gostou deste artigo? Agora que você já sabe como dizer não educadamente para o seu chefe, esperamos que você consiga equilibrar melhor as suas demandas no trabalho com a sua vida pessoal e seus estudos.

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Autor: Equipe Blog Portal Pós

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