Ir para o conteúdo
Você na Pós

Saiba como é a pós-graduação em Engenharia de Produção

engenheira com notebook na mão para ilustrar conteúdo sobre pós-graduação em Engenharia de Produção

Está procurando uma especialização que te ajude a crescer em um mercado com grande demanda por profissionais? Então, a pós-graduação em Engenharia de Produção, reconhecida pelo CREA desde outubro de 2022, pode ser uma excelente oportunidade para você. Essa área lida com todo o processo de manufatura de um produto em diferentes indústrias – e cada vez mais surge a necessidade de contratar profissionais capacitados e atualizados.

Neste artigo, te mostraremos um pouco mais sobre o trabalho neste setor e porque você precisa investir numa pós-graduação na área. Acompanhe a seguir.

O que é Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção é a área que projeta, implanta, faz a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços. Além disso, ela é responsável por prever e avaliar os resultados desses sistemas na sociedade e meio ambiente. Para isso, ela usa os princípios da engenharia, tecnologia, manufatura e ciência da gestão. De forma resumida, está relacionada ao projeto e planejamento que faz parte de todo o processo de criação de um produto.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Em quais áreas um profissional da engenharia de produção pode trabalhar?

Um profissional com certificado em pós-graduação em Engenharia de Produção pode trabalhar como engenheiro industrial, gerente de produção e assistente de engenharia de produção. Quando atua como engenheiro, esse profissional deve ser responsável por supervisionar e trabalhar para a melhoria da fábrica e de seu maquinário. 

Ele precisa dar suporte aos times de engenheiros, elaborar protocolos de segurança, relatar problemas ao gerente e desenvolver estratégias para aumentar a eficiência e o lucro da empresa. Veja a seguir quais são as principais áreas nas quais um engenheiro de produção pode trabalhar:

Engenharia de operações e processo de produção: nessa área, o profissional é responsável pelos projetos, operações e melhorias de sistemas que são utilizados para criar e entregar bens ou serviços primários.

Logística: quem se especializa em Engenharia de Produção pode trabalhar com o desenvolvimento de técnicas e soluções envolvendo transporte, movimentação, estoque e armazenamento de produtos e insumos. O objetivo é reduzir custos e garantir a disponibilidade dos produtos. 

Engenharia do produto: área que usa ferramentas e processos para planejar, organizar, tomar decisões e executar ações relacionadas à estratégia e à operação de desenvolvimento de novos produtos.

Além destas, também é possível trabalhar em pesquisa operacional, engenharia da qualidade, engenharia organizacional, engenharia econômica, engenharia do trabalho e engenharia da sustentabilidade.

Como é a pós-graduação em Engenharia de Produção

Quem deseja seguir nessa área precisa sempre se atualizar através de palestras, seminários e cursos. Porém, a especialização através de um curso de pós-graduação precisa ser o passo seguinte à graduação. Para fazer essa especialização, você pode ser um profissional da engenharia, mas não apenas. 

Leia também: Pós-graduação em Engenharia: conheça os principais cursos da área

Graduados em contabilidade, administração, economia, sistemas de informação e áreas correlatas que tenham interesse em desenvolver ou atualizar conhecimentos em gestão de produção ou processos produtivos também podem fazer essa pós.

O que você vai aprender durante o curso:

  • Identificar e propor soluções para os problemas das companhias utilizando conhecimentos tecnológicos, administrativos e financeiros aplicados à Engenharia de Produção;
  • Tendências atuais que são utilizadas na aplicação de técnicas de gestão da produção e de operações;
  • Técnicas para gestão de negócios que servirão para capacitar quem deseja ocupar um cargo de gerente ou cargos administrativos dentro da empresa. Para isso, são ensinados conceitos de gestão da produção, gestão de projetos, gestão de custos, gestão de pessoas, gestão de logística, gestão de qualidade e de desenvolvimento do produto; 
  • Os profissionais também aprendem a utilizar ferramentas de estatística, matemática, e de computação que ajudam na tomada de decisões durante todo o processo de controle de sistema de produção e distribuição de produtos e serviços.

Para aprender tudo isso, o curso conta com uma grade curricular muito bem estruturada, com disciplinas que cobrem temas de gestão, ferramentas e pesquisas. Entre as principais estão a engenharia de desenvolvimento de produtos, gestão ágil de projetos, BI, pesquisa operacional aplicada e simulação, gestão da cadeia de suprimentos e logística, gestão de custos e análise de viabilidade financeira e administração da produção.

Como vimos, a área de Engenharia de Produção oferece muitas possibilidades para quem se especializa e o curso de pós-graduação garante a estrutura curricular necessária para te preparar para esse mercado. Se interessou por essa carreira? Então faça a sua pós-graduação e estude de onde estiver, com horários flexíveis e estrutura completa para a sua formação. Confira mais informações no portal Anhanguera

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades