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Mercado de Trabalho

Como é uma entrevista de emprego? O que falar? Saiba!

como é uma entrevista de emprego

Conquistar uma vaga de trabalho envolve diversas etapas, começando pela candidatura em plataformas e a criação de um bom currículo, até chegar no contato para participar do processo seletivo. A partir de então, as etapas podem ser maiores ou menores, dependendo do cargo ou da empresa. Para quem está começando ou nunca passou por um processo formal, vamos contar tudo sobre como é uma entrevista de emprego e o que falar. 

Independente de como é feito o processo, sempre há a etapa da entrevista, pois apenas conversando melhor e conhecendo o candidato é possível que a empresa saiba se ele é ou não adequado para ocupar a vaga. 

Mas a verdade é que a entrevista pode ser mais simples se o candidato estiver preparado. Afinal, é preciso ser sincero e saber destacar suas habilidades. 

Como é uma entrevista de emprego?

Ao fazer uma entrevista, o candidato tem uma conversa individual, ou seja, sem outros concorrentes para a vaga. A pessoa responsável por fazer as perguntas geralmente é um representante do RH, mas pode estar acompanhado do gestor da equipe para a qual vai trabalhar. 

Há ainda a chance de haver mais de uma entrevista, conforme avança no processo e outras pessoas relevantes também precisam conhecer o profissional antes que uma decisão seja tomada. 

A entrevista pode ainda ser presencial ou online, caso a empresa adote um sistema híbrido ou remoto de trabalho. Quando é presencial, costuma acontecer na sede da empresa ou ainda em um terceiro local, quando a organização contrata um especialista em recrutamento para o processo. 

Ao chegar no local (de preferência antes da hora marcada), o candidato é direcionado para a sala onde a conversa ocorrerá. Quando o entrevistador chegar, ele irá se apresentar e fazer uma introdução, falando mais sobre a empresa e a vaga. A partir daí, iniciará o questionamento. A entrevista tem diversos propósitos, como:

Conhecer a experiência profissional

O resumo do que o candidato já fez está em seu currículo, mas durante a conversa é possível detalhar mais, comentar sobre o que mais gosta em seu ofício, quais desafios enfrentou, o que aprendeu com isso. 

Identificar as habilidades comportamentais

Também é por meio de perguntas que o entrevistador consegue ter uma noção sobre o comportamento do candidato. As soft skills se tornaram ferramentas importantes na escolha do perfil profissional. Durante a conversa, já é possível tirar conclusões como se a pessoa é muito tímida ou mais sociável, se sente segurança no trabalho realizado ou se acredita que pode contribuir com a empresa. 

Avaliar o fit cultural

Por mais adequado que seja para o cargo, o profissional pode ter uma visão de mercado ou objetivos que conflitem com os da organização. As empresas investem em uma cultura e se identificar com isso pode ser o diferencial para conquistar a vaga. 

O que falar em uma entrevista de emprego?

O primeiro passo para saber o que falar em uma entrevista é conhecer as principais questões que podem ser feitas. Não há regras, mas algumas perguntas são básicas para que o entrevistador avalie o candidato. Conheça algumas:

  1. Conte sobre você
  2. Quais são seus pontos fortes e fracos?
  3. Quais os seus objetivos com essa vaga?
  4. Por que você quer sair do seu emprego?
  5. Como você se vê em cinco anos?
  6. O que você tem a oferecer neste cargo?
  7. O que você espera dessa vaga?

Conhecendo quais as principais questões que podem ser perguntas, fica mais fácil se preparar e saber o que falar. Confira nossas dicas para dar boas respostas e impressionar os recrutadores:

Saiba se autoavaliar

Esse é um exercício importante para qualquer pessoa que queira lidar melhor consigo mesma e com aquelas que a rodeiam, tanto na vida pessoal quanto profissional. Ao nos conhecermos, conseguimos desenvolver ferramentas para lidar com nossas limitações e impulsionar nossas qualidades. 

Portanto, ao se autoavaliar, veja quais características de sua rotina de trabalho você executa com mais facilidade, como você se organiza, como são suas relações com os colegas. Tudo isso permitirá saber se trabalha bem em equipe ou se acredita que tem potencial de liderança, por exemplo.

Saiba indicar resultados 

Nem toda ocupação pode ter resultados medidos em números, mas há outras formas de indicar o sucesso de um projeto como uma promoção, a repercussão positiva no mercado, a atenção da mídia ou de colegas, premiações, etc. 

Indique como você realiza seu trabalho tentando demonstrar na prática o efeito que isso teve na empresa. 

Mostre seu engajamento com a carreira

Para quem está começando no mercado de trabalho, ou mudou de carreira ou apenas se dedica ao crescimento profissional, seguir estudando é uma importante ferramenta para aumentar o conhecimento. 

Fazer uma especialização, como a pós-graduação Anhanguera, permite ampliar sua capacitação e indica para o entrevistador seu comprometimento com a carreira. 

Agora que você já sabe como é uma entrevista de emprego e o que falar, não perca tempo e comece agora a se preparar para o seu futuro profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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