Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como empreender em diferentes áreas

empreender

O desejo de empreender pode acontecer em diferentes cenários: vontade de começar um novo negócio, mudança de área de atuação, desemprego etc. Mas entre ter uma ideia e começar a lucrar, existe um grande caminho a ser seguido. Alguns setores são mais simples que outros, mas todos precisam de planejamento e estudo de mercado. Para facilitar, vamos dar alguns exemplos de empreendimentos e como ter novas ideias.

blog banner desconto em pós-graduação

Coaching

Se você é comunicativo, gosta de se relacionar com diferentes tipos de pessoas e é disciplinado, empreender como coach pode ser um bom caminho. Ao contrário dos outros empreendimentos, que muitas vezes exigem um local, funcionários e mercadorias, neste caso você e seu conhecimento são os seus produtos.

Você pode iniciar com um MBA em liderança e coaching na gestão de pessoas e, em seguida, começar a divulgação pela internet. Se você se destacar e conseguir muitos clientes, pode abrir uma empresa, dar palestras e cursos.

E-commerce

Se você pretende ter uma marca ou apenas revender produtos, que tal começar pelo comércio eletrônico? Hoje em dia, as pessoas estão mais conectadas à internet e, consequentemente, realizando mais compras online. Desta forma, esta modalidade de comércio está cada vez mais confiável e segura.

Atualmente, existem diversas plataformas nas quais são possíveis hospedar os sites e moldá-los de acordo com suas necessidades. Assim, montar a sua loja fica mais simples e barato do que uma loja física, além de ser possível vender 24h por dia, todos os dias da semana.

A divulgação pode ser feita por meio de páginas nas redes sociais, anúncios em sites de interesses em comum, além do conhecido boca a boca. Com investimento pequeno, seu negócio pode ter um grande retorno.

Serviços

Quando pensamos em empreender, muitas vezes a venda de produtos é o que mais se destaca entre as opções. Mas uma área muito relevante é a de prestação de serviços. Quantas vezes você já precisou de alguém para consertar algo em casa, ficou sem tempo para passear com os cães, levou roupas para lavanderia etc?

O setor de serviços está constantemente em expansão e sempre tem espaço para novas ideias. Então, observe ao redor, estude o seu ambiente, entenda as necessidades da sua comunidade e busque ideias para resolvê-las.

O que fazer antes de empreender

  • Estudo de mercado é imprescindível;
  • Estruturação de um plano de negócio com todas as etapas de desenvolvimento;
  • Estudo sobre a divulgação do negócio;
  • Entendendimento sobre o funcionamento das finanças e contabilidade da empresa.

Para ter ideias novas

Não fique pensando em ter ideias de negócios. É importante que ela aconteça de maneira orgânica. Faça um brainstorm e coloque no papel tudo o que passar pela sua cabeça. Ser observador conta pontos na hora. Por isso, anote tudo, não importa hora nem lugar. Veja umas dicas:

  • Pensou em uma coisa diferente? Anote;
  • Converse com os mais variados tipos de pessoas, é importante que a sua ideia seja avaliada por diferentes visões;
  • Toda ideia é válida, das mais diferentes às mais tradicionais;
  • Busque soluções para problemas. Pense que o seu negócio deve ser uma solução e não só mais um na multidão.

As possibilidades para empreender são enormes e para o seu negócio ser um sucesso, você pode se especializar. Por isso, existe o MBA em Inovação e Empreendedorismo.

Conheça nossas faculdades