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Carreira em Pauta

Como equilibrar vida pessoal e profissional? 5 dicas para colocar em prática

mulher com tênis em uma mão e sapato de salto na outra para ilustrar texto sobre como equilibrar vida pessoal e profissional

Um dos maiores desafios da atualidade tem sido a busca do indivíduo em conciliar o trabalho com a rotina pessoal. E isso se tornou ainda mais intenso há mais de um ano, quando muitas empresas adotaram o home office. Porém, não dar a devida importância aos momentos de descanso e lazer pode trazer sérias consequências. De acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), 745 mil pessoas morrem por ano por trabalhar demais. Mas como equilibrar vida pessoal e profissional na prática?

Às vezes, o profissional nem percebe que está exagerando ou ultrapassando demais a jornada ideal de trabalho e, quando se dá conta, já está completamente envolvido em horas extras e demandas que não param de chegar. Além disso, muitas pessoas, com medo de perder o emprego, acabam se submetendo ao trabalho em excesso, sem impor limites. Assim, emendam o expediente oficial com a noite e finais de semana.

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No entanto, segundo dados da OMS, o profissional que trabalha 55 horas ou mais por semana tem 35% mais riscos de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) e 17% a mais de morrer de doença cardíaca – ao comparar com quem atua dentro de uma carga horária de 35 a 40 horas semanais. Sendo assim, é urgente a busca pelo equilíbrio, pois, a longo prazo, essa rotina exaustiva pode trazer consequências irreversíveis, além de gerar instabilidade nas relações sociais, como amigos e família.

Com o tempo, a pessoa acaba sentindo os primeiros sintomas físicos devido ao cansaço ou fadiga excessiva, pois, com uma rotina focada no trabalho, o organismo não repõe toda a energia que deveria. Dessa forma, acaba gerando também mais ansiedade e estresse, com mal-estar físico e mental. Por conta disso, é natural sentir também dores pelo corpo e uma preocupação constante com prazos e obrigações que dominam os pensamentos, causam bloqueios criativos e não deixam o cérebro “desligar”.

5 dicas de como equilibrar vida pessoal e profissional na prática

1 – Estabeleça prioridades

A partir do momento que você entende o que é prioridade na rotina, tanto pessoal quanto profissional, você também se sente no controle de tudo e diminui a ansiedade. Dessa forma, crie um cronograma com os prazos e anote quais são as tarefas do seu dia de acordo com a sua carga horária de trabalho. Comece pelas demandas que, na sua análise, são as mais urgentes ou importantes e depois parta para as demais.

2 – Planeje a sua semana

Quando você inicia a semana já com um planejamento do que precisa ser feito, você se organiza e tem uma ideia macro das suas tarefas. Assim, você consegue visualizar e manter o foco na sua rotina semanal, mas esteja ciente também de que imprevistos acontecem e você pode inserir demandas extras. Porém, caso isso aconteça com frequência na sua área, reserve um tempo na agenda para essas demandas de forma que não ultrapasse o seu expediente.

3 – Saiba dizer NÃO

Saber dizer não pode ser algo difícil para algumas pessoas, mas é extremamente importante colocar limites porque, caso contrário, o outro lado vai achar que está tudo bem e que você dará conta de tudo. Desse modo, caso você receba algum projeto grande de trabalho, questione o prazo, tente negociar ou explique que você não consegue devido a tais fatores. Nesse momento, a transparência pode ser uma grande aliada e ajuda adequar o que for melhor para ambos os lados.

4 – Distribua tarefas

Quando você se der conta de que o acúmulo de trabalho saiu do controle e de que você não conseguirá entregar tudo de acordo com a sua carga horária e prazos estabelecidos, acione a sua equipe e peça ajuda. Avalie o que precisa ser feito ou resolvido exclusivamente por você e as demais atividades tente distribuir com quem está mais tranquilo. Isso também pode ser feito com responsabilidades pessoais, que às vezes acabam trazendo preocupações também, então aprenda a pedir auxílio.

5 – Desconecte-se nas horas livres

Quando encerrar o expediente ou estiver de folga, desconecte-se de tudo que seja relacionado ao trabalho. Tente não olhar e-mails ou responder mensagens corporativas. Pode surgir alguma exceção, mas tome cuidado para não se tornar um hábito. É fundamental se desconectar, aproveitar esse tempo para descansar, se distrair e fazer as coisas que gosta, como ler um livro, ver um filme, praticar algum exercício físico ou  outras atividades de sua preferência.

Essas dicas são essenciais para ajudar a entender como equilibrar vida pessoal e profissional. Não deixe para colocar em prática apenas quando tudo já estiver fora de controle. Comece hoje mesmo a avaliar o que precisa ser mudado e tenha mais qualidade de vida. Agora, que tal conhecer os benefícios da leitura e saber por que ler é tão importante? Aproveite!

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