Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Não consegue crescer na carreira? Estes podem ser os motivos

Crescer na carreira é o objetivo de todo profissional. Porém, não basta somente pegar o diploma universitário e entrar na área que se formou. É importante querer mais e traçar metas. Com um mercado de trabalho competitivo, que busca todos os dias as pessoas mais qualificadas e em constante aperfeiçoamento, você deve se manter atento para não ficar para trás.

Assim, para obter crescimento profissional, adote estratégias que contribuam nesse processo e possa manter você longe da zona de conforto, arriscando-se sempre que houver a oportunidade. Vale destacar que, antes de tudo, é fundamental fazer uma autoanálise para entender como está a sua carreira hoje e identificar o que pode ser melhorado.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

É interessante, inclusive, pedir feedbacks aos gestores e colegas de trabalho para que, a partir disso, você possa visualizar como crescer profissionalmente.  Outro ponto que deve fazer parte desse plano é decidir se você deseja seguir na mesma empresa em que atua – avaliando se há chances de promoções de cargos e de novos desafios no dia a dia – ou se seria melhor apostar numa mudança de trabalho e evoluir em outros ambientes.

6 motivos que fazem você não crescer na carreira

1 – Desmotivação

Quando fizer a análise da sua carreira, tente entender como anda a sua motivação com relação à empresa, à gestão e às atividades que realiza atualmente. Sentir-se desmotivado é uma grande armadilha que impede que a pessoa cresça. Por isso, identifique se o desânimo vem por falta de reconhecimento, rotina desgastante, falta de vontade de produzir ou estresse diário. Dessa forma, você também conseguirá decidir se deseja ficar na mesma empresa ou mudar.

2 – Não correr riscos

Um profissional estagnado não tem como crescer na carreira. É preciso estar em movimento para perceber essa evolução e amadurecimento. Inclusive, errar faz parte desse processo de aprendizado. Para que você possa atingir metas e ser visto, você precisa correr riscos, apresentar ideias e buscar sempre fazer coisas diferentes. Desse modo, você irá se sobressair no ambiente de trabalho, tornando-se um profissional mais dinâmico e proativo.

Leia também: Como sair da zona de conforto e crescer profissionalmente?

3 – Não definir objetivos

Quando não há objetivos, você deixa as coisas acontecerem sem rumo e poderá, muito provavelmente, chegar a lugares profissionais que não tenham a ver com você ou que se sentirá ainda mais desmotivado. Por isso, planeje o que você deseja para a sua carreira com base nas suas preferências, propósito de vida e tendências de mercado. Por meio de metas bem definidas, você irá trilhar um caminho que certamente te fará mais feliz e receberá o reconhecimento esperado – e isso inclui salários melhores.

4 – Falta de foco e gestão do tempo

Para que você possa progredir é fundamental ter foco, pois, sem ele, você seguirá sem perspectivas e dificilmente atingirá objetivos profissionais. Por isso, vale mencionar a importância da gestão do tempo, que é uma grande aliada para o alcance de todas as metas e projetos. Dessa forma, você também conseguirá identificar o que é prioridade na sua rotina e terá mais controle das suas atividades. Faça um cronograma seguindo a linha do que é urgente primeiro e risque de acordo com cada tarefa concluída.

5 – Ser negativo e inseguro

A pessoa negativa, geralmente, quando tem a oportunidade de fazer algo novo para desafiar-se, acaba desistindo antes de tentar porque acredita não ser capaz. Isso acontece muitas vezes por insegurança e comodidade, pois sabe que essa ação irá tirá-lo do que lhe parece confortável. Ser muito negativo e inseguro impede você de assumir novos cargos e de progredir na carreira, pois não será visto como um profissional preparado para assumir funções que requerem mais responsabilidade.

6 – Falta de interação com a equipe

Quando você centraliza as atividades em você, sem interagir ou pedir ajuda aos colegas de equipe, além de ficar com excesso de trabalho, você perde a oportunidade de aprender com os demais e de interagir sobre diferentes assuntos. Por isso, seja uma pessoa sociável e aberta a novas ideias de quem está ao lado. 

Assim, também irá crescer como profissional, pois você compartilhará conhecimentos e experiências distintas. Vale também participar de workshops, palestras e eventos com profissionais de outras empresas, mas da mesma área que a sua para aumentar o networking e ampliar sua rede de contatos.

Avalie se você está entre esses motivos que impedem de crescer na carreira e comece a mudar hoje mesmo as suas atitudes. Elabore o seu plano de crescimento profissional e coloque em prática as suas estratégias. Aproveite e confira os cursos da Unime Pós-Graduação em diversas áreas do conhecimento na modalidade EAD. Invista nos estudos no formato on-line e tenha mais flexibilidade e comodidade para aprender de onde e quando quiser, recebendo em menos de um ano a sua certificação.

Quer saber mais sobre carreira e outros assuntos de educação profissional? Ouça o podcast Carreira em Pauta! O episódio de estreia conta com a participação do Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page, que traz dicas para quem busca decolar no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades