Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como escolher o curso certo para minha profissão?

Como escolher o curso certo para minha profissão?

Se você já tem uma profissão encaminhada ou mesmo deseja investir em uma nova carreira por meio de um curso, saber qual o caminho seguir, muitas vezes torna-se complicado. Além disso, alguns pontos devem ser considerados para que o investimento não seja em vão, ainda mais em momentos em que tanto o Brasil, quanto o mundo, passam por problemas econômicos gerados pela crise do novo coronavírus. Veja como escolher o curso certo para sua profissão.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

No entanto, algumas considerações podem ajudá-lo a conhecer o curso certo para sua sua profissão, em modalidade, tempo e dinheiro necessários para que esse sonho seja um complemento e não um tormento. Por isso separamos um checklist eficiente que se encaixe, inclusive, em suas habilidades. Confira!

Desenvolva seu autoconhecimento

Para desenvolver seu autoconhecimento e assim chegar mais próximo do resultado para escolher o curso com menos probabilidade de errar, uma das bases indicadas é pensar em sua realização pessoal. Afinal, realizar-se profissionalmente é nada mais do que um complemento de boas condições para uma vida plena e feliz.

Desta forma, faça uma autorreflexão sobre sua situação atual, passando por diversos aspectos de vida. Além disso, relacione seus pontos fortes e fracos, juntamente com propósitos, objetivos e possíveis caminhos para alcançá-los. Vale incluir nessa autorreflexão itens e fatores que o motivam, bem como os que o desmotivam.

Dentro dessa jornada de autoconhecimento é importante saber responder (ou ainda procurar respostas) sobre: qual a percepção que as outras pessoas têm de mim? O que me faz feliz? Qual a história que construí para chegar até aqui? O que eu quero deixar para o mundo, em forma de colaboração e ações?

Pesquise informações sobre profissões de seu interesse

Uma das melhores maneiras de pesquisar e desvendar de fato o curso mais indicado para você é ir além no aprofundamento de questões relativas ao dia a dia de profissionais atuantes na área. Por isso, vale a pena conversar com pessoas que sejam referências dentro do mercado, além de descobrir sobre condições financeiras, salariais, ambiente de trabalho, perfil dos profissionais e modelos de empresa em que poderia atuar.

Além disso, é muito importante buscar informações sobre quais tipos de cursos, como por exemplo, pós-graduação ou MBA, entre outros, seriam complementares à sua formação para que atuasse nas áreas selecionadas. A construção de uma base de informações levantadas a partir de situações reais, tornam o processo menos árduo para a escolha de seu curso.

Informe-se sobre as áreas de conhecimento

Um dos primeiros passos a ser tomados em direção a escolha do curso certo é entender em qual área de conhecimento você está inserido profissionalmente. O mesmo vale para quem se interessa por uma nova área, mesmo que mude completamente sua vida profissional e também seu conhecimento.

Para tanto, é também de extrema importância avaliar como suas habilidades estão inseridas nestas áreas. Assim, conhecer as particularidades oferecidas e estar encaixado em Humanas, Exatas ou Biológicas – e suas áreas correlatas, faz com que a busca seja mais completa e facilitada.

Pesquise sobre as instituições de ensino

Dentro do mercado de educação continuada após a graduação, há um universo completo para ser conhecido. Por isso, vale pesquisar sobre como funcionam as aulas, quais laboratórios estão disponíveis, como são as ferramentas de apoio ao aluno, qual a probabilidade de estagiar dentro do programa de estudos ou até mesmo arrumar um emprego?

Além disso, é fundamental que você esteja preparado para lidar com a responsabilidade assumida em concentrar-se e levar a sério o tempo e dinheiro investidos no curso. Entenda, por exemplo, como anda sua saúde mental e qual o tempo que poderá considerar para dedicar-se. Invista em você de forma coerente e com paciência. E lembre-se: a escolha do curso certo para sua profissão ou mesmo para a profissão que deseja começa por você.

Preparado para escolher o curso de seus sonhos? Acesse o Portal Pós e descubra um universo de possibilidades dentro de muitas áreas de conhecimento. 

Conheça nossas faculdades