Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Profissional de sucesso: quando a carreira encontra a habilidade

profissional de sucesso

Juntar a carreira com habilidades pessoais parece ser o sonho de todo profissional. Afinal, destacar-se em seu mercado de atuação e ainda ter prazer no que faz, não é um privilégio que todos possuem. Ainda mais com condições adversas da economia mundial e a procura cada vez mais acirrada para aprimorar qualidades. Ser um profissional de sucesso, exige, além de tudo, dedicação e estudos. Por isso, separamos algumas dicas que podem auxiliá-lo na busca de seu entendimento para seguir a carreira correta. Confira.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Saiba quais são suas habilidades

Conhecer seu perfil profissional é imprescindível. Para fazer isso bem, você deve focar tanto em suas habilidades quanto em suas deficiências. Em relação às suas habilidades, procure aproveitá-las ao máximo no dia a dia do trabalho, de forma a contribuir para o rendimento de sua equipe. No que diz respeito às deficiências, verifique se é possível contorná-las.

Como fazer isso? Se você é uma pessoa tímida, mas que precisa fazer apresentações, além de se relacionar bem em grupo, você pode, por exemplo fazer cursos de oratória e relacionamento interpessoal. Há, inclusive, uma máxima que diz que o ideal de uma carreira bem-sucedida é comportar-se da melhor maneira como se estivesse no cargo que deseja e não de acordo com o cargo que ocupa no momento.

Nunca deixe de questionar

Não tenha medo de perguntar sempre que tiver dúvidas. Esse é melhor método para continuar a aprender e melhorar seu desempenho dentro de seus afazeres e ambiente de trabalho. Desta forma, também evita que erros sejam recorrentes entre suas ações ou que ainda, esses erros impactem de forma negativa no trabalho da equipe que o acompanha.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Além disso, questionar e esclarecer suas dúvidas, faz com que você pareça uma pessoa interessada, bem como preocupada com o resultado positivo de uma avaliação ou trabalho. O fato de ser questionador também melhora seu crescimento pessoal, uma vez que amplia o conhecimento.

Não deixe  de continuar seus estudos

Por mais que você esteja contente em sua carreira e que isso o deixe em uma posição confortável, procure sempre continuar seus estudos. Assim, se terminou sua graduação, que tal aprimorar o conhecimento e engrandecer seu currículo com uma pós-graduação ou MBA?

Além disso, vale exercitar a mente e ler documentos, e-books e livros que sejam afins à sua área de trabalho. Conhecimento nunca é demais, ainda mais para quem busca o sucesso profissional ou até mesmo o sonho de investir em novas frentes ligadas às suas habilidades.

Procure referências em sua área

Bons exemplos profissionais estão por toda parte. Esses podem ser apresentados como grandes executivos de renome, professores influentes, políticos e atuantes em causas de cunho social, por exemplo. Por isso, procurar se espelhar em grandes e boas referências faz com que sua esperança cresça.

Sempre que possível, descubra palestras, programas, webinars, entre outras formas que o façam conhecer trabalhos memoráveis e que sirvam de inspiração para que você trilhe o caminho do sucesso esperado.

Busque as soluções e aprenda com os problemas

Ser uma pessoa que deposita toda sua concentração e foco somente nos problemas não engrandece seu currículo e tampouco melhora sua imagem diante de colegas de trabalho. Tudo porque, o correto, está em aprender com esses erros e não persegui-los sem limites. Logo, não enxergar a solução antes dos problemas o torna um profissional comum e pode colocá-lo em um lugar qualquer.

É claro que é de extrema importância também ver os problemas. O conselho aqui não envolve ignorá-los, de forma alguma. Aliás, prever os problemas sempre que possível e se espelhar nos aspectos negativos de um produto ou serviço, faz com que sua capacidade de liderança e atuação direta aumente.

Construa sua rede de relacionamentos

Repetido à exaustão, esse ponto não pode nunca passar despercebido. Tudo porque é por meio de uma boa rede de relacionamento – ou um bom network, como muitos chamam, que novas oportunidades de emprego, reconhecimentos e eficiência na prestação de serviços e entregas podem ser aprimoradas.

Além disso, essa é também uma das formas mais eficazes de transformar seus objetivos em realidade e obter auxílio para traçar um plano de crescimento profissional e pessoal. Definir em qual local você quer chegar, também passa por indicações positivas de sua rede de relacionamento.

E você, o que está fazendo para conseguir conciliar suas habilidades com a carreira de seus sonhos? Deixe seu comentário! 

Conheça nossas faculdades