Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

5 dicas para render mais e evitar a procrastinação

pós-graduação ou mba

Seja para estudar, trabalhar ou até mesmo fazer um serviço doméstico, a procrastinação fala mais alto muitas vezes. E, o que podia ser solucionado rapidamente, transforma-se em uma bola de neve que não conseguimos resolver. Mas, será mesmo que deixar para depois o que pode ser feito agora é a melhor alternativa para os dias de preguiça? Se você é um refém da procrastinação, separamos 5 dicas simples para fazer o seu dia render muito mais:

blog banner desconto em pós-graduação

1 – Divida o seu tempo

Quanto maior o tempo que uma tarefa exige, maior o risco de procrastinação. Por isso, quando você precisar estudar para uma prova ou fazer qualquer tarefa que exija um pouco mais de dedicação, procure separar o tempo em etapas.

Por exemplo, se você tem uma prova daqui a uma semana, procure estudar um pouco por dia, em vez de deixar tudo para a véspera. Isso também vale para a elaboração de trabalhos. Desta forma, você conseguirá resolver tudo a tempo, com calma e sem sobrecargas.

2 – Estabeleça metas

Se você tem uma agenda cheia de compromissos, procure estabelecer metas e anote tudo o que precisa ser feito. Pode ser em um caderninho, no celular, na agenda ou onde for melhor para a sua organização. Estipular metas é muito importante para evitar a procrastinação. Assim, você consegue resolver tudo no tempo certo sem deixar nada pela metade.

3 – Evite distrações

Hoje em dia somos permeados por dezenas distrações e a maioria delas se encontram em nossas mãos: smartphones. Basta recebermos uma mensagem para perdermos o foco e navegarmos em todos os aplicativos (mesmo que esse não tenha sido o objetivo inicial). Então, para evitar que uma tarefa simples de 30 minutos dure duas horas, é preciso deixar o aparelho de lado.

Desligue o celular ou deixe-o em outro ambiente. Não se esqueça: a televisão também é uma tecnologia com grande potencial para te fazer perder o foco, mantê-la desligada é fundamental para o seu rendimento. Procure evitar conversas paralelas com pessoas que estejam por perto no momento em que você se dedicar a uma atividade importante. Assim, você renderá muito mais em menos tempo.

4 – Mude de ambiente

Ficar sempre no mesmo ambiente pode ser desgastante e desestimulante. Então, se você tiver a oportunidade de estudar ou trabalhar em locais diferentes durante a semana, faça um teste. Muitas vezes nós associamos alguns ambientes à tarefas chatas, por tanto, procure lugares que fujam dessa concepção.

Por exemplo, se você sempre estudou ou trabalhou em um local da sua casa, procure mudar de cômodo. Se for possível, frequente bibliotecas e até espaços de coworking.

5 – Recompense-se

Antes de fazer uma tarefa, estabeleça uma pequena recompensa, assim terá um estímulo a mais para concluí-la. Pode ser alguns minutos nas redes sociais, assistir a um episódio da sua série favorita, dar uma volta na rua ou até mesmo comer um chocolate. As regras é você quem faz.

O importante é ter um incentivo para a conclusão da sua tarefa. Começando assim, depois de um tempo você nem precisará mais de recompensa. Assim, seus deveres serão incorporados ao dia a dia com mais leveza.

__

Evitar a procrastinação pode ser mais simples do que parece. Se você está adiando a escolha pela sua pós graduação, que tal começar agora? São vários cursos das mais diversas áreas. 

Conheça nossas faculdades