Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como fazer resumo de videoaula: passos simples e eficientes

como fazer resumo de videoaula

As videoaulas, que são aulas gravadas, são uma ferramenta preciosa da especialização, não é mesmo? Com elas, você pode estudar no seu tempo, ter acesso a materiais de ponta, revisitar o conteúdo sempre que precisar e aprender novos conhecimentos e habilidades para a sua profissão. Todavia, qual é o segredo para esquematizar todas as informações de forma resumida? Ou seja, como fazer resumo de videoaula?

Os resumos são fundamentais em todas as etapas da vida acadêmica. Você provavelmente ainda se recorda das anotações da época da escola, bem como de seus cadernos do período da graduação. Esse esforço para transformar as aulas em resumos faz parte do aprendizado, e saber a melhor maneira de fazer isso na pós EAD vai transformar a sua experiência.

Por isso, hoje você vai aprender o passo a passo de como fazer resumos de videoaulas. Depois de conferir a lista abaixo, você vai se tornar um especialista nesse processo, melhorando ainda mais o seu aproveitamento na pós-graduação.

Como fazer resumo de videoaula em 7 passos simples

1 – Escolha o seu modelo ideal de resumo

O primeiro passo é entender que não há apenas um modelo de resumo. É possível fazer fichamentos, listas, textos, mapas mentais, diagramas e muitos outros tipos. Por isso, faça alguns testes até encontrar o seu modelo ideal, que vai fazer toda a diferença na hora de esquematizar o conteúdo e estudar.

2 – Acompanhe com atenção à videoaula

Contudo, descobrir o melhor tipo de resumo para você é apenas a introdução. Para fazer um resumo bem feito, primeiramente você precisa prestar atenção à videoaula, para assim absorver ao máximo os conhecimentos ali passados.

Então, escolha um local tranquilo para estudar, longe de barulhos e distrações, deixe o celular distante, mantenha o foco e use as facilidades do formato para garantir um bom aproveitamento. Caso sinta que está distraído, pare o vídeo e faça uma pausa para espairecer e retomar a atenção. Se não entender alguma parte, retroceda a aula e assista à explicação mais uma vez, tirando as dúvidas anteriores.

3 – Faça anotações estratégicas ao longo da aula

Está atento e absorvendo tudo o que o professor explica? Então não se esqueça de fazer anotações ao longo das aulas, para garantir que nada vai “passar batido”.

Usando papel e caneta, o bloco de notas do celular, ferramentas do notebook ou um tablet, escreva as informações principais da aula. Anote os conceitos abordados, as explicações dos professores e tudo o que você considerar importante para seus estudos posteriores.

4 – Revise os principais conceitos e conteúdos

A próxima etapa da lista de como fazer resumos de videoaulas é usar as suas anotações como base para uma primeira revisão. A ideia é reler cada um dos pontos e checar se eles estão claros em sua mente.

Caso tenha alguma dúvida ou tenha se esquecido das explicações, não pense duas vezes antes de pesquisar, consultar os materiais extras, reassistir às aulas ou levar seus questionamentos para os tutores. Assim, os próximos passos serão completados com muito mais facilidade e qualidade.

Aproveite todos os recursos oferecidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem para deixar o seu aprendizado bem “redondinho”. Afinal de contas, os slides, materiais explicativos em PDF, podcasts e toda a biblioteca virtual, que é a maior da América Latina, estão disponíveis justamente para garantir que sua jornada na pós seja completa.

5 – Organize todas as informações de acordo com o modelo escolhido

Tirou todas as suas dúvidas? Então chegou o momento de organizar as informações anotadas e começar a pensar no modelo que você escolheu. Vale a pena estruturar os conteúdos já pensando no tipo de resumo que você vai fazer, o que vai te ajudar a encontrar “falhas” e questões que precisam ser revisitadas antes da elaboração do resumo em si.

6 – Escreva os resumos com as suas próprias palavras

Organizou tudo? Então chegou o momento de brilhar. Faça os resumos com as suas próprias palavras, para garantir que o aprendizado foi fixado, e elabore materiais de respeito.

Quando você se esforça para explicar aquilo que você aprendeu, fica muito mais fácil de relembrar as informações, conseguir entendê-las de maneira profunda e replicar quando for necessário, seja nas atividades da pós ou, mais importante do que isso, no seu dia a dia profissional.

7 – Releia os resumos e estude por eles

Por fim, faça bom uso dos seus resumos! Muitos estudantes elaboram resumos completos e robustos, contudo, deixam o material de lado na hora de estudar. Não cometa esse erro e use e abuse dos seus diagramas, que vão ajudar na fixação do conteúdo e também na hora estudar para as provas finais.

Assim, depois de descobrir como fazer resumo de videoaula e completar todas as etapas, não perca tempo e comece a estudar! Inscreva-se na pós-graduação EAD e comece agora mesmo a transformar o seu futuro. Com o título de especialista em tempo recorde, você vai atingir todas as suas metas profissionais e chegar ao tão sonhado sucesso.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades