Uma parte importante na hora de desenvolver um processo seletivo é saber como fazer um roteiro de entrevista. Embora os profissionais de RH envolvidos no recrutamento estejam familiarizados com o processo de entrevista, cada etapa, vaga e cargo exige um planejamento diferente.
Além disso, fazer um roteiro ajuda esses profissionais a se prepararem, criarem um fluxo para a conversa e determinarem quais as características esperam avaliar em cada resposta.
Por que fazer um roteiro de entrevista?
Mesmo que as empresas desenvolvam processos seletivos únicos, existem algumas questões clássicas que sempre aparecem, pois são necessárias para compreender coisas básicas sobre o candidato, como sua experiência profissional.
Ainda assim, quando são várias etapas, é possível que a entrevista seja feita por outra pessoa, ou conte com gestores específicos. Nesse caso, é comum que informações já tenham sido trocadas internamente, e as perguntas básicas são substituídas por questões mais específicas.
Com isso, um roteiro para entrevista ajuda o recrutador a priorizar as questões e se planejar melhor para a conversa. Entenda porque o roteiro é importante:
Definição de prioridades
Ao determinar uma sequência para as perguntas, o profissional determina quais são mais importantes e na hora da entrevista não corre o risco de deixar de fora uma questão relevante.
Planejamento e organização
Da mesma forma que se espera que os candidatos estejam preparados para a entrevista e ofereçam respostas completas sobre suas experiências e competências, o recrutador também deve se preparar.
Claro que é possível pedir que o candidato fale sobre si mesmo, mas essa é uma questão aberta, e a ideia é conquistar respostas específicas. O roteiro serve como um guia e permite que o recrutador tenha as informações que precisa à mão.
Análise de competências
Ao definir com os líderes o perfil adequado para a vaga, o recrutador tem uma série de informações que são consideradas imprescindíveis e desejáveis, e pode explorar isso nas perguntas.
Assim, cada questão tem um objetivo: descobrir se o profissional conhece a ferramenta x, quantos anos passou desenvolvendo a atividade y, tem o perfil para trabalhar em equipe, é ambicioso e deseja crescer na carreira, etc.
O roteiro, por ser pessoal, pode até ter indicações do que o entrevistador deseja descobrir com certas questões.
Como fazer um roteiro de entrevista?
Esse material é mais do que uma “cola”, é um documento importante que permite que o profissional responsável pelas entrevistas foque nas respostas dos candidatos, pois conta com um guia para a conversa. Portanto, veja como fazer o roteiro em cinco passos:
![Como fazer um roteiro de entrevista em 5 passos [Guia completo] 1 Homem realiza entrevista de emprego com uma profissional em escritório. Roteiro de entrevista.](https://blog.portalpos.com.br/wp-content/uploads/2025/10/shutterstock_1935739312-1-1024x683.png)
1- Apresente-se
Além de se apresentar e apontar sua função na empresa, o recrutador ainda deve fazer uma apresentação da organização em geral, destacando pontos fortes e questões culturais relevantes. Ele também deve fazer uma descrição mais detalhada da vaga, apontando atividades e conhecimentos que ela exige.
Por fim, é importante também informar o candidato sobre as possíveis etapas do processo, para que ele possa se preparar. Esse também é um bom momento para quebrar o gelo, afinal é possível que o candidato esteja nervoso e apreensivo.
2- Faça uma divisão por temas
Ao determinar algumas seções para a entrevista, fica mais fácil criar um fluxo que faça sentido, e permite que o candidato também vá contando sua história. Os temas podem ser divididos em “exigências da vaga”, “habilidades técnicas”, “habilidades comportamentais” e “fit cultural”.
3- Busque por experiências práticas
Uma forma de avaliar se o candidato tem o perfil adequado para a vaga, tanto no aspecto técnico quanto no relacionamento com a equipe, o recrutador pode focar em perguntas onde ele deverá dar exemplos práticos.
Questões como “você já liderou algum projeto? Como foi a experiência?” ou “para que você usa a ferramenta X no dia a dia?” permite respostas específicas onde o candidato terá que detalhar seu conhecimento.
4- Prepare-se para dar respostas também
Um comportamento que indica aos recrutadores que o candidato se preparou é quando eles fazem perguntas específicas sobre a empresa ou vaga, com base em uma pesquisa prévia. Com isso, ao planejar o roteiro também é importante ter em mãos informações que podem ser relevantes nesse momento.
5- Prepare-o para os próximos passos
Como falamos, desde a primeira entrevista é necessário que fique claro para o candidato como será o processo, quais as possíveis etapas e por quem ele poderia ser entrevistado. Com isso, no fim da conversa também é preciso esclarecer quando a devolutiva será feita para que ele se prepare. Mesmo que não haja uma data certa, é preciso definir ao menos a semana.
Para saber como fazer um roteiro de entrevista e se preparar adequadamente para encontrar o profissional certo, os profissionais de RH precisam estar atentos às tendências do mercado e até dos processos seletivos. Com cursos de pós-graduação online em 6 meses eles são capazes de se aprofundar nessa temática e podem recrutar os melhores talentos.