Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como passar na segunda etapa da entrevista de emprego: 7 dicas

mulher cumprimentando outra pessoa com aperto de mão para ilustrar texto sobre como passar na segunda etapa da entrevista de emprego

Ser chamado para uma entrevista já é um importante passo para a conquista da vaga. Porém, é bastante comum que os processos seletivos tenham mais de uma fase, entre elas dinâmicas com o RH e outra já com o gestor da área. Então, como passar na segunda etapa da entrevista de emprego? A gente te ajuda!

É importante ter em mente que, no caso de processos com duas entrevistas, elas são distintas e conduzidas por pessoas diferentes. Na primeira, com o RH, o candidato precisa convencer o recrutador de que tem o perfil ideal e que é a melhor pessoa para a oportunidade em aberto.

Já na segunda entrevista, o candidato provavelmente terá uma conversa com seu futuro chefe ou o coordenador da área para qual irá trabalhar. Nessa fase, é essencial mostrar seu lado mais “mão na massa”, expondo que é uma pessoa confiável e de resultados. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Por ser uma etapa mais específica, seguir algumas dicas acaba sendo essencial para demonstrar que seu gestor pode confiar no seu trabalho. Quer saber quais são? Confira abaixo:

Como passar na segunda etapa da entrevista de emprego? Veja 7 dicas

1 – Prepare-se

Da mesma forma que na primeira entrevista, é importante se preparar para a segunda. A diferença, porém, é que a fase seguinte tende a ter perguntas muito mais profundas e específicas do que a anterior. Por isso, o segredo é ir preparado para essa situação

Além disso, é bastante provável que pessoas que você ainda não tinha visto na etapa inicial apareçam na sala para fazer parte do processo. Provavelmente, são gestores, chefes e executivos com mais anos de experiência e que estão ali para avaliar suas habilidades e experiências. Tente não se intimidar na presença de pessoas estranhas.

2 – Argumente de forma profissional

Durante a segunda etapa do processo seletivo, seu potencial chefe quer saber se a pessoa que está representada no currículo é a mesma que está sendo entrevistada, se você consegue aplicar os aprendizados e habilidades que adquiriu durante seu tempo estudando e trabalhando em outros locais. 

Assim, esteja pronto para falar especificamente sobre seu histórico educacional e profissional. Espere por perguntas como “se você for selecionado para a vaga, o que fará durante o primeiro ano para se estabelecer?” e responda de forma honesta.

3 – Responda as perguntas de forma completa

Lembre-se sobre o que foi perguntado na primeira entrevista. Se você não conseguiu responder totalmente a alguma pergunta ou se o recrutador mencionou que gostaria de falar mais especificamente sobre algum tópico do seu currículo se vocês tivessem mais tempo. Se esse foi o caso, pense em como abordar essas questões e dê respostas mais completas na segunda entrevista.

4 – Tenha cuidado com as perguntas hipotéticas

Alguns empregadores gostam de fazer questionamentos diferentes para ver como os candidatos respondem. Essas perguntas testam a capacidade de solucionar problemas, pensar em estratégias e revelam um pouco da personalidade de cada pessoa.

5 – Apresente suas dúvidas

É na segunda entrevista que o candidato tem a chance de “virar a mesa” e fazer perguntas que não foram feitas da primeira vez. Isso é bom porque você pode ter dúvidas sobre a empresa, os funcionários e o trabalho em si conforme vai estudando e aprendendo mais sobre o local de trabalho. O que pode ajudar é escrever as perguntas que quer fazer enquanto se prepara para a segunda entrevista. Assim, você já tem tudo na ponta da língua. 

6 – Tenha atenção ao negociar o salário

Não questione o salário, mas esteja preparado para esse assunto. Deixe que o entrevistador aborde o tema, apresente as ofertas e pergunte a respeito de suas propostas. Uma dica para não errar nesse cálculo é pensar no seu último salário como uma base e, para não exagerar e nem sair no prejuízo, é bom você pesquisar e saber quanto um profissional com as mesmas especializações que você está ganhando no mercado. 

7 – Mostre interesse pela empresa

Se o processo seletivo for presencial, é bastante comum que os entrevistadores levem os candidatos para conhecer as instalações da empresa nessa segunda etapa da entrevista de emprego. Você será apresentado aos possíveis futuros colegas, será levado ao local onde você futuramente irá trabalhar e todos os demais setores. Esse é o momento de se mostrar realmente interessado e empolgado com a oportunidade.

E as próximas etapas do processo seletivo?

Ao final da entrevista, espere que o recrutador sinalize sobre as próximas fases do processo e quando ele deve entrar em contato. Neste momento, ele também pode fazer uma proposta e te dar um prazo de resposta. Não é preciso que você dê a resposta imediatamente, a não ser que tenha certeza de que quer o emprego. 

Se ninguém mencionar os próximos passos, pergunte quando a empresa entrará em contato para ter uma noção do tempo de resposta. Agora, saiba como pedir feedback sobre o resultado do processo seletivo e, para acelerar sua carreira e conquistar novas oportunidades de emprego, conheça as opções de pós-graduação EAD.

[Infográfico] 6 dicas de comportamento de como se portar em uma entrevista

Depois que você passou para a segunda fase da entrevista, é importante ter algumas reflexões para se sair bem na conversa com o gestor. Pensando nisso, nós preparamos um infográfico abaixo com algumas dicas de como se comportar em uma entrevista para você! Confira e boa sorte!

Imagem do Infográfico 6 dicas de como comportar em uma entrevista de emprego

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades