Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Psicologia positiva: o que é e qual a sua importância?

símbolo de sorriso passando de triste para feliz para ilustrar texto sobre psicologia positiva

Você já se sentiu bem hoje? Sem analisar as coisas ruins ou boas que fizeram parte do seu dia e tentar equilibrá-las, estamos falando sobre se sentir bem de verdade. O campo da área da saúde mental, chamado psicologia positiva, trabalha diversos conceitos sobre o que significa bem-estar do indivíduo e elabora estratégias para que essa ação se repita ao longo dos dias, trazendo uma felicidade contínua, plena e saudável.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde é o completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência da enfermidade”. Isso significa que estudar e tratar somente os aspectos negativos que prejudicam o dia a dia de um sujeito, como depressão e ansiedade, não é o suficiente para trazer a felicidade e para que uma pessoa esteja realmente bem de saúde.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Por que escolher a psicologia positiva?

Seguindo as palavras de Simon Borg-Olivier, yogin famoso por suas aulas e conceitos de vida, “a felicidade é uma escolha e você pode escolher ser feliz todos os dias. A tristeza também é uma escolha, mas a felicidade é uma escolha melhor”. Isso significa que o nosso modelo mental pode ser alterado para atender às necessidades do nosso bem-estar alterando algumas atitudes comuns que passam despercebidas, mas no fim têm um peso enorme em nossas vidas.

Confira uma lista de hábitos que precisamos abandonar se quisermos aplicar a psicologia positiva em nossa vida e trazer o estado de espírito para os nossos dias.

1 – Autossabotagem

Esse é um dos principais diagnósticos presentes nos consultórios de psicoterapeutas e psicólogos. Assim que encontramos uma oportunidade para prosperarmos, vem o questionamento: será que eu mereço? Não está sendo muito fácil? Qual é a pegadinha? Criamos motivos mentais para não acreditarmos que aquela escolha poderá nos fazer feliz e, muitas vezes, deixamos de tentar pela autossabotagem.

Tudo o que chega até você é consequência de muitos esforços e lutas que você teve que enfrentar na sua vida, de um jeito ou de outro. Portanto, se você vê que existe uma oportunidade de conseguir aquilo que sempre desejou, é hora de não hesitar e agarrar essa chance, que provavelmente não aparecerá duas vezes.

banner sobre o e-book tendências de carreira na área de Psicologia

2 – Se importar com a opinião dos outros

Taí um item difícil de ser cumprido. A forma que trabalhamos, que nos comportamos em um jantar de negócios, em um encontro, nas ruas da cidade…em todos esses momentos normalmente buscamos a aprovação do outro para entendermos se aquilo que estamos fazendo e forma que estamos agindo está de acordo com o esperado ou se precisamos nos esforçar mais para atingir um novo patamar. Porém, esquecemos que as únicas pessoas que convivem conosco 24 horas por dia somos nós mesmos.

Tentar se adequar a comportamentos que não são nossos, falar de uma forma que não nos deixa confortável ou treinarmos uma determinada ação que não faz parte do que acreditamos têm consequências sérias a longo prazo. A única pessoa que deve ser agradada antes de tudo é você mesma. Descubra como você pode se sentir bem e confortável com todas as suas qualidades e defeitos, mas claro: sem afetar terceiros.

3 – Focar nos defeitos e não nas qualidades

A reunião de feedback foi incrível e vários pontos positivos sobre o seu trabalho foram ditos pelo seu superior, mas na hora de falar sobre os defeitos, você toma aquele choque. Durante vários dias se sente desmotivado e perde a vontade de ingressar em novos projetos ou dar o melhor de si no próximo trabalho. Esse cenário é muito comum quando as pessoas não sabem lidar com as críticas. 

Defeitos são características que todos nós possuímos e temos que entender que eles não nos fazem pior. Basta serem trabalhados para que não nos façam perder novas oportunidades. Outro ponto que vale ressaltar é que nenhuma outra pessoa é dona de uma verdade sobre você mesmo, então leve as opiniões em consideração, mas não se ofenda como sendo algo imutável ou verdadeiro.

4 – Não embarcar em novas aventuras

Na hora de escolher um novo emprego deu aquele medo? Tem muita gente que opta por permanecer em um ambiente que não o faz feliz por medo de embarcar em uma nova jornada, rumo ao desconhecido. Novas oportunidades aparecem em momentos chaves da nossa história e estar disposto a encarar esse novo caminho pode ser a resposta para que a psicologia positiva se faça presente na sua vida e faça os seus dias sejam mais felizes.

O que você acha de se especializar e criar suas próprias oportunidades de ser feliz? Na Unopar, você pode escolher um curso que te agrada para poder alavancar seu futuro. Gostou do tema deste artigo? Então, aproveite para se inscrever na pós-graduação em Saúde e saber mais sobre como se sentir bem todos os dias.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades