Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como se encontra o mercado de trabalho atualmente? Entenda!

imagem para ilustrar o texto de como se encontra o mercado de trabalho atualmente

Compreender como se encontra o mercado de trabalho atualmente é importante para os profissionais que estão em busca de emprego e, também, para aqueles que já atuam há anos em empresas ou de forma autônoma. Saber quais são as tendências pode ser bastante útil e ainda ajuda a aproveitar as melhores oportunidades.

Fica muito mais fácil estar atento às novas demandas do mercado e as mudanças sociais quando se está a par dos acontecimentos e transformações, além de saber em quais cursos e áreas investir para crescer na carreira e se tornar um profissional requisitado.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como se encontra o mercado de trabalho atualmente no Brasil?

De acordo com informações divulgadas em fevereiro de 2022 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa média de desemprego no Brasil foi de 13,2% em 2021. Isso indica que a média anual de desempregados ficou em 13,9 milhões de pessoas.

Especialistas afirmam que esse é um número alto e que, nesse momento, o Brasil segue enfrentando um momento de crise. Quando existe uma taxa de desemprego elevada, como é o caso atual, o número de pessoas em busca de emprego também aumenta, fazendo com que a concorrência no mercado de trabalho seja muito grande.

Por isso é tão importante se atualizar na área, apostar em especializações e turbinar o currículo. Afinal, destacar-se no mercado significa conseguir novas oportunidades de emprego mesmo diante de um cenário pouco favorável.  

Em momentos como esse, as empresas estão em busca de profissionais capacitados e aptos a encontrar soluções inovadoras e estratégicas, que possuem conhecimentos técnicos e comportamentais (as famosas “soft skills”) e tenham vontade de crescer na carreira, construindo uma trajetória de sucesso dentro da área de atuação. 

Para entender mais o que é esperado de um profissional, que tal saber quais são as tendências de mercado? Nós te explicamos abaixo! 

Quais são as tendências do mercado atualmente?

As mudanças mais recentes no mercado de trabalho foram resultado das transformações digitais, causadas antes e durante a pandemia. O fato de muitas funções que antes eram feitas no escritório terem sido adaptadas para o home-office, por exemplo, impacta diretamente no funcionamento e nas necessidades do mercado. Além disso, muitas profissões adotaram a contratação PJ, focada não no trabalho contínuo do profissional naquela empresa, mas em projetos específicos.

Entre as profissões em alta estão enfermeiros especializados, criadores de conteúdo digital e profissionais de tecnologia, segundo relatório divulgado pelo Linkedin em fevereiro de 2021. Chamada de Empregos em Alta, a pesquisa analisou mais de 15 mil cargos para definir as áreas de carreira que estão em destaque entre abril e outubro de 2020 no Brasil. 

O principal fator de mudanças nesse período foi, claro, a pandemia, mas também são demandas que exigem um conhecimento mais específico e/ou habilidades avançadas relacionadas à tecnologia. 

Pensando em todas essas mudanças, o mercado de trabalho brasileiro exige que os trabalhadores inovem para atender as funções requisitadas, nós nos aprofundamos em algumas das principais. Confira:

1 – Home office e modelos híbridos de trabalho

Uma das maiores questões atuais, o home office se tornou obrigatório para muitas profissões por conta do isolamento social. Mesmo que a pandemia tenha forçado muitas empresas a adotarem o modelo do trabalho remoto, é um fato que várias delas ainda querem manter essa forma de trabalho mesmo após a volta do trabalho 100% presencial.

Outra realidade é o modelo híbrido, ou seja, alguns dias trabalhando do escritório e outros dias de casa. 

2 – Habilidades comportamentais

As chamadas soft skills são habilidades relacionadas ao comportamento dos profissionais. Elas são cada vez mais relevantes para uma carreira bem-sucedida, já que exigem inteligência emocional, uma boa comunicação, agilidade, gestão de tarefas e equipes, entre outras características bem visadas pelos recrutadores. 

3 – Contratação por projetos

A contratação de profissionais por projetos é um modelo que deve ser cada vez mais explorado e se tornou comum para profissões como produtor de conteúdo, consultores e até mesmo arquitetos e engenheiros. Geralmente, essas contratações são PJ, ou seja, como pessoa jurídica. 

Esse método se mostrou eficiente naquelas situações em que a empresa precisa de profissionais especializados em áreas específicas para contribuir com ações e projetos pontuais do negócio.

Como aproveitar as melhores oportunidades do mercado de trabalho atual?

A melhor forma de aproveitar as oportunidades que aparecem no mercado é investindo na qualificação profissional e continuar adquirindo conhecimentos constantemente para se atualizar nas necessidades. Além da graduação, uma especialização pode ajudar a conquistar novos empregos e até uma promoção, com mais reconhecimento e maiores salários.

Depois que você descobriu como se encontra o mercado de trabalho atualmente e sabe a importância do lifelong learning, chegou a hora de se especializar. Para isso, conte com a  pós-graduação EAD. Essa é uma alternativa mais acessível, que pode ser concluída em 6 ou 10 meses, e que você pode aproveitar algumas das facilidades atuais que mencionamos, como o fato de poder estudar da sua casa, para investir na sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades