Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ser um headhunter: profissão será destaque em 2023

lupa com bonecos para ilustrar texto sobre como ser um headhunter

Novas formas de trabalho e novas carreiras exigem talentos específicos, que consigam entender o mercado de trabalho e suas transformações. Mas encontrar esses profissionais é um desafio, e muitas empresas apostam em um “caçador de talentos” para essa missão. O cargo tem se tornado uma tendência e muitas pessoas que buscam recolocação na carreira querem saber como ser um headhunter

O que é um headhunter?

O conceito de headhunter é relativamente novo no mercado. Em geral, ele funciona de forma oposta ao que estamos acostumados a ver na área de Recursos Humanos, que é receber currículos e portfólios e fazer a seleção dos profissionais. 

Sua atuação é mais ativa, buscando no mercado profissionais que estão alinhados com o cargo desejado. Para isso, ele precisa ter conhecimento profundo sobre as exigências da vaga, além de ter boa comunicação e ser bem conectado no meio. 

Encontrar o perfil para uma vaga, hoje em dia, vai muito além das experiências expostas no currículo. Muitas empresas buscam profissionais que se adequem ao seu fit cultural, ou seja, compatíveis com os objetivos da empresa e alinhados com sua missão. 

Isso, aliado a habilidades sociais como bom trabalho em equipe e liderança, tem tido um importante destaque na hora de recrutar novos talentos. E esse profissional deve ser capaz de enxergar e analisar essas competências. Em geral, eles atuam na busca por candidatos em cargos executivos e de liderança. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como ser um headhunter?

Muitos profissionais estão em busca de uma nova colocação no mercado, ou ainda procuram uma oportunidade para mudar de carreira. Alguns fatores que motivam essa mudança incluem melhores salários e flexibilidade no trabalho. 

O headhunter, posição que estará em alta no próximo ano, segundo o Guia Salarial 2023 da Robert Half, se adequa a essa necessidade, já que, além de trabalhar em agências especializadas em recrutamento, pode atuar de forma autônoma. E para começar, não é necessário ter formação relacionada à área de Recursos Humanos. 

Mas esse tipo de profissional precisa ter algumas habilidades específicas, especialmente relacionadas à comunicação. Esse trabalho exige um perfil com facilidade em criar novas conexões e fazer contatos, pois uma característica essencial dos headhunters é o networking

Esse perfil profissional também exige certa sensibilidade na comunicação. Por ser uma busca ativa por talentos, muitas vezes irá encontrá-lo em outra empresa ou cargo. É preciso saber como abordar essas pessoas e entender o que eles buscam, e se está alinhado com o que a empresa oferece. 

Um perfil com características vendedoras é essencial neste caso. Pode ser que o talento ideal esteja satisfeito com o trabalho atual, e é preciso saber ser persuasivo para convencê-lo sobre a oportunidade em questão. 

Perfil buscado em um headhunter

  • Bom networking
  • Facilidade de comunicação
  • Conhecimento da área e empresa 
  • Foco em resultado
  • Paixão por pessoas
  • Perfil comercial e de negociação

A rotina desse profissional é bem dinâmica, e raramente inclui um dia a dia de escritório. Ele precisa usar todas as ferramentas disponíveis para buscar esses talentos, o que significa visitar eventos e palestras relacionados aos temas de interesse dos contratantes e ter uma vida social que permita criar uma base de contatos corporativos.

Além disso, deve ser ativo no LinkedIn, e passar um tempo “navegando” pela plataforma. Talentos que buscam se destacar nessa rede, em geral, exibem por lá suas conquistas profissionais. 

Através das publicações, os profissionais detalham sua atuação em determinado projeto ou ação e, se estiverem dentro do perfil desejado, podem entrar no radar dos headhunters. Cabe a eles, então, mapear o mercado, e ficar de olho em perfis com potencial para altos cargos. 

Além disso, ele tem um papel importante ao apoiar outros profissionais na realização de seus sonhos de carreira. Essa habilidade para abordar os profissionais de interesse vai levantar quais são seus objetivos na carreira. Assim, ele consegue entender se o plano de carreira dos talentos se encaixa com o cargo oferecido. 

Dicas para ser um bom headhunter

Monte um perfil profissional detalhado

Claro que um bom headhunter deve estar sempre atento aos talentos em ascensão, mas quando é contratado para encontrar um profissional específico, ele deve criar um perfil bem detalhado com as competências e habilidades necessárias. 

Isso tornará a busca mais assertiva, pois ele terá um guia referencial com tudo que ele precisa encontrar nesse talento. 

Entenda o perfil da empresa

Como comentamos acima, as empresas buscam mais do que os conhecimentos específicos de um cargo, e querem alguém que queira crescer com a empresa, trazendo inovação e resultados. Por isso, para buscar esse perfil no mercado, ele precisa entender quais são os objetivos da empresa, sua missão e valores, para trazer candidatos alinhados com esses conceitos. 

Esteja atento a novas tendências

Esse perfil profissional precisa estar sempre atento às mudanças no mercado de trabalho e conhecer as novas tendências que guiarão os próximos anos. Só assim ele conseguirá encontrar profissionais de destaque, que oferecerão à empresa modelos inovadores de negócios. 

As vantagens dessa carreira

Dinâmica e flexível, essa carreira é ideal para quem não quer trabalhar com uma rotina, e se adapta bem a ambientes distintos. Além disso, todo seu conhecimento anterior, incluindo especializações e pós-graduação será bem-vindo e vai agregar a experiência de busca de profissionais. 

Além da remuneração atrativa, outra vantagem é a possibilidade de crescimento e destaque no meio. O maior reconhecimento desse profissional é ser requisitado e estar no “top of mind” de empresas que buscam um novo talento. 

Agora que você já sabe como ser um headhunter, pode avaliar se essa é uma opção de carreira que te interessa. Se for, você pode começar agora ampliando sua rede e fazendo novos contatos.  

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades