O objetivo de muitos profissionais é ganhar uma promoção e, consequentemente, conquistar o sonhado aumento de salário. Para isso, é importante estar preparado para se destacar no mercado de trabalho e desenvolver novas competências é o primeiro passo para quem deseja se tornar um profissional mais completo.
Antes de escolher as competências que deseja desenvolver, é preciso ficar atento às áreas que prometem ter mais demanda nos próximos anos. De acordo com a Forbes, as habilidades relacionadas a tecnologia e a área de negócios prometem ser as mais requisitadas. No entanto, tenha claro que toda especialização é bem-vinda para o seu currículo.
Caso não tenha ideia em que se especializar, veja algumas dicas de áreas e habilidades que prometem ter destaque neste ano e provavelmente nos próximos:
Competências para desenvolver
1 – Gerenciamento de projetos
O gerenciamento de projetos é uma área que está presente em empresas do mundo todo. Isso porque representa um conjunto de práticas, métodos e ferramentas que são usadas para coordenar os processos de um projeto com o objetivo de torná-lo mais eficaz e, assim, ser possível atingir os resultados esperados.
Resumindo, esse gerenciamento tem a missão de garantir que o projeto não seja apenas finalizado, mas também concluído com sucesso. Com isso, a empresa conseguirá obter os resultados desejados e, por isso, essa função é tão importante em um projeto.
2 – Análise de dados
Outra competência útil em diversas áreas do mercado de trabalho é a habilidade de análise de dados, inclusive para quem ocupa cargos de liderança. Ao se especializar nessa área, você conseguirá desenvolver processos e aplicar técnicas estatísticas e lógicas para analisar informações.
Com isso, é possível interpretar, investigar e tirar conclusões de dados para, assim, torná-los mais simples. Isso vai ajudar a empresa na qual trabalha a criar boas estratégias.
3 – Marketing digital
Com uma sociedade cada vez mais conectada, muitos negócios estão tentando captar clientes por meio do mundo virtual. Com isso, é cada vez mais comum ver profissionais especializados nessas áreas dentro de empresas de diversos ramos.
De modo geral, o marketing digital contempla diversas funções, como edição de vídeo, design gráfico, análise de dados, habilidades com redes sociais, troca com influenciadores, e a capacidade de criar conteúdos criativos para plataformas digitais.
4 – Habilidades de liderança
Ser um líder não é tão simples quanto parece. Além de conhecimento técnico na área em que atua, é necessário ter habilidades comportamentais específicas para comandar e motivar uma equipe sem o ultrapassado abuso de poder ou pressão psicológica.
As empresas estão procurando cada vez mais profissionais completos para liderar suas equipes. Ao se especializar em áreas de liderança, você vai trabalhar seu olhar analítico, sua resiliência e outras habilidades que um líder da atualidade precisa ter.
5 – Vendas
Por mais que o comércio online tenha se expandido, o vendedor ainda é fundamental em diversas áreas. Essa tarefa não é tão simples quanto parece, por isso, é importante desenvolver essa competência para ter sucesso nessa área.
Para ser um bom vendedor, existem várias técnicas para tornar sua negociação mais interessante e certeira. E não esqueça que fechar bons negócios é importante, pois a maioria dos profissionais que trabalham nessa área ganham comissão por venda, ou seja, é isso o que aumenta o salário de um vendedor.
6 – IA (Inteligência Artificial)
Você com certeza já deve ter ouvido falar ou talvez até já usa a IA (Inteligência Artificial) no seu dia a dia. Pois bem, essa tecnologia aparentemente veio para ficar e sua expansão deve acontecer de forma acelerada nos próximos anos. Tendo isso em vista, considere desenvolver habilidades nessa área.
O interessante é que você não precisa se especializar para ser um engenheiro ou cientista de IA. O que você deve fazer, na verdade, é entender como a IA pode ajudar na sua área de trabalho e estudar para saber como aplicá-la no seu dia a dia. Assim você vai conseguir otimizar seu trabalho e se manter atualizado.
7 – Pensamento criativo
A Inteligência Artificial pode, sim, ajudar, mas é necessário ter claro que quem vai conduzi-la é um ser humano. Isso mostra que a IA pode criar textos, imagens e coisas do gênero, mas o grande diferencial de um projeto é a criatividade contida nele.
Pensar fora da caixinha é um diferencial que faz toda a diferença no seu perfil profissional. Sabendo disso, procure cursos que possam te ajudar a ampliar seu pensamento criativo na sua área de atuação. Isso deve abrir muitas portas para você no mercado de trabalho.
Invista na sua educação
Agora que você já tem uma noção das competências que estão em alta no mercado de trabalho, conheça os cursos de pós-graduação EAD oferecidos pela Anhanguera. São diversas opções em várias áreas do conhecimento. Você consegue estudar de onde quiser pagando um preço acessível e consegue seu certificado em 4, 6 ou 10 meses.