Ir para o conteúdo
Curiosidades

Conheça a história deste alemão que mudou o rumo da ciência

Albert Einstein

É considerado um dos nomes mais notáveis de toda a história. Albert Einstein foi um físico e matemático alemão conhecido por desenvolver a Teoria da Relatividade, uma das maiores conquistas intelectuais do mundo.

Entre seus grandes feitos, incluem-se também a explicação do efeito fotoelétrico, a formulação da relatividade espacial geral e restrita. Além de suas contribuições para a Física Estatística. Teorias e estudos que resultaram em prêmios e honrarias mundiais. E que, caracterizaram Einstein como o maior gênio de todos os tempos.

blog banner desconto em pós-graduação

História de vida e formação

Nascido em 14 de março de 1879 na cidade de Ulm, na Alemanha, Einstein veio de uma família de origem judaica. Apesar de nunca ter seguido a religião – o físico definia-se como agnóstico.

Desde os 12 anos de idade o jovem já apresentava um claro talento para a área de exatas. Na época, porém, ele estava longe de ser o melhor aluno da sala. Contradizendo professores e colegas que o consideravam pouco inteligente. 

Após concluir o ensino secundário em Ulm, Einstein ingressou no Instituto Politécnico de Zurique, na Suíça. Foi onde concluiu a sua graduação em Física. Foi então, que em 1901 escreveu o seu primeiro artigo científico: “A Investigação do Estado do Éter em Campo Magnético”. Em fevereiro deste mesmo ano, recebeu a cidadania suíça e aceitou uma posição de trabalho no departamento de patentes em Berna. Este emprego que não o entretia, mas lhe dava tempo para estudar suas teorias e pagar suas contas.

Foi quando em janeiro de 1903, ainda no anonimato, Einsten casou-se com a também física Mileva Maric, sua ex-colega de classe, com quem teve três filhos.

Teorias e contribuições

Após finalizar o seu doutorado na Universidade de Zurique, em 1905, Einstein remeteu 4 artigos para a “Revista Anais de Física”, entre eles incluía-se a “Teoria da Relatividade”, que revelou ao mundo uma visão inteiramente nova do Universo! No mesmo documento Einsten também propôs a fórmula para a equivalência entre massa e energia, conhecida como a equação mais famosa do mundo, o E = mc².

Depois da publicação dos artigos, seu talento começou a ser finalmente reconhecido. Aos 30 anos ele iniciou sua trajetória como professor e diretor universitário. Passou então a lecionar pelas Universidades mais importantes da Europa, como a Universidade de Zurique, Praga e Berlim. 

Prêmio Nobel de Física

Em 1919, Einstein tornou-se conhecido mundialmente após a Teoria da Relatividade ter sido comprovada em uma experiência realizada durante um eclipse solar. Foi quando em 1921, Albert Einstein foi agraciado com o “Prêmio Nobel de Física” por suas contribuições à física teórica. Especialmente pela descoberta da lei do efeito fotoelétrico.

Últimos anos

Os últimos 20 anos de Albert Einstein foram vividos nos Estados Unidos. Lá ele passou a lecionar no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, no qual também se tornaria diretor. 

O físico mais famoso do mundo faleceu em Nova Jersey, em abril de 1955. Época na qual Einstein estudava a Lei Geral do Universo, uma pesquisa que, até hoje, físicos do mundo inteiro tentam desvendar.

Conheça nossas faculdades