Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como fazer seu currículo ser notado

currículo

Foi-se o tempo em que para ter o seu currículo notado pelos recrutadores era preciso entregá-lo de porta em porta. Ou indicá-lo por meio de um conhecido. Com a internet ficou mais fácil candidatar-se a uma vaga e enviar seu CV para as empresas. Porém, com isso a concorrência também aumentou. Afinal, o acesso é global. Por estes e outro motivos, para se dar bem em uma seleção, é preciso ter um currículo atraente, bem estruturado e de fácil entendimento. Confira algumas dicas.

Plataformas

Atualmente existem diversas plataformas de recrutamento online. Uma das mais conhecidas é o LinkedIn que também funciona como uma rede social profissional, onde o seu perfil é preenchido pelas suas experiências. Mas, além dele, outros sites são muito utilizados pelas empresas e candidatos. 

Geralmente, nestes sites, existe um modelo a ser completado com suas experiências profissionais, salários, formação, cursos extracurriculares e outras informações relevantes. Entre os mais conhecidos estão: Catho, Vagas.com, 99 jobs, Trampos, Jooble, InfoJobs, entre outros.

Como ter destaque no Currículo

Para ser notado nestes sites, é preciso ter um perfil completo e objetivo. Por isso, preencha todos os campos requeridos, seja claro nas descrições das suas experiências e cursos. Se o seu foco for também empresas multinacionais ou trabalhar fora do país, escreva os mesmos dados em inglês, assim suas chances podem aumentar.

Use palavras-chave

Otimizar o texto com palavras-chave referentes a sua experiência é de extrema importância para atrair os recrutadores por meio de buscadores. Muitas empresas procuram por termos específicos na hora de escolher um candidato, e se o seu currículo os tiver, a suas chances só aumentam.

Atualização frequente

Um bom currículo requer manutenção, por isso, mantenha-o sempre atualizado, com cursos, experiências e o que mais for relevante para chamar a atenção. Fez um curso, participou de um workshop, fez algum trabalho voluntário? Coloque no seu currículo, isso pode acabar sendo um diferencial entre você e outro candidato. 

Seja verdadeiro

É fundamental que você coloque apenas informações verdadeiras em seu perfil. Afinal, tudo será posto à prova durante a entrevista. E, mentir, pode ser prejudicial para a sua reputação perante as empresas. 

Faça um resumo

Contar um pouco da sua história profissional também é atraente. Com um texto de apresentação bem feito, o recrutador se sentirá atraído a analisar o seu currículo completo. Use as palavras-chave aqui também. 

Tenha um portfólio

Para algumas carreiras, principalmente as relacionadas a arte e comunicação, ter um portfólio com com um compilado dos trabalhos já realizados é essencial para ter visibilidade no mercado. Portanto, se você tem um, anexe ao seu perfil, caso ainda não tenha, procure montar um, existem ferramentas própria para isso.

Agora que você já sabe como ter um currículo de destaque na internet, que tal atualizá-lo com mais um curso? Conheça nossas opções de pós-graduação e faça a diferença.

Conheça nossas faculdades