Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Faça do seu LinkedIn um aliado

linkedin

Em maio de 2003 nascia o LinkedIn, a primeira rede social feita para falar exclusivamente de assuntos profissionais. Com o passar dos anos, mais e mais pessoas foram aderindo ao espaço. O Brasil ocupa grande parte da rede com 45 dos mais de  500 milhões de perfis ativos.

A rede também apresentou ótimos números em vagas: atualmente estão sendo ofertadas cerca de 10 milhões de posições de 9 milhões de empresas diferentes. Segundo a Quantcast, a estimativa de crescimento é de 9% a cada ano.

blog banner desconto em pós-graduação

Hora de começar

Se você ainda não tem um perfil no LinkedIn, é provável que já esteja convencido a fazer um a essa altura. O site é como uma grande vitrine virtual, em que qualquer um pode expor suas experiências e habilidades, buscar oportunidades e aprimorar o networking. Mas como de fato é possível fazer isso bem feito?

De acordo com um artigo do próprio LinkedIn, existem alguns passos essenciais para deixar o seu perfil atraente e aprender a usar todas as ferramentas disponíveis a seu favor. Veja quais são os principais e como colocá-los em prática:

1 – Escolha a foto certa para compor o seu perfil

Sua foto é o seu cartão de visitas. Portanto, escolha uma imagem fiel a sua aparência, que seja recente e simpática.

2 – Não esqueça a foto de capa

Junto com a foto de perfil, a imagem de capa compõe a sua personalidade online. Ela ajuda o seu perfil a se sobressair então, não a ignore.

3 – Aproveite melhor a sua headline

Use esse espaço para falar um pouco mais sobre você, suas aspirações e habilidades. É possível sair do óbvio, mesmo com caracteres limitados.

4 – Faça do seu resumo a sua história pessoal

Muita gente passa reto por esse step, mas ele é essencial. Esse espaço é a chance de contar a sua história, falar com quem trabalhou, o que aconteceu no passado etc. Tente ser detalhista em termos chave que podem facilmente resumir o que você andou fazendo. O resumo é a sua melhor e mais fácil chance de brilhar aos olhos dos contratantes.

5 – Cuidado com os clichês

Adjetivos como “perfeccionista” ou “exigente” já estão no lugar comum. Então, na hora de montar o seu perfil, tente expressar as suas qualidades de forma original.

6 – Construa o seu próprio networking

Você pode começar essa construção linkando a sua lista de e-mails ao seu perfil na rede social. Aos poucos, outras sugestões de pessoas que possam ser relevantes para você surgem, assim você pode criar uma rede interessante e com gente que realmente pode te ajudar.

7 – Peça recomendações

Aquele seu superior que te guiou em projetos interessantes, algum colega que tem bons cases de sucesso em mente… Mande uma mensagem simpática para essas pessoas e peça o depoimento para o seu perfil. Além disso seus colegas também podem te recomendar por competências, ou seja, se você é muito bom em Google Analytics, por exemplo, terceiros podem sinalizar isso para você. Quanto mais completa as descrições, mais o seu perfil aparecerá nas buscas.

8 – Compartilhe conteúdo relevante do seu feed

Muitos artigos sobre carreira e assuntos correlatos circulam diariamente pelo LinkedIn. Achou interessante ou acredita que pode agregar algo aos seus seguidores? Divida isso com a sua rede.

9 – Busque uma especialização

Uma pós-graduação ou um MBA podem ser decisivos na sua carreira e definitivamente deixam seu LinkedIn muito mais atraente. Clique aqui e conheça todas as opções que nós temos disponíveis.

Conheça nossas faculdades