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Curiosidades

Três filmes que vão te ajudar nos negócios

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Quando o assunto é adquirir conhecimento, os filmes também funcionam como uma alternativa super bacana para agregar entretenimento ao aprendizado. Por isso, listamos três filmes que contam histórias inspiradoras e com várias dicas que vão te ajudar a negociar melhor e ainda se divertir.

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O Lobo de Wall Street, de Martin Scorsese

O filme demonstra a importância de confiar em si mesmo para atingir um objetivo no universo dos negócios. Baseado na autobiografia de Jordan Belfort, o filme relata sua trajetória como o milionário e excêntrico especulador da bolsa interpretado por Leonardo DiCaprio. A narrativa mostra sua ascensão no mercado de ações em Wall Street ao ver em uma loja de carros abandonada a oportunidade de abrir sua própria corretora, a Stratton Oakmont.

Mesmo com os excessos provocados pelas fraudes e uso abusivo de drogas e álcool, conseguimos extrair muitas lições sobre empreendedorismo da história de Jordan. A primeira delas é a captação de profissionais motivados. Mesmo desqualificados, Jordan incentivava diariamente seus funcionários a serem líderes como ele, tornando-os futuros milionários.

Vendedor nato, Jordan criou uma abordagem de vendas vencedora e com resultados altamente expressivos. Com uma estratégia de sucesso, os vendedores conseguiram conquistar a confiança dos clientes a partir de um script previamente redigido, alavancando rapidamente a venda das ações da corretora.

Foco, determinação e a certeza de que não queria ser apenas mais um no mercado foram elementos fundamentais para a conquista do sucesso profissional de Jordan. Persistência e tomada de decisões de alto risco também são dicas que podem ser extraídas de sua trajetória, e, em suas palavras “A única coisa que separa você dos seus objetivos são as desculpas que você dá a você para evitar o sucesso”.

Joy: A origem do sucesso, de David O. Russel

Não poderíamos deixar de mencionar essa história sobre empreendedorismo feminino. Baseado na vida de Joy Mangano, Joy: A Origem do Sucesso se destaca como um filme repleto de lições sobre como a determinação é fundamental para iniciar um negócio.

Nascida e criada em um ambiente familiar caótico, Joy enxergou em uma necessidade do dia a dia das donas de casa da época, a oportunidade para criar um produto com valor, um esfregão de limpeza chamado “miracle mop”.

Com o sonho em suas mãos, Joy participa de todas as etapas da criação de seu produto, desde a idealização, passando pela confecção e financeiro. A gestão é um fator essencial para o futuro sucesso do produto, por isso investir tempo para compreender todas as áreas do seu negócio é uma lição muito importante.

Ao conseguir anunciar seu produto na televisão, Joy assume a posição de apresentadora e, por ser a pessoa que conhece melhor o seu negócio, atinge níveis altíssimos de audiência, exatamente pelo fato de vender muito bem os benefícios do seu produto e se comunicar perfeitamente com o seu público-alvo.

Apesar de todas as complexidades da família, Joy não desistiu e seguiu em busca de fazer acontecer o seu sonho de empreender. Essa é a lição principal do filme, independentemente dos obstáculos, sejam eles financeiros ou falta de espaço no mercado, acreditar em si mesmo e não abandonar seus projetos é a chave quando falamos de empreendedorismo.

O Homem que Mudou o Jogo, de Bennett Miller

Apesar de ser um filme sobre esporte, O Homem que Mudou o Jogo traz uma reflexão sobre os erros e acertos nos negócios. Billy Beane, interpretado por Brad Pitt, tem o sonho de levar o seu time de baseball, o Oakland Athletics, às finais do campeonato após perder três dos seus melhores jogadores e sem capital suficiente para investir.

Sob essa perspectiva, Billy encontra no administrador Peter Brand a oportunidade para implementar um novo sistema para contratar jogadores. Mesmo com pouco dinheiro e alguns erros de gestão, com o auxílio de Pete, Billy colocou em prática uma estratégia de administração e conseguiu resultados surpreendentes em campo.

Billy lançou mão de uma nova tática de negócios: contratar jogadores desacreditados mas que pudessem agregar valor ao time de outra forma. A partir da coleta de dados estatísticos, a dupla monta um programa sobre os resultados apresentados por cada jogador. Com isso, passam a avaliar e contratar baseados no que realmente contribuíssem em produção para o time, independentemente do valor ou da fama.

Com relação aos seus jogadores, Billy ouvia diariamente suas preocupações, dava o feedback necessário e ainda ajudava a elevarem a autoestima, comprovando que levar a sensação de time para a sua equipe é fundamental para o bom aproveitamento das qualidades dos seus funcionários.

Apesar do preconceito no meio esportivo e das dificuldades suportadas durante o caminho para reestruturar o time, Beane consegue provar que estratégia e gestão não são sinônimos apenas do mundo corporativo. Se livrar dos medos e demais circunstâncias que te impedem de iniciar também são pontos fundamentais para colocar o seu plano em ação.

Essas são apenas algumas indicações para você se inspirar com histórias de sucesso. Aproveite esse momento e se divirta aprendendo!

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