Coordenador de Projetos: o que faz, qual o salário e as habilidades necessárias

Você já imaginou quem está por trás de iniciativas de sucesso? Geralmente, essa pessoa é o Coordenador de Projetos, um profissional capacitado e especializado no planejamento, coordenação e execução dos projetos da empresa. 

O profissional possui um papel estratégico, já que sua expertise aumenta o valor de qualquer iniciativa. Afinal, ter um especialista na organização e em planejamento faz com que o resultado tenha mais qualidade, sem nenhuma “ponta solta”, além de agregar uma visão integrada dos trabalhos, em que todos os recursos são bem utilizados. 

Entre as funções do Coordenador de Projetos está cuidar de todos os fatores relacionados ao projeto (ou os projetos) em andamento, Nesse caso, o profissional precisa criar um projeto que fique dentro do orçamento estabelecido, dentro do prazo acordado e com os recursos disponíveis – sejam eles humanos, materiais ou financeiros. 

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No início, o salário é, em média,  R$ 4.163,00, mas conforme surgem as possibilidades de assumir projetos maiores e mais complexos, esse valor pode chegar até R$ 9.525,00. 

Outra opção para se tornar um Coordenador de Projetos é apostar em um curso de especialização na área, como um MBA em Gestão de Projetos, por exemplo. Além disso, é essencial que o profissional tenha uma certificação PMP®, que é uma espécie de título que atesta o conhecimento e prática em gestão de projetos.

Quais são as competências necessárias para se tornar Coordenador de Projetos?

Todo bom Coordenador de Projetos precisa ter algumas competências específicas para conseguir desempenhar suas funções e ter uma perspectiva de crescimento de carreira. Nós separamos 5 habilidades essenciais – e que podem ser aprimoradas com a experiência da atuação profissional. Confira!

1 – Boa comunicação

A comunicação é importante em qualquer profissão, mas quando falamos da coordenação e gestão de projetos, a capacidade está ligada tanto à conversação com os demais membros da equipe quanto à transmissão das mensagens necessárias para que todos compreendam o que é essa iniciativa que está sendo colocada em prática. 

De acordo com pesquisas, a comunicação permeia toda a condução do projeto – da elaboração à “mão na massa”- e, durante a execução, 90% das funções do Coordenador de Projetos se resumem em se comunicar de maneira clara e objetiva com a equipe. É importante que o Coordenador seja entendido por todas as partes interessadas nesse projeto para que tudo saia como planejado. 

2 – Percepção de líder

A principal diferença entre um chefe e um líder é que o primeiro apenas manda os outros executarem, enquanto o segundo é capaz de executar através dos outros, sendo um facilitador do projeto, motivador da equipe e também tendo atitudes práticas.

Ao visualizar a liderança como uma competência necessária, o Coordenador de Projetos se torna um profissional visionário, cuja uma das principais capacidades é indicar o melhor o caminho para que a iniciativa seja entregue com qualidade e de acordo com o plano. 

O líder também é a pessoa responsável por motivar os colaboradores, elevando os ânimos, dando feedbacks, entre outras atividades que ajudem a criar um bom relacionamento com a equipe. 

3 – Agilidade e flexibilidade

Um Coordenador de Projetos precisa ser ágil, flexível às mudanças e dinâmico. Isso porque a gestão e a prática das iniciativas não possuem uma fórmula exata, então algumas vezes será preciso se desviar do planejamento para testar possibilidades. O que funciona em determinados tipos de projeto, pode não funcionar para outros, certo?

Dando atenção para esse tipo de acontecimento e aprendendo com essas dificuldades tudo se torna mais fácil.

4 – Capacidade de negociação

Além de gerenciar a equipe, o Coordenador de Projetos é o responsável por estabelecer contato com o cliente ou patrocinador. Nesse contato, é preciso ter uma boa habilidade de negociação, convencimento e persuasão.

Essas negociações podem envolver desde o prazo do projeto, até os cursos, recursos, prioridades, entre outras condições. Para se tornar um bom negociador, é preciso exercitar as capacidades de escuta e argumentação.

5 – Conhecimento em gestão

Para trabalhar com projetos, é preciso estar constantemente atualizando os conhecimentos, já que é uma área que depende muito das evoluções tecnológicas e novas ferramentas. 

Além das habilidades que podem ser exercitadas no dia a dia, é possível estudar sobre os novos conceitos de gestão em cursos livres, treinamentos e especializações. O mais importante é estar por dentro das boas práticas que competem à área. Se você busca uma formação rápida pode procurar uma pós intensiva, com conclusão em 6 meses.

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