Fazer um currículo bom e objetivo pode ser um desafio pois há pouco espaço para incluir as informações certas que irão atrair os recrutadores. Mas, para os profissionais que desejam se destacar e conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho, esse é o primeiro passo e exige tempo e dedicação.
Um dos motivos para a criação do CV ser desafiadora é que o ideal é que o documento tenha, no máximo, duas páginas. Além disso, ele inclui um texto mais formal, portanto não há espaço para entrar em detalhes sobre o perfil profissional e até mesmo demonstrar resultados.
Ainda assim, é possível criar um documento que destaque as principais habilidades e deixe claro para os recrutadores que tem o perfil adequado para a vaga. Antes de mais nada, lembre-se que o currículo é um documento padrão e, geralmente, conta com as seguintes seções:
- Dados pessoais
- Objetivo profissional
- Experiências profissionais
- Formação acadêmica
- Habilidades/competências
- Informações complementares
Como os profissionais avaliam diversos CVs em um mesmo dia, se o documento foge desse padrão pode acabar dificultando seu entendimento e é descartado, mesmo que o profissional tenha potencial.
Claro que isso não significa que o currículo não pode ser customizado, e existem diversos modelos, até mesmo gratuitos, disponíveis na internet que podem servir de referência. Mas é importante lembrar que os itens 1 a 4 são prioritários e devem aparecer nessa ordem.
Como fazer um currículo bom e objetivo?
Quando as pessoas se candidatam para vagas por meio do LinkedIn ou de plataformas específicas, é comum ter um espaço mais extenso para que o profissional detalhe sua atuação em cada empresa.
No caso do LinkedIn, inclusive, é recomendado que o profissional forneça o máximo de informações relevantes quanto a suas atividades, pois oferece um indicativo mais preciso para a empresa se tem o perfil exigido.
Já no CV não funciona da mesma forma, por isso a objetividade é essencial no processo de criação. Mas, para que o documento ganhe forma, o ideal é escrever as informações que acredita serem relevantes.
Ao final, com o documento preenchido, é possível identificar quais textos ficaram muito grandes e, então, editar o conteúdo. Quando o profissional tem uma carreira mais extensa e passou por diversas empresas, o ideal é listar apenas as quatro últimas e fazer uma descrição com até 80 palavras. Com isso em mente, veja como ser objetivo e criar um currículo de destaque:
Escolha as palavras-chave certas
As palavras-chave são muito utilizadas quando o processo é digital, pois ajuda nos filtros de busca dos recrutadores, mas no documento é importante incluir termos que podem atrair a atenção.
Para entender qual expressão usar, leia com atenção o job description da vaga e identifique se nos requisitos existe um ponto em que seu perfil se destaca mais.
Capriche no objetivo profissional
Essa área vem logo abaixo dos dados pessoais e é uma das primeiras que será lida. Por isso, fazer um texto atrativo ajudará a fazer com que os recrutadores continuem lendo. Evite frases de efeito, ou expressões bajuladoras, e foque em algo que irá agregar valor para a empresa.
Comece dizendo que busca um cargo similar ao que a vaga indica, ou apontando uma característica positiva da sua carreira, como por exemplo “Desenvolvedor com três anos de experiência na criação de aplicativos, em busca de posição onde possa aplicar meus conhecimentos em programação e aprimoramento de soluções mobile”.
Dessa forma, você destaca sua habilidade principal e aponta com clareza o que almeja com a sua candidatura.
Conheça suas competências
Na hora de descrever as habilidades é preciso ter cuidado para não sair falando qualquer coisa. Muitas pessoas, por exemplo, gostam de dizer que são proativas, mas essa habilidade pode ser melhor informada durante uma entrevista, utilizando exemplos práticos.
Como essa seção costuma ser curta e até feita em formato de lista, é preciso priorizar as informações, começando pelos conhecimentos que podem ser diferenciais, como domínio de um idioma e experiência com determinada plataforma ou sistema.
É possível sim incluir habilidades comportamentais, contanto que sejam diferenciais que possam ser exemplificados. O ideal, porém, é que elas sejam incorporadas no texto sobre as experiências profissionais.
Ao invés de listar, por exemplo, “capacidade de liderança”, descreve nas atividades profissionais da empresa como “Liderei time de 15 na criação e desenvolvimento de campanha para marca x”.
Adapte o conteúdo
Por fim, é importante que esse documento fique acessível de forma a ser editado quando necessário. Isso porque cada vaga tem descrições e requisitos diferentes, e adaptar a descrição da experiência e objetivo profissional pode direcionar melhor.
Isso não significa mentir no currículo, apenas destacar suas próprias competências que são mais condizentes com a vaga.
Um currículo bom e objetivo está sempre em atualização, até porque o mercado se atualiza e as prioridades mudam na hora de abrir uma vaga. Faça um curso online de marca pessoal e descubra como mostrar sua melhor versão para o mercado de trabalho.