Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Qual a definição de ética e por que ela é essencial

Saber a definição de ética e a sua importância na carreira é um dever de toda pessoa. Esse termo representa algumas condutas que orienta na atuação dos profissionais. A palavra “ética” é de origem grega, de ethos, e significa caráter, e tem total relação com o comportamento humano dentro da sociedade em que vivemos.

A ética também é uma área da filosofia e que tem o intuito de problematizar algumas questões que têm relação com costumes e moral da sociedade, buscando sempre fugir do senso comum. 

blog banner desconto em pós-graduação

Trazendo uma visão questionadora, a ética tenta estabelecer o que é certo e errado, mas, muitas vezes, a linha entre esses dois pontos é tênue. Outro ponto importante sobre essa filosofia de vida é que ela está ligada à moral e consiste em uma importante ferramenta para o bom convívio entre pessoas, além de ajudar nas relações sociais e profissionais.

Mas, qual a definição de ética, o principal benefício em tê-la como filosofia de vida e por que ela é essencial para viver bem, principalmente quando falamos em vida profissional? Isso é o que vamos abordar ao longo deste artigo.

Qual a definição de ética?

A ética é uma área da filosofia que é dedicada às ações e comportamentos humanos, com foco na filosofia moral. O principal objeto de estudo da ética são os princípios que orientam as ações humanas e a capacidade de avaliar cada atitude que tomamos ao longo da vida.

É importante entender que a ética e a moral são coisas diferentes, pois a ética é compreendida universalmente, enquanto a moral está ligada a fatores sociais e culturais que acabam influenciando no comportamento. Ou seja, a ética é uma teoria sobre os princípios que orientam as ações e a moral é a prática e está relacionada a algumas regras de conduta.

Ética vs. Moral: qual a diferença?

Alguns estudiosos consideram que ética e moral são a mesma coisa, mas é possível entender a diferença entre eles de uma forma simples: a moral é o hábito e costume, enquanto a ética é uma filosofia moral e uma tentativa de fazer uma “ciência moral”.

Enquanto a moral aborda os hábitos e costumes de uma sociedade ou local, além de designar a conduta individual de pessoas, a ética é aquela que vai tentar identificar, tratar, selecionar e estudar a moral de forma imparcial. 

O papel da ética é entender a moral e julgá-la de forma racional, para entender se ela está certa ou não. Ambos podem ser vistos na vida profissional e é isso que vamos abordar a seguir.

Qual a importância da ética profissional?

Se você busca manter o bom ritmo nas atividades profissionais e manter o clima da equipe em harmonia, a ética profissional pode contribuir para isso. Assim, colaboradores conseguem desenvolver confiança entre si e isso acaba aumentando a produtividade de todos.

A ética profissional é como um conjunto de parâmetros que vão guiar as atitudes em uma profissão ou empresa, sempre priorizando a honestidade. Por isso, cada ramo tem seu código de ética e toda empresa também tem o seu, pois o código de ética profissional é sempre voltado para uma forma específica de cada área de atuação.

O principal objetivo da ética profissional é incentivar os colaboradores a agirem sempre de maneira correta e para que saibam lidar com os desafios que podem aparecer ao longo da carreira. Por isso, é importante estudar o código de ética da sua profissão porque isso é o que vai te ajudar a ser um profissional centrado e consciente, além de diferenciá-lo em meio à concorrência.

Muitas empresas se preocupam e priorizam profissionais éticos e que possuem responsabilidade profissional, pois isso é importante até para a reputação no mercado da própria organização.

Quem decide tomar atitudes éticas no trabalho passa a ser visto como exemplo pelos colegas de trabalho e isso acaba ajudando a construir relações importantes, pois é um dos principais pilares para manter uma rede de networking ampla e com contatos valiosos. Essa também é uma maneira de conquistar confiança de pessoas e empresas diferentes.

Benefícios que a ética traz para o mercado profissional

Quando você decide agir com ética profissional, a evolução do ambiente de trabalho é totalmente influenciada e você faz os olhos da liderança crescerem, pois essa é uma postura totalmente positiva. Além disso, agir desta forma também ajuda a:

  • Construir uma boa reputação profissional;
  • Aumentar seu networking de forma positiva;
  • Melhorar a relação no ambiente de trabalho;
  • Ter clareza nos processos;
  • Deixar o ambiente cada vez mais leve.

A definição de ética pode ser interpretada de diversas formas, mas é importante que, ao decidir tê-la no seu dia a dia, você siga sempre da forma mais honesta e correta possível, pois esse é o principal objetivo dessa filosofia. Saiba reconhecer erros e acertos, além de ter sempre como princípio a melhoria e perceber que as coisas ao seu redor vão progredir. 

Agora, confira qual a importância do trabalho em equipe para a sua carreira. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades