Não existe melhor maneira de divulgar os resultados de um produto do que contar com a opinião de quem já comprou. Por isso, uma estratégia de marketing e vendas eficiente é utilizar depoimentos de clientes na divulgação da empresa.
É muito comum que consumidores busquem opiniões sobre produtos antes de comprá-los. Portanto, garantir a fidelidade dos clientes a ponto de ter um depoimento positivo oferece valor ao produto ou serviço.
Benefícios dos depoimentos
A estratégia é abrangente e pode funcionar apenas com um comentário positivo no site, até a gravação de vídeos. Confira as vantagens de utilizar depoimentos:
Agrega valor ao produto
Quando um usuário compartilha sua experiência, é mais fácil para potenciais consumidores se verem utilizando a solução. Além disso, os comentários podem oferecer informações práticas que sanem as dúvidas e se tornam o fator decisivo para a compra.
Oferece uma perspectiva real
Estratégias de marketing geralmente têm foco em apresentar os benefícios do produto usando palavras e expressões que impressionam. Mas o consumidor nem sempre é convencido por falas como “o melhor custo benefício do mercado”, pois espera-se que a empresa se autoelogie.
Quando o comentário vem do cliente, o consumidor tem uma perspectiva real sobre sua funcionalidade, qualidade, usabilidade e outros aspectos.
Aumenta a confiança na marca
Um cliente disposto a fazer um depoimento, seja para um vídeo, seja apenas comentando sobre os pontos positivos do produto ou serviço acabam passando mais confiança para a marca. Sabemos que quando algo não sai como o planejado na experiência de compra, as pessoas rapidamente utilizam as plataformas para apontar os aspectos negativos.
Quando o inverso acontece, outros consumidores entendem que os clientes têm confiança o suficiente para falarem sobre suas comprar de maneira positiva.
Como fazer depoimentos de clientes?
Mesmo sendo uma boa estratégia, não é fácil fazer com que o cliente dê seu depoimento. Responder um questionário e ou fazer uma avaliação levam tempo, e nem sempre as pessoas estão dispostas a isso. Por isso, é necessário utilizar algumas estratégias para convencê-los a darem seu parecer.
Mas antes, é preciso se atentar ao que eles dizem. Comentários negativos ou dúvidas comuns apontam para questões que a marca pode melhorar em diversas etapas do processo, e isso permite aperfeiçoar a experiência dos consumidores.
Mantê-los satisfeitos com suas compras é o que garantirá que eles compartilhem suas opiniões. Veja as estratégias para coletar depoimentos:
Métrica NPS
Um sistema muito utilizado tanto em espaços físicos quanto em plataformas digitais é a métrica NPS (Net Promoter Score). Ele utiliza uma escala de 0 a 10 para medir o nível de satisfação, e indica se os clientes são detratores, neutros ou promotores.
O ideal é utilizar a escala com apenas uma pergunta após a compra, como por exemplo, “qual a probabilidade de você recomendar nosso produto para um amigo?”.
Para coletar um depoimento, é só abrir uma caixa abaixo pedindo algo mais específico, como “por quê?”. O ideal é abrir essa comunicação assim que a compra for finalizada e o cliente pode rapidamente indicar um número e comentar.
Envie e-mails
Quando já há alguma comunicação via e-mail com a empresa, quando por exemplo são enviadas mensagens sobre o status do envio, a marca pode solicitar uma avaliação depois que o produto for entregue.
Mas é importante se atentar ao conteúdo, para não ser apenas uma mensagem generalizada de “avalie nosso serviço”. Utilize automações que permitam incluir o nome e produto escolhido e deixe a mensagem pessoal.
Conte com clientes fiéis
Ter uma boa ferramenta ou controle sobre os consumidores ajuda a identificar quem são os clientes que sempre compram e têm potencial para falar bem da loja. Uma forma de fazer essa busca é por meio das redes sociais: confira quem marcou a empresa e compartilhou o produto.
Em alguns casos, isso pode ser utilizado imediatamente, respostando um stories no Instagram, por exemplo.
Como divulgar depoimentos de clientes?
Somente coletar esses depoimentos não é suficiente. Eles precisam ser divulgados para servirem ao propósito de incentivar novas compras. Veja como fazer isso:
Redes sociais
Como comentamos acima, não deixe passar em branco os elogios nas redes sociais. O Instagram, por exemplo, cria destaques nos stories e permite incluir conteúdos com o mesmo tema. É possível criar um só com depoimentos e mensagens dos clientes.
Aproveite também para respondê-los quando fizerem elogios nos comentários e aumente o grau de fidelidade mostrando que eles são ouvidos.
Destaque no site
Muitas empresas apostam na força de seus clientes para divulgar serviços e colocam seus nomes e logos em posições de destaque no site.
O mesmo pode ser acrescido de um breve depoimento, com uma ou duas frases. O mais indicado nesse caso é incluir uma foto, nome e, se for relevante, cargos e empresa da pessoa.
Crie cases
Seja por meio de vídeos, seja por páginas específicas, transforme o cliente em um case de sucesso. Isso costuma ser eficiente quando a solução vendida é mais complexa ou leva mais tempo para avaliar os resultados. Assim, é possível contar uma história e pedir a colaboração do cliente com números que indiquem os resultados.
Conhecer técnicas para colher e divulgar depoimentos de clientes é uma importante ferramenta de marketing que profissionais que atuam no meio precisam conhecer e se aprofundar. Para desenvolver e se destacar na área, conheça a pós EAD Anhanguera e fique por dentro das inovações do seu campo de atuação.