Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

O que fazer depois de um dia cansativo de trabalho? 7 dicas

Depois de um dia cansativo de trabalho

Depois de um dia cansativo de trabalho, tudo que queremos fazer é descansar. Mas às vezes, com a mente cheia e conectada com os afazeres, nem sempre é fácil relaxar. O pensamento sobre o que ainda precisa ser feito e as tarefas do dia seguinte podem impedir de tirar a mente do trabalho. 

Mas ter hobbies ou estabelecer rotinas de cuidado podem ajudar nesse sentido, e proporcionar algumas horas de descanso antes de ter uma boa noite de sono. Dedicar tempo à vida pessoal, inclusive, ajuda no trabalho. 

Manter um equilíbrio entre pessoal e profissional oferece mais clareza nos objetivos de vida, e permite compreender como cada aspecto influencia no outro. O trabalho costuma oferecer a compensação financeira que permite que as pessoas realizem sonhos pessoais, como viajar para um destino desejado, comprar uma casa ou formar uma família. 

Mas só se dedicar à carreira, sem deixar espaço para momentos de lazer e relaxamento, acabam por manter a mente sempre cheia, gerando estresse excessivo, e pode levar a problemas mais graves, como a Síndrome de Burnout

O que fazer após um dia cansativo?

São poucos os trabalhos atuais que não exigem que as pessoas passem muitas horas na frente da tela do computador. Além disso, os celulares são presença constante em nossas vidas, o que faz com que seja difícil de conectar.

Assim, mesmo quando achamos que estamos relaxando deitados na cama vendo o feed das redes sociais, esse não é necessariamente o caso. 

Veja outras formas de descansar após um dia cansativo de trabalho:

Fique offline

A primeira sugestão é deixar o celular de lado, nem que seja por uma hora. Além de não olhar mensagens de trabalho e e-mails, o ideal é ignorar o aparelho por completo, e tentar se conectar com o presente, seja ao assistir um filme, cozinhar ou ouvir música. Para os pais, pode ser um momento de brincar com os filhos, e mesmo para quem mora sozinho, pode aproveitar esse tempo lendo um livro. 

Faça algo que traz felicidade

Muitas pessoas se sentem melhor após uma série de treinos na academia. Outros veem o preparo de uma refeição como uma espécie de terapia. Seja qual for a atividade que te anima e traz alegria, dedique-se a ela. Dependendo do que for, é possível incluir na rotina, e assim terá sempre esse momento de lazer para esperar no final do dia. 

Em outros casos pode não ser viável fazer isso todos os dias, como ir ao cinema, mas se permita fazer algo, mesmo que não esteja nos planos. 

Medite 

Embora nem todos se adaptem à meditação, a verdade é que essa é uma maneira de relaxar. O propósito da prática é justamente livrar a mente de qualquer pensamento e focar no presente. Portanto, é uma maneira eficiente de, aos poucos, deixar as perturbações do dia para trás e finalmente relaxar. 

Deixe o ambiente confortável

Dentro do que for possível no lar de cada um, tente criar um ambiente calmo. Aposte em iluminações indiretas, como luz amarela e abajures, acenda uma vela ou um incenso com um aroma de seu gosto. Ouça seu disco favorito ou busque sons relaxantes como da mata ou do mar. 

Coma bem

A rotina intensa nem sempre permite se alimentar adequadamente, mas é importante se atentar às refeições, até mesmo para ter energia para continuar trabalhando. Portanto, não deixe de planejar sua alimentação e aposte em um prato que gosta, mas lembrando de incluir os nutrientes necessários para a saúde.

Tenha uma boa noite de sono

É fácil chegar esgotado em casa e se jogar no sofá para descontrair. Mas, assim como acontece com o celular, é possível passar horas assim, e de repente, já passou da hora de dormir. Assim, o sono fica comprometido e, dormindo menos do que o necessário, já acordará cansado no dia seguinte. 

Embora a média geral para uma boa noite de sono seja de oito horas, esse número não é o mesmo para todos. Entenda seu corpo e seus processos, e tente estabelecer uma hora adequada para dormir, bem como uma rotina de relaxamento para se deitar. 

Busque formas de ocupar a mente

Uma forma de tirar a mente do dia estressante é focar em outra coisa. Ao aprender algo novo, precisamos nos concentrar no que estamos absorvendo e acabamos deixando de lado as preocupações com o trabalho. 

Isso funciona não só com a leitura, mas também aprendendo novos hobbies, como pintura, um novo idioma ou cursos livres. Além disso, pode ser uma ótima oportunidade para começar uma sonhada especialização. 

Com a pós em 6 meses,  será possível se dedicar aos estudos ao sair do trabalho e focar no desenvolvimento profissional ao aprender novas habilidades. 

Aproveite as horas que tem em casa depois de um dia cansativo de trabalho para focar em seus interesses pessoais e foque em relaxar a mente. Sozinho, com a família ou os amigos, curta o momento da forma que se sente melhor para estar revigorado no dia seguinte.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades