Ir para o conteúdo
Você na Pós

O que é um TCC na pós-graduação EAD? Saiba tudo aqui!

o que é um TCC na pós-graduação

A especialização é uma oportunidade única para se tornar um profissional ainda melhor. Contudo, você sabia que é possível deixar essa experiência ainda mais completa, com um Trabalho de Conclusão de Curso? Para isso, você precisa entender o que é um TCC na pós-graduação a distância e descobrir tudo sobre essa etapa.

Então, está pronto para aprender mais sobre essa possibilidade? Confira abaixo tudo sobre ela e entenda como o TCC vai deixar o seu currículo ainda mais robusto.

O que é um TCC na pós-graduação?

Você deve ter lembranças de desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso na sua graduação, certo? Nessa etapa do ensino superior, o TCC é uma etapa obrigatória. Todavia, isso não acontece na pós-graduação lato sensu.

Ao cursar especializações e MBAs, você não precisará entregar um trabalho final para concluir a etapa. Porém, apesar de não ser exigido pelo MEC, ele ainda é uma opção interessante e uma possibilidade estratégica para o seu desenvolvimento profissional.

Em nossas instituições, os alunos da pós podem contratar o TCC como um recurso extra. Ele é opcional para todos os cursos, fazendo com que você escolha se deseja ou não passar por essa fase da pós-graduação.

Dessa maneira, você terá a oportunidade de “fechar com chave de ouro” a sua especialização, desenvolvendo um trabalho científico robusto para consolidar os seus conhecimentos, mostrar o que aprendeu e deixar a sua pós ainda mais específica.

Como ele funciona? Qual é o formato do projeto?

Agora que você já sabe o que é o TCC na pós EAD, talvez você esteja se questionando como é a dinâmica desse processo. 

Para que tudo ocorra bem e você aproveite ao máximo essa etapa, nossas instituições contam com uma estrutura robusta para o Trabalho de Conclusão de Curso. Após a contratação do serviço pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA, que pode ser feita até 60 dias antes do fim do curso, você terá acesso à aba “TCC Optativo”.

Assim, você poderá encontrar o “Guia TCC”, com templates para os documentos do seu projeto, o Cronograma de Orientação, locais para envio dos documentos e do projeto final, que será um artigo científico. 

Ele será desenvolvido em três etapas, com envio do pré-projeto, entrega do artigo estruturado e finalização do artigo final. Sem defesa oral em banca, e sempre contando com o apoio de um tutor orientador.

Terei um tutor orientador no processo?

Falando nisso, a sua orientação poderá ter 60 dias de duração e será realizada por um dos tutores de nossas instituições. Especialista na sua área de atuação, o seu orientador vai “acompanhar cada etapa do trabalho e apontar aspectos de aprimoramento para que o aluno possa exteriorizar as suas potencialidades”, conforme explica Luana Michelle da Silva Godoy, tutora de Direito e mestra em Direito Negocial.

Dessa maneira, ele pode ser comparado com uma “bússola de direcionamento”, nas palavras de Luana, fazendo com que a jornada seja de “constante aprimoramento e aprendizado.”

Por isso, ele estará presente em todas as etapas, desde o auxílio na escolha do tema, passando pela formulação do problema de pesquisa, a definição da teoria, a metodologia e os procedimentos, até a sugestão de leituras, como aponta Aline Gomes da Silva, tutora da área de Educação, doutora e mestra em Educação e mestra em Ciências Sociais.

Sendo assim, como destaca Fernanda Novi, tutora da área da Saúde, Biomédica e doutora em Fisiologia Humana, o acompanhamento do tutor é progressivo, ajudando para que o aluno “desenvolva o pensamento crítico, além de orientá-lo para o cumprimento de prazos pré-estabelecidos.”

Como aproveitar ao máximo essa etapa?

Inclusive, falar em prazos também é falar sobre maneiras de aproveitar ao máximo esse momento, sem tornar o TCC uma espécie de peso na sua pós-graduação e rotina. Para te ajudar com isso, contamos com os conselhos e dicas de nossas tutoras e orientadoras, conforme você vai conferir agora.

1 – Defina um tema do seu interesse

Em primeiro lugar, como destaca Luana, vale a pena escolher um tema que seja do seu interesse pessoal. Assim, o processo do TCC vai “se tornar algo prazeroso”, que faz sentido para você, seus objetivos e a sua carreira. Afinal de contas, você já estará cursando uma pós que é do seu interesse. Então, faz sentido que seu tema seja o que você mais goste.

2 – Tenha metas e objetivos claros e alcançáveis

Outro ponto importante levantado por Luana é “estabelecer objetivos claros e metas alcançáveis.” Tendo em vista os prazos do cronograma e o tempo de orientação, você precisa criar um plano de trabalho específico para conseguir aproveitar o momento, se dedicando em períodos específicos e não deixando atividades acumularem.

Aline também ressalta esse tópico, destacando que decidir o seu tema com antecedência e organizar um cronograma é fundamental para “desfrutar com mais qualidade cada etapa da pesquisa.” Assim, o TCC será um projeto interessante e animador, e não apenas mais uma tarefa na sua agenda.

3 – Seja organizado com os prazos

Falando em prazos, manter a organização para cumpri-los é fundamental, fazendo com que “o aluno não se sobrecarregue com as atividades e, também, sem procrastinar”, como lembra Aline.

Quando você distribui as tarefas e coloca todas elas em prática de modo equilibrado, você evitar atrasos, situações de estresse e ansiedade, que podem “prejudicar o processo de construção do conhecimento posto que prejudicam a cognição, a capacidade crítica e analítica e a própria habilidade de autorregulação da aprendizagem e gerenciamento de rotina.”

4 – Tenha uma postura proativa e de seriedade

Como ressalta Fernanda, ter proatividade vai fazer toda a diferença no processo. Isso vai te ajudar a ter os melhores resultados, bem como a aproveitar a trajetória de forma ativa, absorvendo o máximo de experiência e conhecimento.

Além disso, Luana lembra que a seriedade é um ponto central do TCC. “É importante encarar cada etapa com seriedade para que seja alcançado o resultado almejado”, diz.

5 – Aproveite os momentos de orientação

Isso inclui aproveitar ao máximo os momentos de orientação. Os tutores orientadores já passaram por esse momento e, sendo especialistas, estão ali para te ajudar a entregar o melhor TCC possível.

Então, não deixe essa oportunidade passar e conte com esses profissionais para finalizar a sua pós EAD da melhor maneira possível.

6 – Não busque a perfeição

Por fim, Luana ressalta que não vale a pena “se preocupar em fazer tudo perfeitamente.” A busca pela perfeição pode ser prejudicial ao processo, causando uma trava indesejada, que não corresponde com os objetivos de fazer uma pesquisa científica.

Apesar de ser necessário aprimorar o trabalho e fazer ajustes no meio do caminho, a mestra em Direito Negocial destaca que “escrever é um trabalho artesanal equiparado à olaria, em que a cerâmica é moldada conforme a execução.”

Gostou de descobrir o que é um TCC na pós-graduação? Então não perca tempo e escolha agora mesmo o seu curso de pós-graduação EAD. Assim, você terá a oportunidade de desenvolver um trabalho científico e deixar sua experiência na especialização ainda mais completa.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades