A leitura é um hábito saudável que ajuda a estimular o sistema cognitivo e promove o desenvolvimento do vocabulário. Para quem não consegue ter uma leitura constante diária, recomenda-se que comece com 10 minutos e vá aumentando progressivamente até se sentir confortável. Ler bons livros é uma ótima forma de desenvolver novas soft skills, muitas vezes com exemplos práticos e já testados anteriormente.
O termo em inglês soft skill representa todas as habilidades que podem ser desenvolvidas por uma pessoa no que diz respeito ao seu comportamento social, como uma boa comunicação, flexibilidade, liderança, poder de negociação e empatia. Apesar de algumas pessoas já possuírem essas características naturalmente, é possível condicionar o cérebro para melhorá-las com dicas simples e, ao mesmo tempo, eficazes.
5 livros para desenvolver novas soft skills
Existem muitos autores que compartilham dicas de como melhorar cada uma das habilidades por meio de atividades simples, práticas diárias e estudos constantes. As soft skill são encontradas em pessoas com grande sucesso profissional e cargos de liderança e, portanto, podem ser aprendidas. Confira uma lista com alguns livros renomados com estudos aprofundados sobre o tema e que podem te ajudar nessa jornada.1 – O poder do Hábito (Charles Duhigg)
O best seller traz uma análise após décadas de observação sobre como a inserção de um novo hábito é capaz de moldar a rotina e trazer novidades boas e não tão boas à nossa vida. Construir e moldar novos hábitos não é uma tarefa fácil e, nessa obra, Duhigg fala sobre hábitos mestres, capazes de desencadear uma série de reações na nossa mente e que podem ajudar uma pessoa a se organizar melhor.2 – Comunicação não-violenta (Marshall Rosebnerg)
Você já teve algum problema no trabalho por não ter entendido uma mensagem corretamente? Ou por ter passado uma informação que a outra pessoa não entendeu? Esse é o tema desse livro, que explica sobre ruídos, mal-entendidos e falar sem pensar. A obra também aborda como as discussões e confusões podem deixar o nosso dia a dia mais pesado, prejudicar o desempenho profissional e afetar o psicológico de maneira a desestimular a produção.Leia também: Comunicação não-violenta: o que é e como colocá-la em prática