Toda organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, precisa de um líder para orientar e motivar seu time. A presença desse profissional é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio. Mas nem todos os chefes têm espírito de liderança, o que acaba impactando de forma negativa na produtividade das equipes e nos resultados dos projetos.
Conheça agora as dez características básicas que fazem parte do perfil de um bom líder.
1. Ter empatia
É saber se colocar no lugar do outro. Um bom líder procura perceber e entender as características pessoais dos integrantes de seu time. Essa capacidade influencia a descoberta de novas habilidades, muitas vezes não percebidas nos talentos da equipe.
2. Habilidade para lidar com profissionais diferentes
Um líder eficiente sabe que uma organização é um lugar multifacetado. Ele terá que lidar com inúmeros tipos de pessoas, cada uma delas com características e percepções diferentes. É preciso saber acolher cada indivíduo.
3. Saber ouvir e orientar
Estar apto para ouvir e atender aos chamados dos funcionários é algo básico de um líder. É uma maneira de aumentar a confiança e estreitar os laços hierárquicos, além de perceber mudanças necessárias e fazer o melhor direcionamento delas.
4. Motivar a equipe
O estímulo é fundamental para que a equipe alcance as metas estipuladas pela gestão. Logo, sendo um profissional compromissado e que sabe promover essa qualidade nas outras pessoas, a chance de todos alcançarem o sucesso é bem maior.
5. Delegar tarefas
Neste caso, não basta delegar atividades, mas saber como fazer isso de acordo com o perfil e condições de cada funcionário. Por isso, é importante conhecer a equipe a fim de identificar as habilidades que se encaixam nas tarefas a serem cumpridas.
6. Bom exemplo para o time
O líder é aquele que vai servir de modelo para os demais funcionários. Sendo assim, ele precisa praticar aquilo que exige da sua equipe. Não é interessante que ele imponha regras e seja o primeiro a descumpri-las, por exemplo.
7. Ser flexível
O líder se diferencia de um simples chefe também no aspecto flexibilidade. Ele sabe que ocupa uma posição de destaque e que gerencia diversas pessoas. Por esse motivo, deve ter em mente que vez ou outra deverá mudar de opinião, saber ouvir, aceitar novas ideias e ser maleável.
8. Estar atualizado
Estar sempre atualizado é fundamental para qualquer profissional e o líder não deve ficar de fora. É importante fazer novos cursos, aperfeiçoar ou aprender um novo idioma, saber usar diferentes tecnologias e o que mais for importante para sua organização.
9. Ser humilde e reconhecer falhas
Apesar de ocupar uma posição de destaque, o líder é um ser humano e tem defeitos como qualquer outro. Saber reconhecer essas falhas é fundamental para ganhar confiança e respeito junto à equipe que coordena.
10. Excelente estrategista
O líder ideal é aquele que conhece muito bem quais caminhos seguir para alcançar o sucesso que a organização necessita e deseja. Ele entende que depende da ajuda da equipe, mas a direção é ele quem deve dar aos seus colaboradores. Por isso, é preciso ser inovador, ter visão de futuro e saber o que quer.
O líder precisa adquirir o respeito da equipe e não ser temido por ela. Tanto os aspectos profissionais quanto os pessoais influenciarão nessa percepção por parte dos funcionários.
Muitas habilidades do líder são natas, ou seja, fazem parte da personalidade da pessoa. Outras, no entanto, podem ser aprendidas ao longo da vida e com experiências no mercado de trabalho. Assim, tanto o chefe quanto os seus liderados têm a chance de se desenvolverem juntos, trabalhando de mãos dadas para obterem melhores resultados para a organização e para si próprios.
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