Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

DIA DO FARMACÊUTICO: CONHEÇA O MERCADO DE TRABALHO DESTA PROFISSÃO

Hoje, dia 20 de janeiro, é comemorado o Dia do Farmacêutico. Em meio a um período de pandemia, no qual a saúde se tornou o tema central das discussões mundo afora, abordar essa profissão tão fundamental para a vida de todos é muito mais do que apenas lembrar o seu dia. É, também, uma forma de inspirar e trazer mais informações para aqueles que desejam atuar como profissionais farmacêuticos.

Como em muitas outras profissões, existem muitas dúvidas sobre Farmácia. Perguntas a respeito de seu mercado de trabalho, áreas de atuação e especialização são comuns entre os interessados.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A seguir, vamos abordar os principais aspectos acerca da carreira farmacêutica. Continue a leitura para ficar por dentro de tudo o que precisa saber e, ainda, conhecer as oportunidades de Pós-Graduação em Farmácia disponíveis no Portal Pós. Vamos lá? 

FARMACÊUTICO: A PROFISSÃO É REGULAMENTADA?

Sim, a profissão farmacêutica é regulamentada desde a década de 1960, com a criação do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e dos Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs), distribuídos pelos estados da federação.

A regulamentação é fundamental para o exercício da profissão, visto que estabelece as diretrizes de formação e atuação do farmacêutico, além de garantir seus direitos trabalhistas. Para atuar na área da Farmácia, é necessário, além do diploma de graduação, obter registro junto a um CRF.

GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA: CONHEÇA AS PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO

Ainda que o nome da graduação seja Farmácia, a atuação do farmacêutico vai muito além das farmácias e drogarias. Desta forma, a carreira na área de Farmácia é promissora e ampla, possibilitando a seus profissionais diferentes frentes de atuação, como na área da saúde e na indústria farmacêutica.

As principais áreas de atuação, além das farmácias e drogarias são: Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar, Farmácia de Manipulação, Indústria (Farmacêutica, Cosmética e Alimentar) e Acadêmica – esta última, na pesquisa e docência universitária.

A PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA É IMPORTANTE PARA A CARREIRA DE UM FARMACÊUTICO?

A graduação oferece aos farmacêuticos uma formação generalista, o que garante uma boa amplitude de atuação no mercado de trabalho. No entanto, para se tornar um profissional especialista em uma das tantas áreas da Farmácia, é necessário dar continuidade nos estudos.

A Pós-Graduação e o MBA estão entre as formas de especialização mais buscadas por profissionais e recém-formados da Farmácia. Com elas, além de atualizar e expandir os conhecimentos obtidos durante a graduação, você também aumenta as chances de conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.

O Portal Pós conta com diversas opções de Pós-Graduação e MBA para os formados em Farmácia, como  Administração Hospitalar, Gestão de Pessoas e Auditoria em Saúde. Para conhecer todas as possibilidades, confira também o site do Portal Pós.

Gostou de conhecer mais a respeito da profissão farmacêutica e das possibilidades de Pós-Graduação em Farmácia. Aqui no Blog Portal Pós você sempre encontra informações para te ajudar em sua carreira profissional. Confira os nossos conteúdos e aproveite!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades