Não é novidade para ninguém que o mundo profissional, em algumas áreas, está ficando cada vez menor e, por isso, as pessoas precisam ficar cada dia mais conectadas. Para fazer networking, o uso das redes sociais pode ser uma boa saída.
Ter uma rede de contatos é uma forma muito importante de fazer negócios e conseguir impulsionar ainda mais a sua vida profissional. Se você empreende ou não, é muito importante estar em contato com outros profissionais da sua área de atuação e que, em algum momento, possam te ajudar — e vice e versa.
O que é networking?
Fazer networking é uma habilidade para desenvolver sua rede de contatos e é algo essencial para qualquer carreira. Ao contrário do que muitos acham, o networking não está ligado a nenhuma área específica e você pode ter profissionais das mais diversas áreas nessa sua rede de contatos.
É no networking que você consegue conhecer pessoas importantes e que, possivelmente, vão te ajudar a desenvolver seu lado pessoal e profissional. Por isso, esteja sempre aberto a conhecer as mais diversas áreas da empresa em que você trabalha.
Qual a importância do networking?
A necessidade de investir em networking aparece em períodos diferentes para cada profissional e aos poucos vai ficando mais nítida essa necessidade. Essa rede de contatos faz com que você tenha contato sempre com os mais distintos profissionais.
Conseguir fazer networking é algo que todo profissional precisa desenvolver e colocar em prática, pois é essa rede de contatos que poderá ajudá-lo no futuro — além de uma troca constante de conhecimentos.
6 dicas para fazer networking
Relacionar-se com outras pessoas faz parte da natureza humana, mas nem todos são capazes de usar a rede de contatos para atingir os objetivos profissionais e pessoais. Mas, antes de começar a fazer networking é importante entender que o resultado dessa rede não vai acontecer do dia pra noite e que leva tempo para que essa relação se fortaleça.
Veja abaixo 6 dicas para te ajudar a fazer um networking precioso:
1 – Liste os contatos pessoais e profissionais que você já tem
Vivemos num período de redes sociais e, assim, é fácil ter uma sensação de proximidade com quem seguimos. Sabe aquele ex-colega de trabalho que só acompanhamos virtualmente curtindo fotos? Então, tente retomar o contato com ele e se aproximar de pessoas com quem já teve afinidade. Essa é uma forma de descobrir novos interesses profissionais em comum.
2 – Qualidade vs. Quantidade
Um dos primeiros pensamentos das pessoas que ouvem falar em networking é que só funciona se conhecer muitas pessoas, mas, na verdade, não é bem assim. Nesse quesito a qualidade dos seus contatos é melhor que a quantidade deles. Ou seja, é melhor ter um grupo pequeno e ativo de profissionais que interagem com você do que diversas pessoas que você não conversa quase nunca. Dessa forma, seu networking fica mais efetivo e tem mais chances de funcionar.
3 – Tenha contatos relevantes
Um networking que funciona é aquele que tem interação e, quanto mais ativa for essa rede, maiores as chances de você alcançar o objetivo que sempre sonhou. Ou seja, isso pode acontecer mais facilmente se houver um contato constante com pessoas relevantes no seu meio profissional.
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4 – Saiba como iniciar esse contato
A maior dúvida ao começar uma rede de contatos é como conseguir fazer essa aproximação de forma correta. Por isso, é importante entender o perfil de cada pessoa que você tem vontade de captar para a sua rede. Aproveite os eventos para fazer perguntas e se apresentar, como em palestras. Lembre-se sempre: não é possível fazer networking se você ficar escondido. Outra forma é usar as redes sociais, como Facebook e LinkedIn, para conseguir se conectar com cada vez mais pessoas da sua área de atuação.
5 – Siga atualizado para ser referência em sua área de atuação
Atualizar seus conhecimentos e se especializar na sua área de atuação é uma forma muito eficiente de fazer networking ainda mais amplo e eficaz. Ao acompanhar as novidades da sua área, você vai perceber que a todo instante chegam novidades e há coisas novas para discutir. Isso não só mostra a sua capacidade de manter sua rede de contato ativa, como também se tornar autoridade no assunto e ter mais reconhecimento.
6 – Compartilhe sua experiência com sua rede de contatos
Se a sua rede de contatos pode te ajudar a dar o próximo passo na sua vida profissional, você também pode fazer a diferença para os outros ao compartilhar suas experiências. Seja presente e mantenha-se informado sobre a sua área de atuação. Desta forma, você será uma peça indispensável para essa rede.
Para fortalecer ainda mais sua rede, busque por cursos e especializações. Inclusive, há diversas instituições que oferecem desconto em pós-graduação EAD. Fazer o networking funcionar e ser eficaz para ambos os lados é muito importante. Isso só acontece quando entendemos que o networking é um relacionamento de interesse mútuo e que todos saem ganhando.
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