Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Dicas para procurar Emprego

Dicas para procurar emprego

Quando pensamos em procurar um emprego, logo atualizamos nosso currículo e começamos a distribuí-lo para várias vagas e organizações. Mas, isso pode custar toda nossa energia e não gerar os resultados esperados. Então, o que fazer? Elencamos aqui os principais passos para você conseguir ter êxito na sua busca pela vaga dos sonhos.

Passo 1: Entenda qual é o seu perfil

Ao procurar um emprego é fundamental que você entenda qual é o seu perfil. Isso significa que você precisa conseguir dizer quais são seus interesses, competências, talentos e preferências. É a partir desses aspectos que você começa a delimitar quais oportunidades de emprego fazem mais ou menos sentido para você, além de conseguir se apresentar com mais maturidade para o recrutador. Invista seu tempo e energia em vagas que tem a ver com você!

Passo 2: Entenda qual tipo de empresa e de vaga você busca

Se você quer o emprego dos sonhos, você precisa saber qual é o seu sonho. Por isso, é fundamental mapear quais organizações podem te oferecer o que deseja. Pesquise por cerca de quinze organizações que tenham cargos ou funções compatíveis com seu perfil, que atuem em uma área, setor ou nicho pelo qual tenha real interesse, e avalie a compatibilidade de seus valores pessoais com os valores, missão e visão declaradas pelas organizações. A partir disso, será muito mais fácil ocupar a vaga ideal.

Passo 3: Crie um currículo de impacto

Um erro clássico que muitas pessoas ainda cometem é elaborar um currículo padrão, que sirva para qualquer tipo de vaga ou empresas. Mais efetivo é você selecionar as informações mais importantes para determinada vaga e valorizar projetos ou atividades que tenham maior compatibilidade com a atuação da organização. Essas adaptações deixam seu currículo mais atrativo para os recrutadores. Além disso, mantenha seu currículo em constante atualização com cursos, eventos, etc.

Passo 4: Mantenha-se conectado

Ainda mais importante que acompanhar as redes sociais das organizações que estão na sua mira e os sites de vagas para descobrir oportunidades em aberto, é manter sua rede de contatos ativa. Informar que está buscando novas oportunidades e que tem preferência por determinadas organizações e cargos pode facilitar que as pessoas a seu redor se lembrem de você quando virem algo que corresponda a suas expectativas. Muitas vezes as empresas não divulgam suas oportunidades tão abertamente e, por isso, ter contatos dentro dela que possam te alertar sobre as oportunidades que surgem pode fazer toda a diferença.

Seguindo esses passos sua busca pelo emprego ideal será muito mais efetiva. Não deixe também de manter seu perfil nas redes sociais (especialmente no LinkedIn) atualizado e coerente com seu currículo. Cada vez mais organizações utilizam a internet na busca por talentos. Então, deixe o seu talento sempre à vista.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades