Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

6 dicas para ser mais produtivo no trabalho

dicas para ser mais produtivo no trabalho

Em alguns momentos, é comum sentir que o rendimento, diante das tarefas, não está como gostaríamos. Por isso, constantemente buscamos dicas para ser mais produtivo no trabalho e potencializar nossa performance.                                    

Talvez nem todas se encaixem nas necessidades para aumentar a produtividade, mas trazem reflexões que podem ser úteis para analisar em quais aspectos precisamos melhorar para fazer o trabalho render mais. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Algumas vezes, você pode estar pecando na gestão de tempo, outras não conseguindo focar como deveria nas suas atividades. Cabe ao profissional pensar como ele pode melhorar e colocar em prática as dicas que mais se encaixam na sua necessidade.

Confira a seguir algumas sugestões para aumentar sua produtividade!

Como render melhor: 6 dicas para ser mais produtivo no trabalho

1 – Faça pequenas pausas durante o expediente

Especialistas indicam que fazer pequenas pausas entre as atividades durante o expediente ajuda a descansar a mente e aumentar o foco do profissional, melhorando, assim, sua produtividade e disposição.

A cada 1 hora e meia de trabalho, tire entre 10 a 15 minutos para descansar realizando outras atividades, como tomar um café, fazer alongamentos para relaxar seus músculos ou fazer uma rápida caminhada pelo seu local de trabalho. 

Porém, evite fazer coisas que possam te distrair, tirando seu foco do trabalho, como mexer no celular, assistir vídeos ou visitar suas redes sociais. Isso apenas incentiva sua procrastinação e faz sua produtividade diminuir ainda mais.

2 – Organize seu tempo  

Você vai render muito mais se organizar suas atividades e ter em mente qual será seu cronograma do dia. 

Organize pequenas metas diárias para serem cumpridas. Dessa forma, você sempre terá uma programação a seguir para concluir seus objetivos diários. 

Se houver uma grande meta a ser atingida, dissolva ela em tarefas menores, para você visualizar seu caminho até concluí-la de forma mais simples. 

As atividades podem ser organizadas de diversas maneiras, e cabe a você decidir qual é o método que melhor se encaixa no seu perfil profissional. 

Pode começar das tarefas mais simples até as mais complexas, ou das que possuem prazos mais curtos até as mais demoradas. O mais importante é que você opte pela organização que melhor se adeque ao seu estilo de produção. 

3 – Cuide da sua saúde

Para ser produtivo, é preciso estar saudável tanto de saúde física quanto mental, pois você precisa estar bem para trabalhar bem. 

Tenha uma boa alimentação, se hidrate todos os dias e mantenha hábitos saudáveis para estar sempre bem disposto e conseguir produzir no seu máximo potencial. Você não conseguirá se dedicar como deveria se não estiver plenamente bem de saúde. 

O mesmo se aplica à saúde mental. Tenha uma relação saudável com o seu trabalho, respeitando suas horas de descanso e usando suas folgas para exercer outras atividades que te façam relaxar. 

banner do e-book que aborda gestão de tempo e produtividade

4 – Seja inovador

Muitas vezes, adotar uma estratégia diferente da utilizada por você usualmente pode servir de incentivo para você enfrentar os desafios e aumentar sua produtividade, estimulado pela nova forma de desenvolver sua função. 

A criatividade é a melhor aliada da produtividade. Fazer coisas novas vai te motivar a continuar buscando seus resultados e alcançar novos patamares, o que será muito bom para a sua carreira. 

5 – Tenha espírito de liderança

Ao notar que uma tarefa não foi executada, mas que está ao seu alcance para desenvolvê-la, conclua a atividade sem ficar esperando que outra pessoa o faça. Essa proatividade vai te ajudar a aumentar sua produtividade. 

Isso porque, quanto mais você se mantém ativo e ocupa seu dia com diversas tarefas, mais disposto você estará para trabalhar. Se evitar fazer as atividades, maior será a chance de ficar ocioso e procrastinar. 

Além disso, ter espírito de liderança e tomar a frente dos projetos na empresa, demonstrando interesse em chegar ao sucesso, será benéfico para a sua carreira, pois sua liderança verá em você um profissional disposto a produzir e comprometido com o trabalho. Um ponto positivo para a sua carreira. 

6 – Não se sobrecarregue 

Ser multitarefa é uma característica que destaca um profissional no mercado de trabalho, mas se você perceber que desempenhar diversas funções ao mesmo tempo está te desgastando, repense a forma como você está gerindo sua rotina. 

O desgaste mental prejudica sua produtividade, pois diminui seu foco no trabalho e afeta sua disposição em produzir. Sempre que se sentir sobrecarregado, converse com suas lideranças e busque uma solução que seja satisfatória para ambos os lados. 

Não é benéfico para a empresa ter colaboradores desmotivados e estafados. Logo, você receberá todo o suporte necessário para ficar devidamente recuperado. Agora, além de dicas para ser mais produtivo no trabalho, veja como manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades