Ir para o conteúdo
Você na Pós

Por que um curso de especialização vai transformar sua carreira?

curso de especialização

Uma das principais dúvidas de boa parte dos profissionais recém-formados é em relação à viabilidade ou não de investir em um curso de especialização

Além de demandar mais recursos financeiros, um curso de especialização ainda requer tempo, esforço e paciência durante, no mínimo, seis meses.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Entretanto, em um mercado de trabalho que segue evoluindo a cada dia, abrir mão da chance de se tornar um especialista em alguma área pode acabar se tornando um verdadeiro problema para a sua carreira!

Venha conosco entender a importância do estudo superior no mercado de trabalho atual e como uma pós-graduação pode mudar sua carreira.

Confira!

O que é um curso de especialização

Compreendido entre os cursos superiores Lato Sensu, o curso de especialização é ideal para quem deseja aprofundar-se em uma área, sem deixar o mundo profissional de lado.

Ou seja, tais especializações tendem a ser voltadas a egressos da graduação ou a profissionais que decidiram turbinar o currículo para o mercado de trabalho.

Fundamental para quem deseja tornar-se especialista em uma área sem gastar muito tempo, uma especialização costuma chamar bastante a atenção de recrutadores durante entrevistas e processos seletivos.

Afinal, ter concluído uma etapa de estudos posteriores a fim de entender melhor uma área de atuação não só demonstra garra, como, também, determinação e confiança.

As instituições de ensino que estão autorizadas a ministrar cursos de especialização, são, atualmente, regulamentadas pelo MEC.

Vale a pena fazer uma especialização?

Apesar de ser um processo que demanda tempo, esforço e determinação, um curso de especialização pode ser o que separa um candidato bom de um candidato ideal.

Por conta da saturação que o mercado vem sofrendo nos últimos anos, possuir apenas um diploma de graduação já não faz tanta diferença assim.

Afinal, as indústrias estão em constante evolução e mudando suas demandas a cada dia.

Ou seja, para conseguir acompanhar o passo do mercado, é necessário possuir todas as ferramentas certas para estar à frente de seus competidores.

Confira abaixo 5 razões pelas quais um curso de especialização vai transformar sua carreira profissional!

1 – Capacidade de tornar-se um especialista

Uma das principais razões pelas quais os recrutadores buscam um candidato com curso de especialização é por conta de seu conhecimento de especialista.

Afinal, demonstrar um entendimento profundo e complexo em relação a um tema específico demonstra credibilidade e experiência.

E alguém que possua essas qualidades, definitivamente, é alguém que a maioria dos gestores e supervisores querem em seus times!

2 – Ampliação da rede de networking

Durante um curso de especialização, é normal conhecer inúmeros outros profissionais que também estão em busca dos mesmos objetivos de carreira.

Por conta disso, é muito mais fácil fazer conexões duradouras, ampliando o círculo de networking e transformando conversas casuais em possíveis oportunidades futuras.

3 – Possibilidade de ganhar maiores salários

Um dos principais efeitos colaterais após realizar um curso de especialização é o aumento significativo dos salários. Uma pesquisa do Instituto Semesp, por exemplo, indica que profissionais com pós-graduação ganham até 150% mais do que aqueles que possuem apenas a graduação.

Ao concluir uma especialização, é comum que a área de atuação se torne cada vez mais específica, aumentando a demanda de mão de obra especializada e, consequentemente, oferecendo melhores remunerações.

4 – Oportunidade de crescer na área

Além de conseguir ganhar melhores salários, o profissional que decide investir em uma especialização ainda tem a chance de avançar no mercado de trabalho.

Dependendo da área de atuação, uma graduação já não é suficiente para garantir um plano de carreira, prejudicando a mobilidade profissional dentro de uma empresa ou nicho.

Por conta disso, iniciar uma especialização é essencial não só para se destacar em relação aos outros candidatos, mas, também, garantir a possibilidade de crescer na área de atuação.

5 – Desenvolvimento do perfil profissional e de soft skills

Além dos impactos diretos à carreira profissional, uma especialização também é capaz de desenvolver o perfil profissional de um estudante e auxiliá-lo na lapidação de suas soft skills.

Afinal, a experiência de estar frente a frente com novos conhecimentos e com a possibilidade de aprender inúmeras habilidades e competências é essencial para o crescimento pessoal!

Faça o seu curso de especialização na Pitágoras!

Eleve seus conhecimentos técnicos e industriais a outro nível com a pós-graduação em Engenharia da Pitágoras ou em outras áreas do conhecimento.

Com duração de 6 ou 10 meses, os cursos de pós-graduação EAD oferecem a flexibilidade e a acessibilidade que você busca.

Além disso, os cursos foram elaborados por especialistas na área, garantindo a qualidade do ensino durante todo o processo de aprendizagem.

Transforme sua carreira hoje e não perca a chance de se especializar em uma área que não para de crescer no mercado atual!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades